Terra Australis: a nova face da arquitetura australiana

A arquitetura australiana caracteriza-se por uma profunda coerência com as condições específicas de suas latitudes. Historicamente, arquitetos australianos tem se apropriado das conjunturas ambientais, climáticas e culturais do país para dar forma à uma arquitetura intimamente enraizada em seu contexto local. Mais recentemente, a arquitetura australiana também passou a incorporar questões relativas à identidade multicultural do país, estabelecendo uma nova forma de se conceber e se fazer arquitetura. Para ilustrar este fenômeno, compilamos uma lista de projetos recentemente construídos na Austrália que estão redefinindo a pauta sobre o desenvolvimento futuro da arquitetura contemporânea australiana.

Terra Australis: a nova face da arquitetura australiana - Mais Imagens+ 5

© Peter Bennetts

Tradicionalmente arraigada à paisagem local, a arquitetura australiana brotou ao longo de seu extenso litoral e pouco à pouco foi adentrando seu vasto interior. Por milhares de anos, os aborígenes australianos se apropriaram de materiais locais para construir suas casas próximas do mar. Mais tarde, com a invasão inglesa e colonização do país, a arquitetura australiana operou uma brusca mudança de curso, com grande influência dos estilos arquitetônicos então dominantes no Reino Unido e seus consequentes desdobramentos no país como o Queenslander e o Federation Style. Apropriando-se desta herança histórica multicultural, a arquitetura moderna australiana incorpora essa ancestralidade, revistando seu passado recente para buscar respostas precisas às suas condições ambientais e culturais específicas.

Geelong Arts Centre por Hassell

© Rory Gardiner

O novo Centro de Artes de Geelong cada de ser reinaugurado pelo Hassell na Austrália. Orçado em cerca de 38.5 milhões de dólares, o projeto de reforma foi concebido para dar uma nova cara ao centro de artes desta pequena cidade no estado de Victoria, criando uma nova entrada junto à Ryrie Street. Como o único centro de artes público do estado de Victoria fora de Melbourne, o Centro de Artes de Geelong foi criado para atender às crescentes demandas e necessidades da pujante e jovem comunidade criativa da região à sudoeste da Baía de Port Phillip.

The Princess Precinct por refresh*design

© Cathy Schusler

O ‘Princess Precinct’ é um dos raros projetos de casas da década de 1860 que ainda permanecem preservados na região suburbana da cidade de Brisbane. Neste projeto de reforma desenvolvido pelo refresh*design em 2018, um cuidadoso projeto de restauro foi levado à cabo, resgatando à integridade da estrutura original além da inserção de uma nova fachada de vidro serigrafado, o qual funciona como um elemento de transição e conexão entre o passado e o presente e o interior e o exterior.

Bunjil Place por fjmt

© Trevor Mein

Bunjil Place é um edifício multiuso. Uma biblioteca e um teatro ao mesmo tempo. É um espaço de encontro, uma galeria de arte e um centro expositivo. Seu projeto foi concebido como um espaço flexível e experimental para acolher os mais distintos eventos, palestras e debates, funcionando ainda como um centro de prestação de serviços, de trabalho e colaboração. Em meio a isso tudo, encontra-se um amplo foyer, uma praça pública de formas fluidas que serve para unificar este complexo conjunto de atividades.

Centro de Aprendizagem e Biblioteca Cobram por CohenLeigh Architects

Courtesy of CohenLeigh Architects

O Centro de Aprendizagem e Biblioteca Cobram é uma biblioteca distintamente "local", abrangendo tecnologias emergentes e promovendo o aprendizado flexível através de espaços para todas as idades. Trabalhando em estreita colaboração com as partes interessadas da comunidade, o processo projetual envolveu o traçado da linha do Murray River, nas proximidades, e então sobrepondo-a como a linha de corte em uma tela curvada de madeira curvilínea. O resultado é uma fachada dinâmica que envolve o perímetro da biblioteca, filtrando e lançando luz nos espaços internos do edifício. 

Você sempre desejou …? por M@ STUDIO Architects

© Peter Bennetts

O projeto intitulado "Você sempre desejou ...?" é um pavilhão temporário e foi o vencedor de um concurso nacional em duas fases realizada em 2016 pela National Gallery of Victoria (NGV). A primeira fase do julgamento foi anônima e recebeu 93 propostas, com cinco arquitetos selecionados para prosseguir à segunda fase. O edital do concurso pediu que os arquitetos "considerassem maneiras inovadoras de ativar um dos grandes espaços cívicos de Melbourne, o Grollo Equiset Garden, com um trabalho de arquitetura efêmera que provocasse reflexões.

Lyon Housemuseum por Lyons

© Dianna Snape

O Lyon Housemuseum é um projeto experimental e especulativo que se insere entre o âmbito da arte e dos espaços de vida para desafiar a compreensão mais convencional à respeito da esfera pública e privada e explorar novas relações entre arte e arquitetura por meio de um programa híbrido - o ‘museu-casa.’ Localizado na cidade de Melbourne, o Housemuseum acolhe os espaços de vida de uma familia de quatro pessoas além de uma grande coleção de arte contemporânea australiana, operando simultaneamente como casa e museu.

Cairns Botanic Gardens Visitors Centre por Charles Wright Architects

© Patrick Bingham Hall

Camuflado em uma floresta tropical australiana localizada no extremo norte de Queensland, o Centro de Visitantes do Jardim Botânico de Cairns se revela como um edifício mimético, marcando o portal de entrada para um dos mais impressionantes jardins públicos da Austrália. Vencedor do Prêmio Eddie Oribin de 2012, outorgado pelo Instituto Australiano de Arquitetos (AIA), o Centro de Visitantes do Jardim Botânico de Cairns foi desenvolvido pelo escritório de Charles Wright (CWA) depois de receberem o primeiro prêmio no concurso por convite para o projeto do Centro de Visitantes.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Terra Australis: a nova face da arquitetura australiana" [Terra Australis: Australia's New Cultural Projects Down Under] 09 Mar 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935000/terra-australis-a-nova-face-da-arquitetura-australiana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.