Renderização em tempo real como processo do projeto de arquitetura

O escritório internacional de arquitetura Kohn Pedersen Fox (KPF) vem se esforçando para aumentar a eficiência nas tarefas e possibilitar uma maior exploração criativa aplicando as tecnologias mais recentes. Com nove filiais ao redor do mundo e projetos baseados na Europa, nos EUA e na China, a empresa adota uma abordagem globalizada no processo de projeto, estimulando a colaboração. Não é incomum, por exemplo, um único projeto envolver integrantes de equipes de Londres, Nova York e Cingapura, que se reúnem virtualmente no que Cobus Bothma, Diretor de Pesquisa Aplicada, batizou de "décima filial".

Para viabilizar a colaboração remota, a KPF vem explorando tecnologias de colaboração em tempo real, incluindo o projeto Holodeck, da NVIDIA. Recentemente, o especialista em realidade virtual da empresa, Michael Koutsoubis, liderou a adoção agilizada do Prospect, da IrisVR, distribuindo headsets Oculus Quest para diversas equipes dos EUA e do Reino Unido. Em seu desenvolvimento, a equipe também utilizou como base os modelos de Realidade Virtual colaborativos que vêm no Unreal Engine da Epic Games. Esses esforços permitem que vários usuários, que podem estar em qualquer lugar do mundo, analisem e editem desenhos em conjunto. No atual cenário de trabalho remoto, imposto pela pandemia, isso se torna especialmente relevante. Este é um assunto muito popular atualmente. Recentemente, Bothma participou de um painel de especialistas do setor, no vídeo Virtual Spaces and the Future of Collaboration (espaços virtuais e o futuro da colaboração), episódio de estreia da nova série de vídeos da Epic Games, The Pulse, que explora tendências emergentes em tecnologia interativa.

Renderização em tempo real como processo do projeto de arquitetura - Imagem 4 de 4
Courtesy of Kohn Pedersen Fox

A tecnologia em tempo real também auxilia os arquitetos da KPF a analisar, comunicar e apresentar seus projetos de maneira mais eficiente e eficaz, e a equipe de Bothma está sempre atualizando suas ferramentas para aproveitar as inovações mais recentes de software e hardware. Estamos falando, neste caso, do Ray Tracing em tempo real, possibilitado pela tecnologia NVIDIA RTX e pelo Unreal Engine. O Ray Tracing traz a possibilidade de renderizações fotorrealistas, com sombras dinâmicas suaves, reflexos precisos e iluminação baseada em imagens HDR em frações de segundos por frame.

Usando o Twinmotion para visualizações rápidas e fáceis

Recentemente, a KPF ampliou o uso do Twinmotion, uma ferramenta rápida e fácil de visualização arquitetônica em tempo real também desenvolvida pela Epic Games. O Twinmotion permite que os projetistas da empresa obtenham dados de aplicativos CAD ou BIM, como o Rhino ou o Revit, e criem imagens, animações e experiências interativas de alta qualidade com rapidez. O Twinmotion ocupa uma posição intermediária no arsenal de softwares da KPF, ficando entre simples soluções de visualização com um clique e a enorme potência do Unreal Engine.

"Nossos arquitetos frequentemente trabalham em projetos de ritmo acelerado e não têm tempo de desenvolver, personalizar e otimizar geometrias", explica Bothma. "Eles precisam de caminhos e fluxos de trabalho claros para passar do design à visualização, fabricação ou análise, e o Twinmotion se encaixa muito bem na parte de visualização".

Um dos pontos fortes do Twinmotion é a capacidade de agregar geometrias de grande escala de várias fontes em um único arquivo e atualizar qualquer parte com um único clique. Para Bothma, isso é extremamente valioso. "Devido à grande escala dos nossos projetos, muitos aplicativos de design não têm capacidade de conter ou agrupar toda a geometria que geramos sem ficarem lentos", diz ele. "Normalmente, temos vários usuários trabalhando em diversos arquivos ao mesmo tempo; alguns podem estar trabalhando na fachada enquanto outros se concentram na parte paisagística, por exemplo. Com o Twinmotion, podemos reunir os diversos arquivos do Rhino e do Revit e alimentá-los continuamente no banco de dados central onde podemos gerar visualizações".

Renderização em tempo real como processo do projeto de arquitetura - Imagem 2 de 4
Courtesy of Kohn Pedersen Fox

Assim como o Revit e o Rhino, o Twinmotion oferece sincronização com um clique com o ARCHICAD, SketchUp Pro e RIKCAD, além da compatibilidade com arquivos FBX, C4D e OBJ, permitindo trabalhar com dados de praticamente qualquer solução de modelagem 3D e facilitando interações rápidas de design.

Criando um panorama completo para entender e comunicar a intenção do projeto

Uma vez que a geometria está no Twinmotion, adicionar estruturas e materiais de alta qualidade é muito simples: basta arrastar e soltar objetos da enorme biblioteca do software, que é continuamente ampliada e aprimorada. O Twinmotion 2020.2 proporciona, entre muitos outros recursos, água e pinturas de carro mais realistas, portas paramétricas que se abrem automaticamente com aproximação e novos veículos de construção animados.

A iluminação natural é integrada à cena e é possível definir localização geográfica e deslocamento norte precisos, bem como a data e hora do dia. Também há uma biblioteca de luzes artificiais. A vegetação, que inclui árvores que vão do broto à maturidade e têm folhas que balançam ao vento, pode ser posicionada, pintada ou distribuída na geometria. Pessoas e veículos animados podem ser adicionados com um clique do mouse. Até a estação do ano e o clima podem ser ajustados ao mover um botão deslizante.

Renderização em tempo real como processo do projeto de arquitetura - Imagem 3 de 4
Courtesy of Kohn Pedersen Fox

"O Twinmotion ajuda a contar a história dos nossos projetos e comunica ideias e estratégias ao cliente de forma eficaz", explica Ayman Tawfeeq, Designer de Arquitetura na KPF. "Os projetistas não precisam mais esperar para visualizar o trabalho: podemos produzir muitos elementos visuais para iteração de design e interagir com nossos modelos em tempo real".

"Geramos o prédio completamente", diz Bothma. "Desenvolvemos todo o projeto paisagístico e podemos acrescentar vegetação, pessoas e veículos, se quisermos. Isso permite que os designers e clientes se movam livremente pelo modelo, em tempo real. Permite também experimentar momentos únicos e decidir que imagens e animações capturar, ao vivenciar um momento agradável de imersão no caminho entre dois prédios, por exemplo".

"Trata-se de um novo paradigma na comunicação do projeto", concorda Koutsoubis. Nos fluxos de trabalho tradicionais, escolhemos vistas específicas para apresentar, o que pode exigir horas de renderização e trabalho intenso de especialistas. O Twinmotion está democratizando as ferramentas disponíveis para os arquitetos contarem histórias. Em menos uma hora, qualquer pessoa pode preencher uma cena, produzindo renderizações e vídeos quase instantaneamente. Designers e clientes podem navegar juntos pelo modelo em tempo real, o que traz uma nova dimensão de confiança e colaboração para o processo.

Para quem quiser explorar o Twinmotion, utilize este teste gratuito e ilimitado.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Schires, Megan. "Renderização em tempo real como processo do projeto de arquitetura" [Real-Time Archviz Enhances Kohn Pedersen Fox’s Design Processes] 14 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947245/visualizacao-em-tempo-real-aprimora-os-processos-de-projeto-da-kohn-pedersen-fox> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.