SANAA projeta expansão da Galeria de Arte de New South Wales em Sydney

O escritório japonês SANAA projetou o anexo da Galeria de Arte de New South Wales (AGNSW) em Sydney. Primeira obra do escritório na Austrália, o projeto visa transformar um dos principais museus de arte da região, conectando-o a um jardim público com vista para o porto. Com uma natureza diáfana e iluminada, o novo edifício foi concebido para contrastar com o antigo, uma construção neoclássica do século XIX.

SANAA projeta expansão da Galeria de Arte de New South Wales em Sydney - Imagem 2 de 6SANAA projeta expansão da Galeria de Arte de New South Wales em Sydney - Imagem 3 de 6SANAA projeta expansão da Galeria de Arte de New South Wales em Sydney - Imagem 4 de 6SANAA projeta expansão da Galeria de Arte de New South Wales em Sydney - Imagem 5 de 6SANAA projeta expansão da Galeria de Arte de New South Wales em Sydney - Mais Imagens+ 1

SANAA projeta expansão da Galeria de Arte de New South Wales em Sydney - Imagem 3 de 6
Cortesia de Art Gallery of New South Wales, 2018

Integrado ao Sydney Modern Project, o projeto de 344 milhões de dólares australianos inclui busca ressaltar a arte aborígene e das ilhas do Estreito de Torres, além de revitalizar o edifício existente da antiga Galeria. Dobrando a área de exposições, o novo edifício responde à topografia com uma série de pavilhões que se organizam em níveis.

SANAA projeta expansão da Galeria de Arte de New South Wales em Sydney - Imagem 2 de 6
Cortesia de Art Gallery of New South Wales, 2018

O projeto prevê galerias especificamente desenhadas para acomodar obras do século XXI. Trabalhos de artistas indígenas farão parte da entrada do edifício, em uma galeria exclusiva. O novo edifício ocupará também um vasto espaço subterrâneo, utilizado durante a Segunda Guerra Mundial para armazenar combustível, que receberá obras de grande escala. 

SANAA projeta expansão da Galeria de Arte de New South Wales em Sydney - Imagem 4 de 6
Cortesia de Art Gallery of New South Wales, 2018

Kazuyo Sejima, co-fundadora do SANAA, comentou:

Foi uma honra projetar um edifício público tão importante para Sydney em parceria com Michael Brand e sua equipe. Esperamos que o Sydney Modern Project seja um lugar especial para os visitantes, onde eles possam experienciar as qualidades da arte e das boas ideias neste cenário singular. Este é nosso primeiro edifício na Austrália e estamos muito felizes em saber que será realizado.

SANAA projeta expansão da Galeria de Arte de New South Wales em Sydney - Imagem 5 de 6
Cortesia de Art Gallery of New South Wales, 2018

As obras já estão em andamento e a conclusão está prevista para o final de 2022.

Via Art Gallery of New South Wales

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "SANAA projeta expansão da Galeria de Arte de New South Wales em Sydney" [SANAA Designs Art Gallery of New South Wales Expansion in Sydney] 05 Nov 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950674/sanaa-projeta-expansao-da-galeria-de-arte-de-new-south-wales-em-sydney> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.