Ciclo de debates online - Mobilidade em tempos de crise

A mobilidade se apresenta como uma das questões centrais de indagações e investigações sobre as cidades e os processos de urbanização.

Pensando nisso, somado aos conteúdos propostos pela pós-graduação Mobilidade e Cidade Contemporânea, ocorre o ciclo de debates on-line “Mobilidade em Tempos de Crise: Os desafios e o novo futuro da mobilidade urbana frente à crise política, econômica, social e sanitária”.

PROGRAMAÇÃO

PAINEL 2 – qui – 09.07

O futuro do transporte público está ameaçado?
Com Ana Odila Souza, Clarisse Linke (ITDP) e Olívia Aroucha (SPTrans)

mediação: Tácito Pio | Escola da Cidade

CONVIDADOS

Ana Odila Souza - Graduada pela Escola Politécnica da USP e pós-graduada em Matemática Aplicada e tem especialização em Engenharia da Computação. Engenheira Especialista em Planejamento de Transporte, foi Coordenadora da Assessoria de Planejamento da SMT- Secretaria Municipal de Transporte entre 2001 e 2004, quando participou da concepção e implantação do Bilhete Único na cidade. Entre 2013 e 2016, foi Diretora de Planejamento da SPTrans – São Paulo Transporte, período que liderou a implantação da Rede de Linhas da Madrugada, introduziu a experiência piloto da Operação Controlada dos Ônibus, e coordenou a elaboração do Plano de Transporte Coletivo que compõe o PlanMob 2015 - Plano de Mobilidade do Município de São Paulo publicado em 2015.

Clarisse Linke | ITDP – Mestre em Políticas Sociais, ONGs e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science, onde se graduou e recebeu o prêmio “Titmuss Examination Prize”, é também pós-graduada em Terceiro Setor pelo Instituto de Economia da UFRJ. Trabalha em planejamento e implementação de políticas e programas sociais desde 2001, com experiência no Brasil, Moçambique e Namíbia. Desde 2012 faz parte do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) Brasil. Durante o período de 2006-2011, ela fez parte do corpo de diretores da Bicycling Empowerment Network Namibia (BEN Namibia), onde foi uma das responsáveis pela expansão das atividades da organização, se tornando a maior rede de distribuição de bicicletas integrada à implementação de empreendimentos sociais na África sub-Saariana.

Olívia Arocuha | SPTrans - Engenheira especialista com mais de 30 anos de experiência em planejamento e projetos de transportes, participou do desenvolvimento do primeiro projeto de bilhetagem eletrônica no Brasil em 1997 (Campinas/SP). Atuou como diretora em empresas gestoras nas cidades de São Paulo (SPTrans) e Campinas (EMDEC) participando da concepção e elaboração de editais para concessão de operação do transporte urbano, projetos de infraestrutura para o transporte e gestão de sistemas de bilhetagem. Como consultora técnica, CEO da Única Assessoria Empresarial, participa do desenvolvimento e implementação de vários projetos nas áreas de planejamento e operação de transportes urbanos, incluindo sistemas de ITS. Recentemente (2014/17) coordenou junto à ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos) a elaboração de caderno técnico sobre Custos dos Serviços de Transporte Coletivo Público por Ônibus, consolidando uma atualização da metodologia de cálculo dos custos de transporte coletivo urbano por ônibus (Planilha Tarifária) com a abordagem de todos os aspectos envolvidos direta e indiretamente na produção dos serviços. Atualmente atua como Assessora Técnica da Diretoria de Planejamento de Transporte da SPTrans, empresa gestora do transporte coletivo urbano sobre pneus na cidade de São Paulo.

DATAS
09.07 – qui – painel 2 – o futuro do transporte público está ameaçado?
16.07 – qui – painel 3 – mobilidade ativa é a solução?

HORÁRIO
19h30

TRANSMISSÃO
Aberto a todo público interessado. Transmissões ao vivo no canal da EC no YouTube.

  • Título

    Ciclo de debates online - Mobilidade em tempos de crise
  • Tipo

    Série de Palestras
  • Organizadores

  • De

    09 de Julho de 2020 07:30 PM
  • Até

    16 de Julho de 2020 07:30 PM
  • Onde

    evento online
  • Endereço

    evento online

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Ciclo de debates online - Mobilidade em tempos de crise" 06 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943145/ciclo-de-debates-online-mobilidade-em-tempos-de-crise> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.