Casa Estufa / RicharDavidArchitekti

Casa Estufa / RicharDavidArchitekti - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MadeiraCasa Estufa / RicharDavidArchitekti - Fotografia de InterioresCasa Estufa / RicharDavidArchitekti - Fotografia de Exterior, JardimCasa Estufa / RicharDavidArchitekti - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Terraço, CorrimãoCasa Estufa / RicharDavidArchitekti - Mais Imagens+ 22

  • Arquiteto Responsável : David Kazický
  • Design De Interiores: Jana Medková e Hana Medková
  • Fornecedor: AVASTA s.r.o.
  • Cidade: Hořice
Mais informaçõesMenos informações
Casa Estufa / RicharDavidArchitekti - Fotografia de Exterior
Cortesia de RicharDavidArchitekti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto e construção da Casa Estufa foi desenvolvido em três etapas. Primeiramente procuramos entender as demandas específicas dos nossos clientes, os quais desejavam mudar de ares, construir e mudar-se para uma casa inteiramente nova. Havia ainda um desejo de construir uma estufa onde eles pudessem cultivar plantas ornamentais exóticas. Depois de uma breve avaliação do programa de necessidades e do orçamento da obra, decidimos projetar uma casa menor que a anterior, com metade da área construída total.

Casa Estufa / RicharDavidArchitekti - Fotografia de Exterior, Jardim
Cortesia de RicharDavidArchitekti

Com isso em mente, em um segundo momento começamos a procura pelo terreno. Quando eles nos mostraram este lote de aproximadamente 800 metros quadrados, começamos a trabalhar no projeto imediatamente. Entretanto, durante o processo de projeto eles acabaram adquirindo a propriedade vizinha, um terreno de mais de 2000 mil metros quadrados que contava com um antigo pomar e onde eles estavam decididos a construir a estufa que tanto desejavam.

Casa Estufa / RicharDavidArchitekti - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Terraço, Corrimão
Cortesia de RicharDavidArchitekti

Foi neste momento que decidimos repensar a nossa proposta inicial, dando início a terceira etapa do projeto. A nossa ideia então foi implantar o edifício em meio ao pomar, posicionando a estufa na cobertura da casa. Esta decisão nos permitiria manter as vistas para o jardim desobstruídas, economizando tempo e dinheiro a medida que construiríamos apenas uma e não duas estruturas, além disso, o calor residual da casa gerado pelo sistema de aquecimento durante o inverno poderia ser revertido facilmente para aquecer a estufa, enquanto esta última permitiria amenizar o calor no interior nos dias mais quentes do ano.

Casa Estufa / RicharDavidArchitekti - Fotografia de Interiores, Viga, Jardim
Cortesia de RicharDavidArchitekti
Cortes
Casa Estufa / RicharDavidArchitekti - Fotografia de Interiores
Cortesia de RicharDavidArchitekti

Neste projeto procuramos desconstruir a típica hierarquia espacial de uma casa. O edifício não conta com um acesso principal seguido de um hall de entrada. Seus espaços são abertos e fluídos de modo que podemos entrar e sair da casa seja pela sala ou pelo quarto. Para chegarmos até a estufa na cobertura há um acesso exterior independente. Ao redor de todo o perímetro da residência, a cobertura translúcida da estufa acaba por criar um um amplo espaço avarandado coberto e aberto. Todos os cômodos podem ser acessados à partir do exterior de forma independente através de amplas portas de correr de vidro.

Casa Estufa / RicharDavidArchitekti - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
Cortesia de RicharDavidArchitekti
Casa Estufa / RicharDavidArchitekti - Fotografia de Interiores, Madeira
Cortesia de RicharDavidArchitekti

A estrutura programática do edifício está composta por dois elementos principais: a área residencial no térreo e a estufa elevada sobre a cobertura desta última. Ambos componentes são estrutural e funcionalmente independentes. Enquanto que a casa propriamente dita foi construída com paredes estruturais de alvenaria e pilares de aço que dão suporte a laje de concreto aparente da cobertura, a estrutura da estufa foi pré-fabricada e construída em leves perfis de aço galvanizado e a cobertura em policarbonato oco de quatro câmaras.

Casa Estufa / RicharDavidArchitekti - Fotografia de Interiores, Cozinha, Vidro
Cortesia de RicharDavidArchitekti

O edifício foi concebido como uma casa de baixo consumo energético e fachada ventilada. As paredes de carga, que operam também como massa térmica, foram internamente revestidas com arenito e ripas de madeira do lado de fora, resultando em uma fachada ventilada graças aos afastamentos e sistema de fixação das tábuas de madeira.

Casa Estufa / RicharDavidArchitekti - Fotografia de Interiores, Madeira
Cortesia de RicharDavidArchitekti

As aberturas foram projetadas em estrutura de alumínio e vidro triplo. A estrutura de aço da cobertura – montada no local – conta com acabamento galvanizado na cor branca. Placas de policarbonato translúcido de 8,5 metros de comprimento foram utilizadas para cobrir toda a estufa. Tanto os pisos do térreo e da estufa foram executados em concreto e receberam uma pintura epóxi como acabamento.

Casa Estufa / RicharDavidArchitekti - Fotografia de Exterior, Madeira, Concreto
Cortesia de RicharDavidArchitekti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Estufa / RicharDavidArchitekti" [Family Greenhouse / RicharDavidArchitekti] 08 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940969/casa-estufa-richardavidarchitekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.