Jean Nouvel projeta resort escondido em colinas rochosas na Arábia Saudita

Jean Nouvel acaba de revelar seu projeto para Sharaan, um resort escondido dentro das colinas rochosas de AlUla, um oásis cultural no noroeste do país. Com uma abordagem moderna sobre modos de vida milenares, o projeto coloca em prática composições monumentais esculpidas nas rochas, respeitando e preservando a paisagem. Inspirado na vizinha Hegra, o primeiro Patrimônio Mundial da UNESCO na Arábia Saudita, o conceito tem um viés de curadoria, que reúne paisagem e história.

Jean Nouvel projeta resort escondido em colinas rochosas na Arábia Saudita - Imagem 2 de 13Jean Nouvel projeta resort escondido em colinas rochosas na Arábia Saudita - Imagem 3 de 13Jean Nouvel projeta resort escondido em colinas rochosas na Arábia Saudita - Imagem 4 de 13Jean Nouvel projeta resort escondido em colinas rochosas na Arábia Saudita - Imagem 5 de 13Jean Nouvel projeta resort escondido em colinas rochosas na Arábia Saudita - Mais Imagens+ 8

Localizado na Reserva Natural de Sharaan, Jean Nouvel cria uma arquitetura contextual que "levará os visitantes em uma viagem sensorial e emocional através do tempo, anunciando uma nova era na arquitetura, onde cada detalhe futuro contará a história da paisagem". O projeto é a primeira intervenção na área, nas proximidades das maravilhas de Hegra, dos nabateus, o primeiro Patrimônio Mundial da UNESCO da Arábia Saudita. Previsto para ser concluído em 2024, o resort desenvolvido pela Royal Commission for AlUla (RCU) incluirá 40 suítes, três vilas e 14 pavilhões privados.

Jean Nouvel projeta resort escondido em colinas rochosas na Arábia Saudita - Imagem 11 de 13
© Jean Nouvel

AlUla é um museu. Cada wadi e escarpamento, cada extensão de areia e contornos rochosos, cada sítio geológico e arqueológico merecem a maior consideração. É vital mantermos todas as suas características distintivas e conservarmos sua atratividade, que se baseia em grande parte em seu caráter remoto e ocasionalmente arcaico. Temos que salvaguardar um pequeno mistério, bem como a promessa de descobertas por vir. [...] AlUla merece adquirir um certo grau de modernidade. Antever o futuro é uma obrigação sem fim que exige que estejamos totalmente vivos para os lugares do presente, bem como evocando o passado. - Jean Nouvel

Jean Nouvel projeta resort escondido em colinas rochosas na Arábia Saudita - Imagem 9 de 13
© Jean Nouvel
Jean Nouvel projeta resort escondido em colinas rochosas na Arábia Saudita - Imagem 10 de 13
© Jean Nouvel

Preservando a paisagem única, enquanto introduz modos de vida modernos, a intervenção terá um impacto mínimo nas paisagens naturais e urbanas. Na verdade, a arquitetura será esculpida na própria paisagem, uma tipologia inspirada na forma dos nabateus de interagirem com o meio ambiente, construindo habitats sustentáveis longe do calor do verão e do frio do inverno.

Parte do desenvolvimento de AlUla, que equilibra inovação com patrimônio enquanto libera o potencial econômico para fornecer novas oportunidades para a comunidade local, o novo resort é uma oportunidade “de trazer à vida uma forte experiência espacial, sensorial e emocional nas fronteiras da natureza, arquitetura e arte [...] desde pedras finamente lapidadas em varandas até a granularidade singular de cada parede de pedra, tudo se torna uma obra de arte em si”, segundo Jean Nouvel.

Jean Nouvel projeta resort escondido em colinas rochosas na Arábia Saudita - Imagem 7 de 13
© Jean Nouvel
Jean Nouvel projeta resort escondido em colinas rochosas na Arábia Saudita - Imagem 12 de 13
© Jean Nouvel

Por outro lado, o projeto livre de emissões é um convite aos viajantes “a embarcarem em uma viagem por milhares de anos de civilizações e estratos geográficos dentro de cada detalhe do projeto”. Imerso em uma viagem no tempo e no espaço, os hóspedes descobrirão a verdadeira essência da região e serão expostos às centenas de sítios arqueológicos dentro de AlUla.

Jean Nouvel projeta resort escondido em colinas rochosas na Arábia Saudita - Imagem 8 de 13
© Jean Nouvel

Nosso projeto não deve comprometer o que a humanidade e o tempo consagraram. Nosso projeto deve celebrar o espírito nabateu sem caricaturá-lo. Esta criação torna-se genuinamente um ato cultural. - Jean Nouvel

Via Royal Commission for AlUla.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Jean Nouvel projeta resort escondido em colinas rochosas na Arábia Saudita" [Jean Nouvel Designs Resort in Saudi Arabia, Hidden Within Rock Dwellings] 07 Nov 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950636/jean-nouvel-projeta-resort-escondido-em-colinas-rochosas-na-arabia-saudita> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.