A maior estrutura de eventos ao ar livre da Europa entra em fase final de construção

Atualmente em construção e projetada por uma equipe multidisciplinar de três diferentes escritórios italianos de arquitetura – Iotti + Pavarani Architetti, Tassoni & Partners e Lauro Sacchetti Associati –, a RCF Arena, deverá se tornar em breve a maior estrutura para a realização de eventos ao ar livre da Europa. Localizada na cidade de Reggio Emilia, a estrutura terá capacidade para acolher até 100.000 pessoas durante a realização de shows e outros grandes eventos.

A maior estrutura de eventos ao ar livre da Europa entra em fase final de construção - Mais Imagens+ 3

© Iotti+Pavarani, Tassoni, LSA

Com data de inauguração prevista para o dia 12 de setembro de 2020, a RCF Arena está sendo construída em uma área de 20 hectares conhecida como Campovolo, a qual encontra-se localizada dentro do aeroporto internacional de Reggio Emilia, na região da Emilia Romagna. A história de Campovolo teve início no dia 10 de setembro de 2005, quando o musicista reggiano Luciano Ligabue se apresentou para mais de 165 mil pessoas na área do aeroporto de Reggio Emilia. De lá pra cá, houveram outros dois mega espetáculos em Campovolo, consolidando o espaço como um dos principais palcos para a realização de grandes eventos ao ar livre no norte da Itália. Pensando nisso, os gestores decidiram apostar alto e construir a maior estrutura para a realização de eventos ao ar livre da Europa, uma estrutura que contará ainda com uma extensa área verde, um mega palco e uma espaço de recepção e acolhida aos visitantes, “onde estruturas leves e temporárias poderão ser montadas segundo as necessidades específicas de cada evento.” Com o plano da platéia projetado com uma inclinação de 5%, a RCF Arena garantirá perfeita visibilidade para o público além de um alto desempenho acústico.

Projetada por uma equipe multidisciplinar liderada pelos escritórios de arquitetura Iotti + Pavarani Architetti, Tassoni & Partners e Lauro Sacchetti Associati, a RCF Arena está sendo construida desde abril de 2018 e deverá ser concluída ainda este ano. Considerando uma série de requisitos urbanísticos específicos, o projeto da Arena foi concebido como um grande parque urbano conectado a cidade, “transformando uma área subutilizada do aeroporto de Reggio Emilia em um novo centro social que de tempos em tempos, poderá ser utilizado para a realização de mega eventos ao ar livre.”

© Iotti+Pavarani, Tassoni, LSA

O projeto do Parque da RCF Arena foi desenvolvido como um espaço acessível e flexível. Desta forma os espaços do Parque poderão ser facilmente adaptados para acomodar diferentes programas, sempre à serviço da comunidade local, favorecendo o desenvolvimento social, econômico e cultural não apenas da cidade de Reggio Emilia, mas de toda a região em um contexto mais amplo. - Iotti + Pavarani Architetti, Tassoni & Partners e Lauro Sacchetti Associati

© Iotti+Pavarani, Tassoni, LSA

O projeto de intervenção prioriza a acessibilidade e a segurança. Graças à proximidade com o aeroporto de Reggio Emilia, a RCF Arena estará integrada ao sistema de transporte público da cidade além de estar conectada com algumas das principais linhas ferroviárias que atravessam a região norte da Itália. No nível da paisagem, o terreno está sendo remodelado de forma a criar uma rede orgânica de percursos caminháveis e acessíveis que conectarão todos os espaços do Parque. Os principais acessos assim como os diferentes espaços que compõe o programa da RCF Arena foram desenvolvidos com uma mesma linguagem arquitetônica de forma que serão facilmente reconhecíveis pelos visitantes tanto nos dias normais quanto durante a realização de grandes eventos. Desde a estrutura de recepção e acolhida até o palco propriamente dito, a estrutura da Arena se materializa de forma discreta na paisagem, minimizando o impacto no terreno mas ainda assim, servindo como um novo marco urbano para a cidade de Reggio Emilia.

  • Equipe de projeto: Paolo Iotti, Marco Pavarani, Guido Tassoni, Lauro Sacchetti
  • Clientes: C.VOLO SPA
  • Consultores: Fabrizio Costoli (Etastudio)
  • Colaboradoress: Roberto Bertani, Gabriele Brunettini, Stefano Nicolini, Giulia Piacenti, Atelier CRILO, Michele Riccò, Luca Romoli, Gianmaria Borellini, Daniele Del Rio
  • Construtora: NIAL Nizzoli

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "A maior estrutura de eventos ao ar livre da Europa entra em fase final de construção" [The Largest Open-Air Venue for Events and Concerts in Europe is Under Construction in Italy] 14 Mar 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935241/a-maior-estrutura-de-eventos-ao-ar-livre-da-europa-entra-em-fase-final-de-construcao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.