Zaha Hadid Architects cria projeto residencial no Caribe

Zaha Hadid Architects acaba de revelar o Residências Roatán Próspera, seu último projeto com AKT II e Hilson Moran. Localizado na ilha de Roatán, no Caribe, a maior da Baía de Honduras, o projeto assume critérios ecológicos e sociais específicos, para desenvolver casas neste ambiente.

Zaha Hadid Architects cria projeto residencial no Caribe - Mais Imagens+ 18

© Zaha Hadid Architects

Gerando uma plataforma arquitetônica digital para criar casas para Roatán Próspera, o primeiro Centro de Desenvolvimento Econômico é construído sobre a Plataforma Prospera, uma zona de desenvolvimento econômico e de empregos, integrada às comunidades locais e com governança e regulamentação semi-autônomas.

"Integrando a tradição vernacular local de construção em madeira, adequação climática e experiência espacial com novas técnicas de projeto digital, engenharia e construção", o projeto das Residências Roatán Próspera responde diretamente aos desafios do clima, do terreno e da cultura. Confiando em uma abordagem abrangente do contexto, e trabalhando com materiais, artesanato e instalações fabris existentes na região, para apoiar a economia local, a iniciativa visa se misturar completamente com o território. Em colaboração com o AKT II, os elementos estruturais são feitos de madeira sustentável local.

© Zaha Hadid Architects
© Zaha Hadid Architects

Com o uso de tecnologias de informação digital, o desperdício, a poluição, a pegada de carbono e a energia podem ser reduzidos ao mínimo; enquanto que uma melhor qualidade de construção pode ser alcançada, com fabricação fora do canteiro de obras. De fato, o sistema modular desenvolvido como um "kit de peças", montado rapidamente no local, é "uma solução de custo controlado, especificamente adaptada às cadeias de fornecimento locais, transporte e instalação". Trabalhando para fornecer aos artesãos, comerciantes e equipes de construção locais um novo tipo de experiência. Através do uso de ferramentas tecnológicas inovadoras, o processo de projeto visa construir relações duradouras entre os proprietários e a comunidade local que ajudarão os novos moradores a se integrarem com a cultura local.

© Zaha Hadid Architects
© Zaha Hadid Architects

Além disso, através desta plataforma de configuração digital, os proprietários podem planejar suas casas, de acordo com suas necessidades espaciais e conectar-se com fornecedores locais. Aplicando o software de projeto paramétrico desenvolvido pelo Grupo de Computação e Projeto da ZHA (ZHCODE) e a Equipe de Engenharia Computacional da AKT II, (P.ART), a plataforma assegura que cada residência seja desenvolvida especificamente para a configuração definida por cada futuro residente.

© Zaha Hadid Architects
© Zaha Hadid Architects

De fato, "um princípio subjacente à plataforma de configuração é o direito de propriedade tridimensional, com os proprietários adquirindo direitos ocupacionais e de exclusão para unidades de espaço 3D denominadas volume-pixels ou voxels. Suas residências serão calculadas de forma algorítmica para se encaixarem no arranjo de voxels escolhido. Cada voxel tem 35 metros quadrados de área plana e 4 metros de altura. As unidades residenciais variam de 35 m² em estúdios (1 voxel) a 175 m²  em casas familiares (5 voxels)". Os proprietários podem personalizar seus layouts com esta plataforma para adequar-se ao número de voxels de sua preferência, com pelo menos 15000 variações diferentes para configurar o máximo de 5 voxels.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Zaha Hadid Architects cria projeto residencial no Caribe" [Zaha Hadid Architects Creates Residential Project for the Island of Roatán, Honduras in the Caribbean] 28 Jul 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944626/zaha-hadid-architects-cria-projeto-residencial-no-caribe> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.