Piscinas de Leça da Palmeira de Álvaro Siza são contempladas no programa de preservação da Getty Foundation

Piscinas de Leça da Palmeira de Álvaro Siza são contempladas no programa de preservação da Getty Foundation

A Getty Foundation anunciou mais de US$ 2 milhões em doações para 13 edifícios importantes do século XX, como parte do programa Keeping It Modern. Lançada em 2014, esta é a última edição da iniciativa de conservação que tem como objetivo estimular profissionais de todo o mundo a se envolverem em pesquisa e planejamento proativos para a preservação a longo prazo de edifícios modernos.

Cortesia de Getty FoundationCortesia de Getty FoundationCortesia de Getty FoundationCortesia de Getty Foundation+ 13

Cortesia de Getty Foundation
Cortesia de Getty Foundation

Keeping It Modern já contribuiu com doações a 77 obras localizadas em 40 países ao redor do mundo. Este ano, a lista de projetos é diversa e abrange uma feira que celebra a independência do Senegal, caixas d'água que lembram minaretes na orla do Golfo Pérsico e, ainda, um zoológico na Grã-Bretanha. Nesta edição, a Getty recebeu 90 candidaturas de obras localizadas em países como Chile, Kuwait, Nigéria e Portugal. 

A arquitetura moderna, com seus materiais experimentais e inovações estruturais, é uma expressão cultural poderosa que assumiu muitas formas em todo o mundo. Esses edifícios incorporam a engenhosidade humana, mas estão mostrando sua idade e exibem danos profundos que podem resultar em demolição, se não agirmos. As equipes contempladas com nossas doações estão trabalhando para salvaguardar essa herança moderna para as gerações futuras e produzir modelos de boas práticas que poderão servir de modelo para outros casos em todo o mundo. – Joan Weinstein, diretora da Getty Foundation

Cortesia de Getty Foundation
Cortesia de Getty Foundation

"Antes do lançamento de Keeping It Modern, a conservação de edifícios modernos costumava ter uma abordagem empírica, baseada no andamento das pesquisas e ações in loco – algo que poderia ter conseqüências desastrosas", disse Antoine Wilmering, supervisor da iniciativa. “Os líderes no campo da preservação se tornaram cada vez mais adversos a este hábito, por isso decidimos que nossos subsídios deveriam promover pesquisa e planejamento antes mesmo do início das obras de conservação.”

Das 77 doações concedidas até o momento, cinco focaram na implementação das estratégias de conservação. Devido à excelência no planejamento prévio e à qualidade da implementação, esses projetos têm forte potencial para servir de modelo para a conservação de outros edifícios do século XX.

Cortesia de Getty Foundation
Cortesia de Getty Foundation

Os 13 edifícios contemplados este ano foram:

  • Rietveld Academie, Amsterdã, Países Baixos (autoria: Gerrit Rietveld, 1963)
  • Piscinas de Marés de Leça da Palmeira, Portugal (autoria: Álvaro Siza, 1966)
  • International Fairgrounds, Dakar, Senegal (autoria: Jean-François Lamoureux e Jean-Louis Marin, 1974)
  • Kuwait TowersKuwait City, Kuwait (autoria: Malene Bjørn, 1976)
  • Monasterio Benedictino de la Santísima Trinidad de las Condes, Santiago, Chile (autoria: Brother Martín Correa e Gabriel Guarda OSB, 1964)
  • Obafemi Awolowo University, Ife-Ife, Nigéria (autoria: Arieh Sharon, 1962-76)
  • White Tower, Ekaterinburg, Rússia (autoria: Moisei Reisher, 1929-31)
  • Sardar Vallabhbhai Patel Stadium, Ahmedabad, Índia (autoria: Charles Correa; projeto estrutural: Mahendra Raj, 1966)
  • Oberstufen-Schulzentrum Wedding (escola secundária), Berlim, Alemanha (autoria: Pysall, Jensen, Stahrenberg & Partner, 1976)
  • Tecton Buildings at Dudley Zoo and Castle, Dudley, West Midlands, Reino Unido (autoria: Berthold Lubetkin e Tecton Group, 1937)

O edifício a seguir recebeu uma doação em 2019 para seus esforços de planejanento e recebeu outra este ano para a estabilização imediata de seus interiores:

  • Buzludzha Monument, Hadzhi Dimitar Peak, Buláaria (autoria: Georgi Stoilov, 1981)

Os dois edifícios a seguir receberam doações anteriores da Getty para pesquisa e planejamento de conservação e agora estão recebendo subsídios de implementação:

  • First Presbyterian Church, Stamford, EUA (autoria: Wallace K. Harrison, 1958)
  • Gandhi Bhawan, Chandigarh, Índia (autoria: Pierre Jeanneret, 1962)

Keep It Modern foi desenvolvido pela Getty Foundation para complementar a Conserving Modern Architecture Initiative (CMAI). Esta iniciativa continuará a buscar projetos de campo exemplares, oferecer programas de treinamento e disseminar publicações relacionadas à conservação da arquitetura moderna.

Saiba mais sobre o programa na página da Getty Foundation.

Via Getty Foundation

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Piscinas de Leça da Palmeira de Álvaro Siza são contempladas no programa de preservação da Getty Foundation" [Getty Foundation Announces Keeping It Modern Conservation Grants] 21 Jul 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944208/piscinas-de-leca-da-palmeira-de-alvaro-siza-sao-contempladas-no-programa-de-preservacao-da-getty-foundation> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.