Como impactamos o planeta? Transformações na Terra pela ação humana vistas de cima

Os impactos causados pelo ser humano no planeta Terra passaram e ser tema recorrente, e cada vez mais se fala em um caminho sem volta. Aquecimento global, gases de efeito estufa, exploração dos recursos naturais e produção de resíduos sólidos e atmosféricos são alguns dos assuntos mais urgentes com os quais a comunidade global precisa lidar se desejamos um futuro de qualidade para as próximas gerações. Essas questões são tema e podem ser visualizadas em cores e alta definição no novo livro Overview Timelapse: How We Change the Earth, de Benjamin Grant e Timothy Dougherty, que reúne 250 fotografias feitas por satélite ou drone de regiões em transformação na Terra.

Como impactamos o planeta? Transformações na Terra pela ação humana vistas de cima - Imagem 2 de 20Como impactamos o planeta? Transformações na Terra pela ação humana vistas de cima - Imagem 3 de 20Como impactamos o planeta? Transformações na Terra pela ação humana vistas de cima - Imagem 4 de 20Como impactamos o planeta? Transformações na Terra pela ação humana vistas de cima - Imagem 5 de 20Como impactamos o planeta? Transformações na Terra pela ação humana vistas de cima - Mais Imagens+ 15

O livro aborda a atividade humana no planeta a partir de três perspectivas centrais: Civilização, Utilização e Reação. Uma coleção de imagens ilustra desde processos de urbanização até resultados do consumo desenfreado, de enormes infraestruturas desenvolvidas para o transporte de bens e pessoas, às reações da natureza frente ao uso desenfrado de seus recursos. Somos apresentados a uma compilação de imagens visualmente poderosas que mostra um presente alarmante e um futuro possivelmente aterrador.

Como impactamos o planeta? Transformações na Terra pela ação humana vistas de cima - Imagem 17 de 20
Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson em Atlanta (ATL), 2017. Source imagery © Nearmap - Barangaroo, Australia

Civilização mostra os resultados da urbanização, transportes e consumo predatório no território. Um tema particularmente interessante a arquitetos, que podem ver o trabalho de gerações de colegas profissionais de todo o mundo gravado permanentemente no solo terreste. A perspectiva aérea à distância oferece um ponto de vista raro, privilegiado, que nos faz refletir sobre o modo como projetamos nossas cidades e a imensa quantidade de recursos necessária para manter esse modo de projetar. 

Beijing Daxing International Airport (PKX) 2012–2020. Source imagery © Maxar Technologies

Tais recursos naturais – e seu uso desmedido – ilustram o capítulo Utilização. Na medida em que somos apresentados a imagens que mostram em detalhes atividades como mineração, agricultura e geração de energia, é inevitável concluir que a presença humana na terra se faz de modo absolutamente irrestrito e que é preciso buscar alternativas mais sustentáveis – e implementar aquelas que já existem mas que enfrentam resistência de diversas naturezas. 

Como impactamos o planeta? Transformações na Terra pela ação humana vistas de cima - Imagem 8 de 20
Desmatamento na floresta amazônica, 1989/2019
. Source Imagery courtesy of The European Space Agency (ESA) - Paris, France

Enquanto nossa existência no planteta depender da exploração ilimitada destes recursos, a natureza seguira reagindo – com maior intensidade e frequência. Reação compila fotografias de áreas desertificadas, derretimento do permafrost, movimentos das marés, incêndios florestais e outros desastres ambientais que compõem um retrato desalentador do planeta.

Como impactamos o planeta? Transformações na Terra pela ação humana vistas de cima - Imagem 5 de 20
Colapso da represa de minério de ferro de Brumadinho, Janeiro de 2019. Source imagery © Maxar Technologies – Westminster, Colorado
Como impactamos o planeta? Transformações na Terra pela ação humana vistas de cima - Imagem 10 de 20
Incêndio na Austrália, 31 de dezembro de 2019. Source Imagery courtesy of The European Space Agency (ESA) - Paris, France

O mais impressionante nestas imagens, contudo, é a marca do tempo de nossas ações na superfície do planeta. Tal qual um palimpsesto, suprimimos pré-existências para dar lugar a novas manifestações humanas que se inscrevem fisicamente no território, e estes processos temporais são registrados no livro por meio de imagens sequênciais que impressionam e espantam por comprimir o tempo e nos mostrar num piscar de olhos transformações que levaram semanas, meses ou anos.   

Las Vegas Residential Development 2014–2019. Source imagery © Nearmap

Como impactamos o planeta? Transformações na Terra pela ação humana vistas de cima - Imagem 15 de 20
Construção do Hospital de Wuhan, Antes / Depois. Source imagery © Maxar Technologies – Westminster, Colorado 


Ver aquilo que não se quer enxergar, compreender como as escolhas que fazemos na escala humana impactam o planeta em escala global, é um importante passo para alterar a rota e mirar futuros melhores. "Busco oferecer ao meu público uma experiência do sublime", conta-nos Benjamin Grant. Com efeito, o sublime guarda em si o grotesco (talvez seja esse mesmo o termo adequado para descrever os impactos da presença humana na Terra), mas guarda também os sentimentos de elevação e potência – justamente o necessário para iniciar a mudança.

Como impactamos o planeta? Transformações na Terra pela ação humana vistas de cima - Imagem 13 de 20
Derretimento de geleiras no mar Antártico, 2019. Source imagery © Maxar Technologies – Westminster, Colorado

Overview Timelapse: How We Change the Earth será lançado no dia 13 de outubro. Para mais informações, acesse a página do Overview.

Este artigo faz parte do Tópico do Mês do ArchDaily: Escala Humana. Cada mês exploramos um tópico em profundidade por meio de artigos, entrevistas, notícias e obras. Conheça mais sobre nossos tópicos aqui. E como sempre, nós do ArchDaily, valorizamos as contribuições de nossos leitores. Se você deseja enviar um artigo ou trabalho, entre em contato conosco.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Como impactamos o planeta? Transformações na Terra pela ação humana vistas de cima" 27 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948777/como-impactamos-o-planeta-imagens-aereas-mostram-as-transformacoes-causadas-pela-acao-humana-na-terra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.