Iwan Baan registra processo construtivo de habitação social no México projetada por SO-IL

Iwan Baan registra processo construtivo de habitação social no México projetada por SO-IL  - Imagem 2 de 18Iwan Baan registra processo construtivo de habitação social no México projetada por SO-IL  - Imagem 3 de 18Iwan Baan registra processo construtivo de habitação social no México projetada por SO-IL  - Imagem 4 de 18Iwan Baan registra processo construtivo de habitação social no México projetada por SO-IL  - Imagem 5 de 18Iwan Baan registra processo construtivo de habitação social no México projetada por SO-IL  - Mais Imagens+ 13

O fotógrafo Iwan Baan está documentando o processo de construção do edifício de habitação social “Las Américas”, concebido e executado pelo escritório estadunidense SO-IL em parceria com o Instituto Municipal de Vivienda de León (IMUVI), no planalto central mexicano.

Iwan Baan registra processo construtivo de habitação social no México projetada por SO-IL  - Imagem 3 de 18
© Iwan Baan

A proposta, desenvolvida pelo escritório fundado em 2008 na cidade de Nova Iorque, propunha a construção de uma série de unidades habitacionais de interesse social, organizando-as em um conjunto de edifícios de alta densidade e utilizando uma série de estratégias  sustentáveis. Promovendo a inclusão social de seus moradores através do acesso à moradia digna, o conjunto habitacional Las Américas é um edificio de mais de 5.000 metros quadrados, 6 pavimentos e 56 unidades de diferentes tipologias, de um à três dormitórios. O projeto foi organizado ao redor de dois pátios interiores intimamente conectados ao centro urbano da cidade de León. Além disso, uma série de pequenas áreas de convívio foram criadas ao longo da escadaria que conecta todos os pavimentos do edifício, proporcionando espaço para a construção de uma comunidade coesa e engajada. O conjunto Las Américas também substitui as cercas por árvores, integrando o edifício ao parque público em frente.

Nesta série fotográfica, Iwan Baan explora o processo construtivo das paredes que dão forma à fachada do edifício, conformando também os espaços interiores dos pátios públicos e áreas de convívio do conjunto habitacional Las Américas. Tais paredes foram erguidas com tijolos de concreto, especialmente desenhados e pré-fabricados para este projeto, minimizando o tempo e consequentemente, os custos de construção.

Iwan Baan registra processo construtivo de habitação social no México projetada por SO-IL  - Imagem 7 de 18
© Iwan Baan
Iwan Baan registra processo construtivo de habitação social no México projetada por SO-IL  - Imagem 15 de 18
© Iwan Baan
Iwan Baan registra processo construtivo de habitação social no México projetada por SO-IL  - Imagem 2 de 18
© Iwan Baan
Iwan Baan registra processo construtivo de habitação social no México projetada por SO-IL  - Imagem 10 de 18
© Iwan Baan
Iwan Baan registra processo construtivo de habitação social no México projetada por SO-IL  - Imagem 9 de 18
© Iwan Baan

As fotografias procuram construir uma narrativa, nos levando a percorrer os corredores abertos voltados para os jardins e pátios, revelando toda a profundidade destes espaços de uso comum. De forma complementar, as fotografias aéreas nos permitem compreender o impacto deste objeto arquitetônico na escala urbana e as suas relações com o contexto específico no centro de León.

Saiba mais sobre este projeto aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Iwan Baan registra processo construtivo de habitação social no México projetada por SO-IL " [Iwan Baan retrata el proceso constructivo del prototipo de vivienda social para León, México por SO-IL] 28 Set 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948101/iwan-baan-registra-processo-construtivo-de-habitacao-social-no-mexico-projetada-por-so-il> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.