Piscinas de Leça da Palmeira de Álvaro Siza são contempladas no programa de preservação da Getty Foundation

A Getty Foundation anunciou mais de US$ 2 milhões em doações para 13 edifícios importantes do século XX, como parte do programa Keeping It Modern. Lançada em 2014, esta é a última edição da iniciativa de conservação que tem como objetivo estimular profissionais de todo o mundo a se envolverem em pesquisa e planejamento proativos para a preservação a longo prazo de edifícios modernos.

Piscinas de Leça da Palmeira de Álvaro Siza são contempladas no programa de preservação da Getty Foundation - Mais Imagens+ 8

Cortesia de Getty Foundation

Keeping It Modern já contribuiu com doações a 77 obras localizadas em 40 países ao redor do mundo. Este ano, a lista de projetos é diversa e abrange uma feira que celebra a independência do Senegal, caixas d'água que lembram minaretes na orla do Golfo Pérsico e, ainda, um zoológico na Grã-Bretanha. Nesta edição, a Getty recebeu 90 candidaturas de obras localizadas em países como Chile, Kuwait, Nigéria e Portugal. 

A arquitetura moderna, com seus materiais experimentais e inovações estruturais, é uma expressão cultural poderosa que assumiu muitas formas em todo o mundo. Esses edifícios incorporam a engenhosidade humana, mas estão mostrando sua idade e exibem danos profundos que podem resultar em demolição, se não agirmos. As equipes contempladas com nossas doações estão trabalhando para salvaguardar essa herança moderna para as gerações futuras e produzir modelos de boas práticas que poderão servir de modelo para outros casos em todo o mundo. – Joan Weinstein, diretora da Getty Foundation

Cortesia de Getty Foundation

"Antes do lançamento de Keeping It Modern, a conservação de edifícios modernos costumava ter uma abordagem empírica, baseada no andamento das pesquisas e ações in loco – algo que poderia ter conseqüências desastrosas", disse Antoine Wilmering, supervisor da iniciativa. “Os líderes no campo da preservação se tornaram cada vez mais adversos a este hábito, por isso decidimos que nossos subsídios deveriam promover pesquisa e planejamento antes mesmo do início das obras de conservação.”

Das 77 doações concedidas até o momento, cinco focaram na implementação das estratégias de conservação. Devido à excelência no planejamento prévio e à qualidade da implementação, esses projetos têm forte potencial para servir de modelo para a conservação de outros edifícios do século XX.

Cortesia de Getty Foundation

Os 13 edifícios contemplados este ano foram:

  • Rietveld Academie, Amsterdã, Países Baixos (autoria: Gerrit Rietveld, 1963)
  • Piscinas de Marés de Leça da Palmeira, Portugal (autoria: Álvaro Siza, 1966)
  • International Fairgrounds, Dakar, Senegal (autoria: Jean-François Lamoureux e Jean-Louis Marin, 1974)
  • Kuwait TowersKuwait City, Kuwait (autoria: Malene Bjørn, 1976)
  • Monasterio Benedictino de la Santísima Trinidad de las Condes, Santiago, Chile (autoria: Brother Martín Correa e Gabriel Guarda OSB, 1964)
  • Obafemi Awolowo University, Ife-Ife, Nigéria (autoria: Arieh Sharon, 1962-76)
  • White Tower, Ekaterinburg, Rússia (autoria: Moisei Reisher, 1929-31)
  • Sardar Vallabhbhai Patel Stadium, Ahmedabad, Índia (autoria: Charles Correa; projeto estrutural: Mahendra Raj, 1966)
  • Oberstufen-Schulzentrum Wedding (escola secundária), Berlim, Alemanha (autoria: Pysall, Jensen, Stahrenberg & Partner, 1976)
  • Tecton Buildings at Dudley Zoo and Castle, Dudley, West Midlands, Reino Unido (autoria: Berthold Lubetkin e Tecton Group, 1937)

O edifício a seguir recebeu uma doação em 2019 para seus esforços de planejanento e recebeu outra este ano para a estabilização imediata de seus interiores:

  • Buzludzha Monument, Hadzhi Dimitar Peak, Buláaria (autoria: Georgi Stoilov, 1981)

Os dois edifícios a seguir receberam doações anteriores da Getty para pesquisa e planejamento de conservação e agora estão recebendo subsídios de implementação:

  • First Presbyterian Church, Stamford, EUA (autoria: Wallace K. Harrison, 1958)
  • Gandhi Bhawan, Chandigarh, Índia (autoria: Pierre Jeanneret, 1962)

Keep It Modern foi desenvolvido pela Getty Foundation para complementar a Conserving Modern Architecture Initiative (CMAI). Esta iniciativa continuará a buscar projetos de campo exemplares, oferecer programas de treinamento e disseminar publicações relacionadas à conservação da arquitetura moderna.

Saiba mais sobre o programa na página da Getty Foundation.

Via Getty Foundation

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Piscinas de Leça da Palmeira de Álvaro Siza são contempladas no programa de preservação da Getty Foundation" [Getty Foundation Announces Keeping It Modern Conservation Grants] 21 Jul 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944208/piscinas-de-leca-da-palmeira-de-alvaro-siza-sao-contempladas-no-programa-de-preservacao-da-getty-foundation> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.