Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional

Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 1 de 24
© Jakob Gate

Centros da Juventude são estruturas concebidas para proporcionar um ambiente protegido, seguro e informal para a comunidade jovem. São espaços voltados à promover a interação e inclusão social além de disponibilizar uma série de programas e atividades extracurriculares. Ao permitir aos jovens a oportunidade de se engajar em diferentes atividades recreativas e culturais, esses espaços os ajudam a desenvolver suas próprias habilidades físicas, sociais, emocionais e cognitivas, além de estimular o convívio e a colaboração entre indivíduos de diferentes grupos.

A qualidade do espaço em si, para não falarmos apenas de arquitetura, é um aspecto fundamental para garantir o sucesso destas estruturas. Centros da Juventude não devem apenas atender à requisitos de durabilidade como toda infraestutura pública, eles precisam—acima de tudo—promover um senso de comunidade e liberdade de expressão além de proporcionar oportunidades para que os jovens se engajem e desenvolvam suas próprias habilidades.

Do México à Coreia do Sul, selecionamos sete projetos que contribuem para o desenvolvimento humano e social dos jovens de nossas comunidades.

Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 2 de 24Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 3 de 24Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 4 de 24Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 5 de 24Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Mais Imagens+ 19

Clube de Meninos e Meninas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica

“O tempo depois da aula é crítico para o desenvolvimento integral das crianças e jovens. Em zonas vulneráveis, um grande número de meninos e meninas ficam sem supervisão adulta quando não estão na escola, o que representa um risco para sua saúde, segurança e integridade. Nestas áreas, a falta de espaços seguros para recreação, a violência, os vícios e a falta de segurança impedem o desenvolvimento saudável e propiciam a deterioração do tecido social. Isso traz consigo uma série de graves consequências para a comunidade, perpetuando ciclos negativos que geram a desigualdade. O objetivo do Clube é formar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social para desenvolver seu potencial máximo enquanto cidadãos produtivos e responsáveis, através de programas extra-escolares dentro de um ambiente saudável e seguro. O CNYN (Club de Niños y Niñas) é um espaço para que os jovens descubram seus talentos, desenvolvam suas habilidades e se transformem em lideranças nas suas comunidades com um estilo de vida saudável.”

Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 10 de 24
© Jaime Navarro
Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 24 de 24
© CCA Centro de Colaboración Arquitectónica
Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 6 de 24
© Jaime Navarro

Centro de Juventude Echo / puerstl langmaier architekten

“Cercado pela natureza, este edifício em madeira oferece um local seguro, onde as pessoas podem trabalhar, terem oportunidades de troca de experiências, encontros, aprender novas habilidades e estudar. Aqui, os jovens encontram inspiração, apoio e podem usufruir de oportunidades recreativas para adquirir experiência.”

Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 9 de 24
© pierer.net
Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 21 de 24
Cortesia de puerstl langmaier architekten
Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 8 de 24
© pierer.net

Centro Comunitário Breal-Sous-Vitre / Atelier 56S

“Um espaço público será criado entre o novo edifício e as demais estruturas existentes, oferecendo tranquilidade e proteção, permitindo o acesso aos diferentes serviços, além de oferecer um local de encontro para a comunidade.”

Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 12 de 24
© Jeremias Gonzalez
Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 22 de 24
Cortesia de Atelier 56S
Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 3 de 24
© Jeremias Gonzalez

Centro de Juventude Hua Fai / Estudio Cavernas

“O Centro da Juventude Hua Fai encontra-se à poucos quilômetros da fronteira entre a Tailândia e a Birmânia, bem ao lado de uma reserva natural. Concebido para acolher jovens imigrantes Karen, o projeto do Centro Hua Fai vai muito além daquilo que se espera de um edifício deste tipo, contrapondo-se as tradicionais infra-estruturas educacionais que privilegiam a funcionalidade em detrimento das reais necessidades sociais dos jovens que frequentam esses espaços. O Centro da Juventude Hua Fai, através de seus jardins e espaços de convívio, oferece aos jovens seu próprio espaço privado para que eles possam florescer em busca de seus objetivos.”

Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 11 de 24
© Alejandro Sanchez
Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 19 de 24
Cortesia de Estudio Cavernas
Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 14 de 24
© Alejandro Sanchez

Centro de Aprendizado Infantil, Mas-in Village / Native Narrative

“O objetivo deste projeto foi criar uma instalação informal e segura complementar à estrutura da escola, um espaço capaz de incentivar o desenvolvimento das crianças a brincar, estudar e explorar o mundo por conta própria (...) Enquanto opera como uma estrutura de formação extra-curricular, o edifício funciona como um ponto de encontro e um lugar seguro ao qual recorrer em situações emergenciais.”

Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 17 de 24
© Jakob Gate
Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 7 de 24
Courtesy of Native Narrative
Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 2 de 24
© Jakob Gate

Centro Internacional da Juventude em Oberschleißheim / ATELIER 30

“O objetivo do projeto era criar um lugar para a contemplação, onde os jovens sejam capazes de se envolver num estreito diálogo para colaborar ativamente com a história da Europa, assim como forjar amizades que configurem novas perspectivas para o futuro.”

Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 18 de 24
© Constantin Meyer
Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 23 de 24
Cortesia de Atelier 30
Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 4 de 24
© Constantin Meyer

Centro Cultural da Juventude de Chilbo / Studio In Loco + Utopian Architects

“Grupos de jovens alunos geralmente passam muitas horas em instituições privadas de educação complementar e reforço escolar, de modo que sobra pouco tempo para que eles possam explorar seus próprios interesses e hobbies. Fora as instituições públicas, não há muitos espaços atraentes voltados à comunidade jovem. Visto que a definição “jovens” pode incluir um espectro tão amplo de idades, desde alunos do jardim de infância até estudantes universitários, um centro cultura da juventude precisa atender à um vasto espectro de interesses, fornecendo diferentes espaços e atividades para que cada grupo possa encontrar seu espaço.”

Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 15 de 24
© Lee Chong-Gun
Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 20 de 24
Cortesia de Studio In Loco + Utopian Architects
Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional - Imagem 5 de 24
© Lee Chong-Gun

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Ott, Clara. "Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional" [Youth Centers: Places to Develop Physical, Social, Emotional, and Cognitive Abilities] 09 Out 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949043/centros-da-juventude-lugares-para-o-desenvolvimento-fisico-social-e-emocional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.