Zaha Hadid Architects e ASADOV vencem concurso para duas estações de metrô em Moscou

Os vencedores do Concurso Internacional para as Estações de Metrô Prospekt Marshala Zhukova e Klenoviy Bulvar 2 em Moscou foram anunciados. A estação Klenovy Bulvar 2 da linha Biryulyovskaya será construída por um consórcio liderado por Zaha Hadid Architects, ao passo que a estação Prospekt Marshala Zhukova será executada pelo escritório russo ASADOV Architectural Bureau.

Zaha Hadid Architects e ASADOV vencem concurso para duas estações de metrô em Moscou - Imagem 2 de 10Zaha Hadid Architects e ASADOV vencem concurso para duas estações de metrô em Moscou - Imagem 3 de 10Zaha Hadid Architects e ASADOV vencem concurso para duas estações de metrô em Moscou - Imagem 4 de 10Zaha Hadid Architects e ASADOV vencem concurso para duas estações de metrô em Moscou - Imagem 5 de 10Zaha Hadid Architects e ASADOV vencem concurso para duas estações de metrô em Moscou - Mais Imagens+ 5

O concurso contou com participantes de todo o mundo. Realizado em 2 etapas, o júri de especialistas liderado por Andrey Bochkarev, vice-prefeito de Moscou para Política Urbana e Construção, selecionou inicialmente 5 finalistas para cada estação de metrô com base em seus portfólios e experiências. Apenas num segundo momento as equipes foram avaliadas por suas propostas.

Estação Klenoviy Bulvar 2

Zaha Hadid Architects com A-project, Krost; Arup Lighting e Systematica

Zaha Hadid Architects e ASADOV vencem concurso para duas estações de metrô em Moscou - Imagem 7 de 10
Estação Klenoviy Bulvar 2 - 1º Lugar. Cortesia de Zaha Hadid Architects

À medida que o metrô de Moscou continua a se expandir para atender à crescente população da cidade, a nova linha Bolshaya Koltsevaya se tornará a terceira linha de metrô orbital da cidade, aumentando significativamente a capacidade e a conectividade da rede. No coração do distrito de Nagatinsky Zaton, no sudeste da cidade, a nova estação também oferecerá acesso ao Museu-Reserva Kolomenskoye e ao parque nas margens do Rio Moscou.

Zaha Hadid Architects e ASADOV vencem concurso para duas estações de metrô em Moscou - Imagem 6 de 10
Estação Klenoviy Bulvar 2 - 1º Lugar. Cortesia de Zaha Hadid Architects

O projeto vencedor apresenta soluções inovadoras para o sistema de metrô. A estação integra novas tecnologias que ajustam as condições do ambiente interno para aprimorar a experiência dos passageiros e fornecer informações claras e em tempo real na rede. 

Zaha Hadid Architects e ASADOV vencem concurso para duas estações de metrô em Moscou - Imagem 10 de 10
Estação Klenoviy Bulvar 2 - 1º Lugar. Cortesia de Zaha Hadid Architects

  • Arquitetura: Zaha Hadid Architects
  • Diretor de projeto ZHA: Christos Passas 
  • Equipe ZHA: Anna Uborevic-Borovskaya, Mihai-Dragos Potra, Alex Turner, Liudmila Harrison-Jones
  • Membros do consórcio: Systematica, Krost, Metropolis Group, Rider Levett Bucknall
  • Projeto lumínico: ARUP Lighting (Giulio Antonutto, Pavlina Akritas)

Estação Prospekt Marshala Zhukova

ASADOV Architectural Bureau

Zaha Hadid Architects e ASADOV vencem concurso para duas estações de metrô em Moscou - Imagem 9 de 10
Estação Prospekt Marshala Zhukova - 1º Lugar. Cortesia de ASADOV

Inspirado na medalha da Grande Guerra Patriótica, o projeto vencedor da estação Prospekt Marshala Zhukova, desenvolvido por ASADOV, pretende reinterpretar os conceitos de coragem, valor e heroísmo.

Zaha Hadid Architects e ASADOV vencem concurso para duas estações de metrô em Moscou - Imagem 8 de 10
Estação Prospekt Marshala Zhukova - 1º Lugar. Cortesia de ASADOV

Na forma de grandes triângulos vermelhos, as portadas da estação se destacam visualmente, indicando a entrada para os túneis subterrâneos. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Zaha Hadid Architects e ASADOV vencem concurso para duas estações de metrô em Moscou" [Zaha Hadid Architects and ASADOV Win the Moscow Metro International Competition] 08 Set 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947152/zaha-hadid-architects-e-asadov-vencem-concurso-para-duas-estacoes-de-metro-em-moscou> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.