Nómada Laboratório Urbano: a retomada dos espaços públicos na era da nova normalidade

Nómada Laboratório Urbano: a retomada dos espaços públicos na era da nova normalidade - Imagem 1 de 30
© Nómada Laboratorio Urbano

Nómada Laboratório Urbano: a retomada dos espaços públicos na era da nova normalidade - Imagem 2 de 30Nómada Laboratório Urbano: a retomada dos espaços públicos na era da nova normalidade - Imagem 3 de 30Nómada Laboratório Urbano: a retomada dos espaços públicos na era da nova normalidade - Imagem 4 de 30Nómada Laboratório Urbano: a retomada dos espaços públicos na era da nova normalidade - Imagem 5 de 30Nómada Laboratório Urbano: a retomada dos espaços públicos na era da nova normalidade - Mais Imagens+ 25

No ano de 2014, um grupo de amigos de Ciudad Juárez, na fronteira do México com os Estado Unidos, se uniu para somar forças no trabalho de recuperação de espaços públicos ociosos da cidade, ajudando a transformar praças, parques, ruas e calçadas através de uma série de projetos socioculturais e intervenções urbanas. Foi assim que nasceu o Nómada Laboratório Urbano de Ciudad Juárez, uma cidade fronteiriça junto à El Paso, Texas. Ao longo dos anos, Juárez foi se estabelecendo como uma cidade de economia de ‘fachada’, muitas vezes figurando entre as cidades mais violentas do mundo, principalmente entre os anos de 2008 e 2012.

Nómada Laboratório Urbano: a retomada dos espaços públicos na era da nova normalidade - Imagem 17 de 30
© Nómada Laboratorio Urbano

Entretanto, durante a recente crise sanitária de COVID-19 muitos dos estragos econômicos, sociais e culturais deste sistema vieram a tona, trazendo consigo uma série de questões. Como consequência, muitas pessoas perderam seus empregos, afetando também cargos públicos e o orçamento municipal como um todo. Mudanças consideráveis também foram vistas nos espaços públicos da cidade, demandando uma ação imediata e um maior engajamento da comunidade local.

Nómada Laboratório Urbano: a retomada dos espaços públicos na era da nova normalidade - Imagem 7 de 30
© Nómada Laboratorio Urbano

Pensando nisso, o Nómada Laboratório Urbano decidiu levantar uma nova bandeira, propondo a criação de novos processos de intervenção no espaço público, influenciando a retomada de áreas a tanto tempo esquecidas e negligenciadas, estabelecendo uma nova dinâmica de resiliência urbana, pautada por estratégias de sustentabilidade e inclusão social. Apropriando-se de iniciativas bem sucedidas realizadas anteriormente na cidade, como o projeto Basketcolor: identidad, juego y resiliencia en la frontera de México, os moradores foram convidados a pintar quadras e praças de forma criativa e divertida para demarcar as regras de distanciamento social impostas durante a recente pandemia.

Nómada Laboratório Urbano: a retomada dos espaços públicos na era da nova normalidade - Imagem 2 de 30
© Nómada Laboratorio Urbano

Re-Re: O Retorno-Responsável surgiu como uma estratégia lúdico-educacional voltada à recuperação de espaços públicos em Ciudad Juárez, promovendo a reflexão coletiva sobre como utilizar infra-estruturas cívicas de forma responsável em tempos de pandemia. Por todos o seus benefícios, a proposta de “retorno-responsável” tem muito à oferecer à nossa cidade e seus moradores, promovendo a resiliência do espaço urbano, a responsabilidade social e a cidadania além da reestabelecimento de comunidades integradas e seguras após anos de muita violência, dor e sofrimento.
– Nómada Laboratório Urbano

Nómada Laboratório Urbano: a retomada dos espaços públicos na era da nova normalidade - Imagem 3 de 30
© Nómada Laboratorio Urbano

Como um primeiro exercício prático e trabalhando em conjunto com o comitê da comunidade do bairro Castillo Peraza, o Estúdio Jorge Urias e o Instituto de Cultura da cidade (IPACULT), remodelamos duas quadras multifuncionais, transformando não apenas a sua aparência mas a vida de todos os moradores da região.

Respondendo às atuais restrições, esse projeto cria uma infinidade de espaços flexíveis que proporcionam uma alternativa de retomada do espaço público de forma responsável e segura. Aos poucos, a medida que vamos retomando nossas vidas nesta “nova normalidade”, é preciso fazê-lo de forma consciente e melhor, aproveitando essa oportunidade para engajar todos os moradores em benefício de uma comunidade mais unida e saudável. – Nómada Laboratório Urbano

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Nómada Laboratório Urbano: a retomada dos espaços públicos na era da nova normalidade" [Nómada Laboratorio Urbano: espacio público y nueva normalidad en la frontera de México] 01 Set 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945643/nomada-laboratorio-urbano-a-retomada-dos-espacos-publicos-na-era-da-nova-normalidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.