Uma visão da construção vernacular vietnamita: casas rurais de 1+1>2 Architects

Uma visão da construção vernacular vietnamita: casas rurais de 1+1>2 Architects - Imagem 1 de 17Uma visão da construção vernacular vietnamita: casas rurais de 1+1>2 Architects - Imagem 4 de 17Uma visão da construção vernacular vietnamita: casas rurais de 1+1>2 Architects - Imagem 6 de 17Uma visão da construção vernacular vietnamita: casas rurais de 1+1>2 Architects - Imagem 13 de 17Uma visão da construção vernacular vietnamita: casas rurais de 1+1>2 Architects - Mais Imagens+ 12

Este ano, a Organização das Nações Unidas para o Turismo (OMT) procurou abordar o turismo como uma forma de criar empregos e oportunidades nas áreas rurais sob a bandeira do Turismo e Desenvolvimento Rural.

A arquitetura de base rural e suas edificações tradicionais desempenham um papel importante para o patrimônio local. Elas também podem oferecer empregos e perspectivas mais além das grandes cidades, especialmente para as pequenas comunidades, geralmente em desvantagem econômica.

No Vietnã, o escritório de arquitetura 1+1>2 Architects foi responsável por vários projetos de casas comunitárias que envolveram os habitantes no processo de construção e em outras atividades de crescimento da comunidade. Além disso, alguns desses projetos servem como atrações turísticas que destacam técnicas únicas da construção vernácula da região.

Uma visão da construção vernacular vietnamita: casas rurais de 1+1>2 Architects - Imagem 6 de 17
© Hoang Thuc Hao, Vu Xuan Son, Pham Duy Tung

De acordo com os arquitetos, ““Rural é o futuro do urbano” no sentido de viver lentamente, com a natureza e de forma sustentável. Na maioria das áreas rurais, as pessoas herdam a experiência de seus ancestrais, construindo sua própria arquitetura. Elas detêm enormes reservas culturais, contribuindo para a diversidade da humanidade. Para os habitantes da aldeia, a casa comunitária desempenha um papel nuclear. Está posicionada no centro e é facilmente acessível, fomentando assim a vida espiritual e a coesão social”.

Uma visão da construção vernacular vietnamita: casas rurais de 1+1>2 Architects - Imagem 7 de 17
© Hoang Thuc Hao, Nguyen Duy Thanh

Em seus trabalhos, os arquitetos respeitaram os costumes culturais únicos de cada região onde construíram. Desde 2009, eles têm envolvido as comunidades na criação dos espaços de duas formas: primeiro, recebendo ideias dos membros; segundo, ajudando-os a compreender os benefícios que os centros podem trazer ao facilitar a coesão social e promover o desenvolvimento econômico.

Residência Comunitária Suoi Re / 1+1>2 Architects

Uma visão da construção vernacular vietnamita: casas rurais de 1+1>2 Architects - Imagem 2 de 17
© Hoang Thuc Hao, Nguyen Duy Thanh

A residência comunitária Suoi Re (2010) possui uma estrutura espacial composta por diferentes camadas. A frontal é um pátio arejado onde podem ocorrer atividades ao ar livre. A área de estar principal está localizada na camada intermediária e contém dois andares. No pavimento superior há um espaço multifuncional que pode ser usado como jardim de infância, biblioteca e área de encontro para a aldeia.

Por muitas gerações, os Kinh e Muong viveram em harmonia na região. Dessa forma, a estrutura do projeto herdou a estrutura das casas tradicionais do norte do Vietnã, mas também tem traços das palafitas Muong.

Uma visão da construção vernacular vietnamita: casas rurais de 1+1>2 Architects - Imagem 4 de 17
© Hoang Thuc Hao, Nguyen Duy Thanh

Residência Comunitária Ta Phin / 1+1>2 Architects

Uma visão da construção vernacular vietnamita: casas rurais de 1+1>2 Architects - Imagem 5 de 17
© Hoang Thuc Hao, Vu Xuan Son, Pham Duy Tung

A Ta Phin (2012) funciona como local de exposição de produtos artesanais com pequenas bibliotecas, postos de informação, espaço de encontro, administração turística e atividades de formação agrícola.

