UNStudio projeta edifício educacional flexível para a TU Delft nos Países Baixos

Parte da Universidade de Tecnologia de Delft (TU Delft), na Holanda, o Echo é um novo edifício interdisciplinar multifuncional e flexível, agora em construção e com conclusão prevista para dezembro de 2021. Projetado pelo UNStudio, em colaboração com Arup e BBN, a instalação inovadora atende às necessidades de um número cada vez maior de estudantes.

UNStudio projeta edifício educacional flexível para a TU Delft nos Países Baixos - Mais Imagens+ 7

Projetada de acordo com a necessidade de espaço extra para o ensino das universidades holandesas, a última intervenção na TU Delft gera salas de ensino maiores. Apoiando tipologias educacionais com um edifício gerador de energia, o Echo está centrado na adaptabilidade e bem-estar do usuário. Com um total de sete salas de ensino e mais de 300 espaços de estudo, com layouts flexíveis, o Echo inclui uma grande sala de palestras, que pode acomodar 700 pessoas e pode ser dividida em três módulos separados.

© UNStudio

O futuro campus precisa ser programado com uma série de espaços ágeis que convidam alunos e professores a aprender, colaborar e co-criar. À medida que o número de alunos continua crescendo, os prédios educacionais precisam ser extremamente flexíveis: eles não apenas precisam operar para uso compartilhado entre os professores, mas também precisam abrigar uma grande variedade de espaços flexíveis que atendam a várias maneiras de ensinar, estudar, com diferentes tamanhos de salas. -  Ben van Berkel.

© UNStudio

Projetado de acordo com as novas e futuras necessidades dos professores e alunos, o Echo possui um espaço para palestras e tutoriais, trabalho em grupo, ensino baseado em projetos, debates e estudo individual, para cerca de 1.700 alunos. De fato, as salas podem acomodar entre 150 e 700 pessoas, já para o ensino baseado em projetos, as salas de quatro níveis podem acomodar até 70 pessoas cada. Além disso, uma sala para estudos de caso fomentará o ensino/interação motivacional entre professores e alunos. Dois auditórios também definem o espaço em uma praça aberta e animada, onde inúmeras e variadas atividades podem ocorrer. Uma escada grande posicionada centralmente facilita e promove a circulação através do edifício.

© UNStudio

Transcendendo os ambientes atuais de aprendizado, “o projeto apóia a cultura contemporânea de 'Everything Anywhere', onde o espaço intermediário também é de grande importância”. O Echo não apenas se conecta ao espaço público circundante, mas também o define. O térreo, transformado em uma praça pública flexível e coberta, contém dois volumes esculturais que direcionam o fluxo de pessoas. Com um exterior robusto e elegante, a estrutura se abre para as atividades que ocorrem no interior e no entorno.

© UNStudio

O projeto do Echo cumpre com as ambições progressivas de sustentabilidade da TU Delft. [...] Não só foi dada muita atenção ao impacto ambiental dos materiais utilizados na construção, mas o edifício por completo foi projetado, o máximo possível, de acordo com os princípios da circularidade. - UNStudio

© UNStudio

  • UNStudio: Ben van Berkel, Arjan Dingsté, Marianthi Tatari, Jaap-Willem Kleijwegt, Ariane Stracke e Piotr Kluszczynski, Thys Schreij, Mitchel Verkuijlen, Bogdan Chipara, Krishna Duddumpudi, Fabio Negozio, Ryan Henriksen, Wangzi Tu, Wangzi Tu,
  • Engenharia Estrutural, Mecânica, Elétrica, Hidrossanitária e Física de Edifícios: Arup
  • Consultoria de custos de construção: BBN
  • Empreiteira: BAM Bouw en Techniek

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "UNStudio projeta edifício educacional flexível para a TU Delft nos Países Baixos" [UNStudio Designs a Multifunctional and Flexible Education Building for TU Delft in the Netherlands] 02 Jul 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942301/unstudio-projeta-edificio-educacional-flexivel-para-a-tu-delft-nos-paises-baixos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.