Nova ponte de Gênova projetada por Renzo Piano é inaugurada

Projetada por Renzo Piano, a nova ponte Genova San Giorgio, que cruza o rio Polcevera no norte da Itália, foi inaugurada. Criada após o trágico colapso da Ponte Morandi em 2018, a nova estrutura abrirá ao tráfego a partir de amanhã, 5 de agosto.

Nova ponte de Gênova projetada por Renzo Piano é inaugurada - Mais Imagens+ 1

A inauguração da nova ponte de Gênova, na Itália, ocorre após dois anos do colapso parcial da antiga estrutura que levou 43 vidas. Construído em 1967, o viaduto de um quilômetro de extensão elevava-se 45 metros acima do solo, conectando a rodovia Genoa-Savona à rodovia Genoa-Valle del Po.

Projetada originalmente pelo engenheiro Riccardo Morandi, a ponte passou por muitos trabalhos de manutenção, mas problemas relacionados à sua estabilidade continuaram aparecendo ao longo dos anos. Em 14 de agosto de 2018, “um dos três pilares que sustentavam a ponte desabou, levando consigo um trecho da estrada com cerca de 200 metros de comprimento”. Após o desastre, Renzo Piano, natural de Gênova e profundamente afetado pela tragédia, ofereceu o projeto de uma nova ponte para substituir a antiga.

Sem parar durante a pandemia, a ponte "foi construída em tempo recorde, pelo menos para a Itália", e se apoia sobre 18 pilares ao longo de 1.067 metros, 40 metros acima do solo. Tendo custo 202 milhões de euros, a ponte possui duas fileiras de painéis fotovoltaicos que atenderão 95% de suas necessidades.

Courtesy of Renzo Piano Building Workshop

Gênova provou ser uma cidade frágil, característica que pode, muitas vezes, ser associada a coisas belas e preciosas. No entanto, a fragilidade da cidade deve ser lida como uma oportunidade de mudar e evoluir, libertando-nos de preconceitos e restrições obtusas. [...] Em um momento de crise econômica global, nossa cidade pode ser um laboratório, um estudo de caso de desenvolvimento, porque é menos ancorada ao desenvolvimento especulativo que as grandes capitais europeias. – Lorenzo Trompetto, presidente da Fundação da Ordem dos Arquitetos de Gênova

Via Domus.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Nova ponte de Gênova projetada por Renzo Piano é inaugurada" [Renzo Piano's Genoa Bridge Opens to Traffic] 04 Ago 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945115/nova-ponte-de-genova-projetada-por-renzo-piano-e-inaugurada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.