Cabanas e retiros de final de semana: um panorama da arquitetura contemporânea tcheca

Profundamente enraizada em uma paisagem natural exuberante e diversa, a arquitetura tcheca pode ser caracterizada por sua busca incessante em construir novas relações entre o espaço construído e não construído. Habitando o coração do continente europeu, a República Tcheca é um país de vasta e rica história, carregando um legado enorme que chega até os tempos em que era conhecida como o Reino da Boêmia. Atualmente, arquitetos e designers tchecos buscam inspiração nesta paisagem montanhosa permeada por florestas e pontuada por lagos e cidades históricas, construído uma arquitetura intimamente conectada com a sua paisagem.

Cabanas e retiros de final de semana: um panorama da arquitetura contemporânea tcheca - Mais Imagens+ 7

© BoysPlayNice

Com um país de pequenas dimensões e fazendo fronteira com países como a Áustria, a Alemanha, a Polônia e a Eslováquia, a região da antiga Boêmia é caracterizada por uma paisagem verde e montanhosa. No coração deste território e às margens do rio Vitava, encontra-se uma das mais belas cidades do mundo, Praga, sua maior cidade e capital do país. A República Tcheca tradicionalmente se dividido em três grandes regiões: a Boêmia, a Morávia, e a Silésia Tcheca. A seguir, apresentaremos um pequeno panorama da arquitetura contemporânea Tcheca através de uma série de pequenos projetos residenciais que assumem a forma de cabanas ou retiros de finais de semana, uma arquitetura que nasce de um profundo entendimento e respeito pela paisagem histórica e natural na qual encontra-se inserida.

Cabine no lago por FAM Architekti + Feilden+Mawson

© Tomas Balej

O projeto busca proporcionar um refúgio durante todo o ano para a paixão por vela dos clientes, com uma tipologia mínima e máximas conexões visuais com o lago e o bosque de pinheiros ao redor. O teto inclinado é resultado do planejamento do espaço interior, assim como a relação com o lago - o eixo da orla representado pelo cais de atracagem como ponto de acesso principal.

Casa à beira da Floresta por kaa-studio

© BoysPlayNice

A Casa à beira da floresta está localizada em um pequeno povoado junto à uma rua formada por uma fileira de casas unifamiliares às margens da floresta. O bairro é caracterizado pela presença de antigas estruturas, algumas com anexos modernos. O projeto do Kaa-Studio, por sua vez, é um projeto de reforma que a parte de preservar a estrutura pré-existe em toda a sua integridade, se revela moderno e contemporâneo.

Residência Zilvar por ASGK Design

© Petra Hajska

A residência Zilvar está localizada na periferia de um pequeno povoado ao leste de Bohemia, rodeado por campos e bosques. O requerimento do cliente era o desenho de uma casa de madeira com baixo consumo de energia e que fosse composta por vários espaços abertos para fomentar a proximidade entre os três membros da família e integrarem-se diretamente com a natureza que rodeia o terreno.

Villa em Frýdava por Uhlik architekti

© Tomas Balej

A Villa em Frýdava está localizada em uma encosta íngreme junto à represa de Lipno, a qual encontra-se orientada em direção nordeste — o que é bastante desfavorável nestas latitudes. O projeto então procura encontrar respostas a estas condições bastante insólitas e contraditórias. Desta forma, o volume da casa foi dividido em dois, para com isso, proporcionar melhores condições de iluminação e ventilação natural — permitindo ainda desfrutar de impressionantes vistas para a paisagem do lago.

Casa Estufa por RicharDavidArchitekti

Cortesia de RicharDavidArchitekti

O projeto e construção da Casa Estufa foi desenvolvido em três etapas, reconstruído uma antiga casa em meio ao pomar e implantando uma estufa na cobertura, uma solução que nos permitiu manter as vistas para o jardim desobstruídas, economizando tempo e dinheiro a medida que construiríamos apenas uma e não duas estruturas, além disso, o calor residual da casa gerado pelo sistema de aquecimento durante o inverno poderia ser revertido facilmente para aquecer a estufa, enquanto esta última permitiria amenizar o calor no interior nos dias mais quentes do ano.

Casa Castanheira por Valarch Studio

© BoysPlayNice

A Casa Castanheira é o primeira projetado construída pelos arquitetos do estúdio Valarch, o qual encontra-se localizado em um pequeno povoado entre Kopřivnice e o Štramberk, na região da Morávia-Silésia, extremo leste da República Checa. A casa foi construída em uma antiga área recreativa junto à floresta, onde uma grande e antiga castanheira permanecia solitária um campo aberto. A imponente árvore se tornou o foco de todo o projeto e a casa então foi batizada como a Casa da Castanheira.

Casa de campo perto do lago por Atelier 111 Architekti

© BoysPlayNice

Inspirados nas tradicionais casas de campo da República Checa, os arquitetos projetaram esta casa perto do lago como um cenário pitoresco. Seu tamanho limitado é restrito pelo código de obras local; o qual delimita uma área máxima construída de até 50 m2, e a altura máxima de 5 metros – exigindo uma solução simples e compacta para este retiro familiar de final de semana.

Residência RR por monom

© Tuomas Harjumaaskola

A equipe do Monom vislumbrou a idéia de construir uma casa no meio do bosque, no centro de uma cidade cercada por florestas. O projeto foi concebido para adaptar-se à tranquilidade e o sossego da paisagem, respeitando seu contexto ao mesmo tempo que proporciona uma sensação de privacidade e segurança para os moradores, uma casa onde eles podem desfrutar da natureza sem precisar sair de casa.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Cabanas e retiros de final de semana: um panorama da arquitetura contemporânea tcheca" [Cabins and Chalets: Secluded Homes in the Czech Countryside] 16 Jun 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941609/cabanas-e-retiros-de-final-de-semana-um-panorama-da-arquitetura-contemporanea-tcheca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.