Arquitetura no mar: 9 projetos relacionados com o oceano

Desde 1992, em decorrência da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, no dia 8 de junho celebramos o Dia Mundial dos Oceanos, uma forma de reconhecimento e tributo ao mar e a tudo que ele oferece, dos insumos à potência enquanto marco na paisagem. No que concerne à arquitetura, projetos que lidam com a presença desse plano infinito de água têm a oportunidade de dialogar diretamente com um dos mais fortes e expressivos elementos da natureza.

Arquitetura no mar: 9 projetos relacionados com o oceano - Mais Imagens+ 5

Desenhar edifícios em sua relação com o oceano é um tipo de ocasião especial de projeto que tem referências inevitáveis e preciosas, como o complexo das Piscinas de Marés de Leça da Palmeira em Portugal, de Alvaro Siza, que há mais de 20 anos serve de equipamento público à população local e a turistas do mundo todo – uma lição das formas possíveis de desenho da paisagem. Outro exemplo que virou uma grande atração turística está em Zadar, na Croácia, onde em 2005 o arquiteto Nikola Bašić propôs o redesenho da encosta marítima da cidade, criando o Sea Organ, que se vale do movimento das ondas para criar uma dinâmica de som e ambiência na paisagem urbana.

Seja em encomendas públicas ou de uso privado, separamos uma seleção de exemplos que provam que a ligação da arquitetura com o mar pode render resultados surpreendentes, que servem também como atestado de aproximação da cultura e da natureza por diversos caminhos.

Residência do Infinito / Alberto Campo Baeza

Residência do Infinito / Alberto Campo Baeza. Imagem: © Javier Callejas

"Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um lugar maravilhoso, um pedaço do paraíso na Terra, na cidade de Cádiz, erguemos um plano infinito frente ao mar infinito, a residência mais ousada que já fizemos. No limite das águas do Oceano Atlântico, onde o mar une o novo e o velho continente, surge uma plataforma de pedra. No lugar por onde passavam e passam todos barcos que vêm do Mediterrâneo a abismar-se no Atlântico."

Centro de Visitantes na Islândia / Andersen & Sigurdsson Architects

Centro de Visitantes na Islândia / Andersen & Sigurdsson Architects. Imagem: © Christopher Lund

"O centro de visitantes está situado nos arredores da pequena vila de Bakkagerdi, habitada por meras 130 pessoas. A navegação e a agricultura ainda são as principais indústrias locais, mas o turismo está crescendo rapidamente. 

Em 2015, o município realizou um concurso de arquitetura para um edifício à beira-mar, um local para atender às necessidades dos pescadores e autoridades portuárias, além de ser um ponto focal para os turistas. A área possui uma extensa vida de pássaros, com aves migratórias, como patos e papagaios-do-mar reunidos no verão. Cerca de 40.000 turistas visitam anualmente e o novo edifício deve garantir uma interferência mínima entre as atividades do porto e as atividades dos turistas."

Casa Do / Cazú Zegers G

Casa Do / Cazú Zegers G. Imagem: © Carlos Eguiguren

"Um habitar contido entre duas paredes curvas que acolhem, como uma matriz, o habitar. Frente à magnitude do Oceano Pacífico, a grandeza abissal do litoral no Norte do Chile."

Praça do Migrante / Taller DIEZ 05

Praça do Migrante / Taller DIEZ 05. Imagem: © Luis Gordoa

"O conceito geral do projeto gira em torno da "Teoria das bordas", eventos que acontecem em um entorno natural entre dois ambientes, no limiar oceano e terra firme, provocando uma espécie de espaço descontínuo, intersticial, um "tecido" entre dois elementos, uma "experiência de sentir o litoral". Assim, o projeto pretende valorizar o contexto original e apropriar-se da ideia de movimento contínuo das marés, por isso seu percurso não é linear, mas sim composto de pausas e ritmos descontínuos, ainda que formando uma unidade urbana."