A casa foi construída com materiais ecológicos como pedra, tijolos crus, madeira reciclada e madeira de pinus. Ela é também uma casa comunitária multifuncional e inclui um jardim de plantas medicinais.

Residência Comunitária Cam Thanh / 1+1>2 Architects

Uma visão da construção vernacular vietnamita: casas rurais de 1+1>2 Architects - Imagem 12 de 17
© Hoang Thuc Hao

A Cam Thanh (2015) é tanto um local de treinamento em resposta às mudanças climáticas quanto um espaço para atividades culturais e esportivas. A longo prazo, este será um centro de testes de agricultura orgânica com pesquisas relacionadas ao tema e um espaço para experiências agrícolas compartilhadas.

O volume principal funciona como sala de reuniões, exposições e eventos. Um espaço menor forma uma biblioteca com salas para crianças. Com um sistema de divisórias móveis, o espaço é fácil de ser transformado em áreas maiores ou menores, dependendo das necessidades do usuário.

O pátio é semelhante à antiga casa Hoi An em sua ventilação por convecção. Grandes telhados se inclinam para coletar a água da chuva, direcionando-a até o tanque de água para uso doméstico, irrigação e reduzindo também a temperatura do ambiente. O restante é reaproveitado nos vasos sanitários.

Alojamento e Residência Comunitária Nam Dam / 1+1>2 Architects

Uma visão da construção vernacular vietnamita: casas rurais de 1+1>2 Architects - Imagem 15 de 17
© Vu Xuan Son

A Nam Dam (2017) desempenha um papel importante para a aldeia. É o centro de informações e atividades comunitárias. Possui arquitetura inovadora com paredes de taipa de 80cm de espessura integradas a materiais modernos.

O telhado inclinado e inovador simboliza a andorinha ou o ritmo das montanhas (as andorinhas costumam construir seus ninhos sob o telhado. A população local acredita que elas trarão boa sorte).

Uma visão da construção vernacular vietnamita: casas rurais de 1+1>2 Architects - Imagem 13 de 17
© Vu Xuan Son

Casa Comunitária CHIENG YEN / 1+1>2 Architects

Uma visão da construção vernacular vietnamita: casas rurais de 1+1>2 Architects - Imagem 3 de 17
© Do Minh Duc

Chieng Yen (2015) serve como um centro de informações onde as pessoas podem se encontrar, trocar informações e organizar eventos e atividades sociais.

Essas casas comunitárias foram construídas com uma combinação de recursos sociais e concluídas principalmente por trabalhadores e materiais locais, são a essência de um longo processo de pesquisa indígena, cultural, econômica e humana nessa área.

Uma visão da construção vernacular vietnamita: casas rurais de 1+1>2 Architects - Imagem 14 de 17
© Do Minh Duc

Ao longo do desenvolvimento destes projetos, os arquitetos permanecem fiéis à sua filosofia “arquitetura da felicidade 1+1> 2”. A filosofia “1+1> 2” reúne arquitetos que valorizam os aspectos fundamentais do vernáculo e comunidades que, por sua vez, constróem obras que são maiores do que a soma de seus componentes. 

Este artigo foi escrito em colaboração com o 1 + 1> 2 Architects e as descrições das obras foram enviadas pelos arquitetos. Conheça mais projetos deles nesta pasta do My ArchDaily criada pela autora.

Traduzido por Camilla Ghisleni.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Abdel, Hana. "Uma visão da construção vernacular vietnamita: casas rurais de 1+1>2 Architects" 13 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948590/uma-visao-da-construcao-vernacular-vietnamita-casas-rurais-de-1-plus-1-2-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.