Steven Holl conclui o Edifício Kinder para o Museu de Belas Artes de Houston

Projetado por Steven Holl Architects como o terceiro edifício do complexo do Museu de Belas Artes de Houston—implantado no Campus MFAH Susan e Fayez S. Sarofim—, o Nancy e Rich Kinder Building será finalmente inaugurado e aberto ao público no próximo dia 21 de novembro. Construído como a nova casa das coleções de arte moderna e contemporânea da instituição texana, a mais recente incorporação ao Museu de Belas Artes de Houston exibirá uma ampla gama de obras de arte que vão desde pinturas e esculturas até itens de design, obras multimídia e instalações.

Steven Holl conclui o Edifício Kinder para o Museu de Belas Artes de Houston - Imagem 2 de 7Steven Holl conclui o Edifício Kinder para o Museu de Belas Artes de Houston - Imagem 3 de 7Steven Holl conclui o Edifício Kinder para o Museu de Belas Artes de Houston - Imagem 4 de 7Steven Holl conclui o Edifício Kinder para o Museu de Belas Artes de Houston - Imagem 5 de 7Steven Holl conclui o Edifício Kinder para o Museu de Belas Artes de Houston - Mais Imagens+ 2

Steven Holl conclui o Edifício Kinder para o Museu de Belas Artes de Houston - Imagem 7 de 7
© Peter Molick

Embora prevista inicialmente para acontecer no dia 1º de novembro, a cerimônia de inauguração teve de ser adiada um par de semanas, primeiramente devido à atrasos no cronograma de obras causados pela pandemia de coronavírus e, mais recentemente, em função dos preparativos para enfrentar o furacão Beta. Quando toda esta tempestade passar, o novo Edifício Nancy e Rich Kinder “será finalmente inaugurado, apresentando ao público a sua primeira grande exposição, na qual figurará parte considerável do vasto acervo do museu, incluíndo obras de arte latino-americana; fotografia; gravuras e desenhos; artes decorativas, artesanato e design; além de arte moderna e contemporânea”. Acolhendo tanto galerias exclusivas dedicadas à arte moderna e contemporânea, o novo edifício do Museu de Belas Artes de Houston também contará com galerias interdepartamentais, permitindo que os visitantes explorem uma nova tipologia de museu de arte, onde não existem fronteiras entre ideias, estilos e tópicos.

Steven Holl conclui o Edifício Kinder para o Museu de Belas Artes de Houston - Imagem 5 de 7
© Peter Molick

Com os dinâmicos espaços projetados pela Steven Holl Architects para o novo edifício Nancy e Rich Kinder, nosso vasto acervo de arte moderna e contemporânea finalmente terá a vitrine que merece. Ambos departamentos continuam a crescer rapidamente, graças às generosas doações de nossos patrocinadores e os recentes incentivos criados com a Lei Caroline Wiess. Estamos muito entusiasmados com este novo capítulo na história de nossa instituição, um lugar onde poderemos apresentar ao público nossas mais recentes aquisições além de ítens históricos com mais qualidade e profundidade. -- Gary Tinterow

Steven Holl conclui o Edifício Kinder para o Museu de Belas Artes de Houston - Imagem 6 de 7
© Peter Molick

A mais nova incorporação ao Museu de Belas Artes de Houston contrasta com os demais edifícios existentes, como o Caroline Wiess Law Building, projetado na década de 1920 por William Ward Watkin e posteriormente ampliado por Ludwig Mies van der Rohe; e o Edifício Audrey Jones Beck projetado pelo arquiteto espanhol Rafael Moneo nos anos 2000. A nova estrutura projetada pela equipe do Steven Holl Architects também dialoga com o adjacente Jardim de Esculturas Lillie e Hugh Roy Cullen, projetado em 1986 por Isamu Noguchi. Neste contexto, o novo Edifício Kinder, através de suas formas complexas e fachadas translúcidas de vidro curvo, trás um novo frescor para a histórica arquitetura do Campus.

Como um edifício poroso e permeável, “sete jardins inseridos ao longo do perímetro do museu vão criando espaços acolhedores e moldando cada uma de suas elevações”. A entrada principal do Edifício Kinder, junto ao maior destes pátios, localiza-se na esquina entre a rua Bissonnet e a Main Street, criando um espaço social ativo onde encontra-se um restaurante que se abre para o Jardim de Esculturas Cullen e um café frente à rua Bissonnet, para onde se abrem as demais galerias expositivas do térreo. Organizadas horizontalmente em dois pavimentos, os espaços de exposição se organizam ao redor de um de um vazio central flexível e amplamente iluminado com luz natural através de suas fachadas e cobertura translúcidas. Além disso, o fórum central oferece a oportunidade para a realização de grandes exposições, instalações e eventos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Steven Holl conclui o Edifício Kinder para o Museu de Belas Artes de Houston" [Steven Holl Unveils New Images of the Completed Kinder Building, part of the Museum of Fine Arts in Houston] 24 Set 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948039/steven-holl-conclui-o-edificio-kinder-para-o-museu-de-belas-artes-de-houston> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.