Under / Snohetta

Under / Snohetta. Imagem: © Ivar Kvaal

"Incontáveis espécies de animais marinhos encontram nestas águas, parte salgadas parte salobras, o ambiente perfeito para procriar e se estabelecer, criando uma abundante e exuberante biodiversidade marinha. O projeto desenvolvido pelo escritório norueguês Snøhetta foi concebido para abrigar um centro de pesquisa marítima e um restaurante, como uma enorme baleia encalhada na costa rochosa de Lindesnes, o ponto mais austral da Noruega."

Casa Loba / Pezo von Ellrichshausen

Casa Loba / Pezo von Ellrichshausen. Imagem: © Pezo von Ellrichshausen

"Talvez a única distinção entre objetos e coisas seja sua escala. Mais próximo a qualquer coisa natural, em sua escala ambígua, essa pequena edificação é mais do que uma cabana, porém, menos do que uma casa. Como um bloco opaco, um objeto monolítico pesadamente ancorado na beira de um precipício, em frente a uma reserva de leões marinhos na costa do Oceano Pacífico."

Seashore Library / Vector Architects

Seashore Library / Vector Architects. Imagem: © He Bin

"À medida que o céu se escurece, as nuvens ficam deslumbrantes em azul púrpura. Em um relance, desapareceu. O oceano está em cinza-carvão. A onda rema para a areia com um ritmo que quase se consegue ouvir. É um som ressonante que percorre fundo e longe. A brisa do mar deixa a sua marca na areia, criando ondulações de ondas aéreas. Um barco velho fica meio mergulhado embaixo da areia, como se tivesse habitado o lugar durante anos. Há poucas casas que costumavam ser abrigo de pescadores. Os restos de telhas e as paredes quebradas fecham o espaço no escuro. Através das aberturas na parede, cuidado, é o mar em quietude, como pinturas penduradas na parede".

Passeio Marítimo Torrequebrada / El Muelle Arquitectos

Passeio Marítimo Torrequebrada / El Muelle Arquitectos. Imagem: © Fernando Alda

"A intervenção coloca em valor a condição paisagística do lugar, assim como sua posição entre as praias Torrevigía e Torrequebrada. Se desenvolve em todo o passeio por uma faixa fluida e outra mais dura. A faixa fluida está destinada às áreas ajardinadas de espécies mediterrâneas, assim como ao mobiliário urbano e iluminação, gerando um espaço de amortecimento entre o complexo hoteleiro e o passeio. Foram selecionadas diferentes posições para a localização dos espaços para contemplar a paisagem, descansar ou tomar sol. O espaço duro está destinado ao passeio e práticas esportivas."

A Ponte Infinita / Gjøde & Povlsgaard Arkitekter

A Ponte Infinita / Gjøde & Povlsgaard Arkitekter. Imagem: © Aarhus I Billeder

" Além de enfatizar o panorama costeiro, a ponte estabelece uma conexão entre o presente e a história do lugar, reconectando a praia à um mirante esquecido em meio ao mar.

'A ponte encontra o antigo cais situado no lugar onde as pessoas podiam chegar com seus barcos à vapor. O Pavilhão histórico Varna, situado na ladeira sobre a praia, era um destino popular na paisagem cenográfica com seu terraço, restaurante e salão de baile. Na borda do bosque e em frente ao mar, o pavilhão deveria ser vivenciado desde o cais que já não existe. A ponte infinita restabelece esta conexão histórica e oferece uma nova perspectiva sobre a relação entre a cidade e a paisagem que a rodeia', disse Niels Povlsgaard, sócio e co-fundador do Gjode & Povlsgaard Arkitekter."

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Julia Daudén. "Arquitetura no mar: 9 projetos relacionados com o oceano" 08 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941086/dia-mundial-dos-oceanos-9-projetos-relacionados-com-o-mar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.