Arquiteto e teórico Yona Friedman morre aos 96 anos

Conhecido, entre outro motivos, por sua teoria da arquitetura móvel e seu projeto para uma "cidade espacial", Yona Friedman faleceu aos 96 anos de idade. O arquiteto e teórico francês de origem húngara foi uma das figuras mais influentes do campo disciplinar entre as décadas de 1950 e 1960.

Arquiteto e teórico Yona Friedman morre aos 96 anos - Mais Imagens+ 4

Cortesia de Yona Friedman

Seu inovador trabalho "Ville Spatiale", ou cidade espacial, lançado em 1958, consistia em uma enorme superestrutura que poderia envolver as cidades existentes e permitir que as pessoas construíssem seus próprios habitats dentro de um sistema maior. Apresentado em seu manifesto “L'Architecture Mobile”, ou arquitetura móvel, este projeto utópico sugeria a reciclagem das estruturas de cidades existentes.

Defensor da arquitetura lúdica, Friedman sempre apreciou a ideia da arquitetura para as pessoas, feita pelas pessoas. Sua contribuição mais importante para o campo continua sendo a "Ville Spatiale", e a maneira de Friedman expressar seus pensamentos arquitetônicos através de colagens e desenhos tornou-se emblemática de sua época.

Cortesia de Yona Friedman

A proposta de "Arquitetura para Pessoas" é uma variação da ideia original de "Ville Spatial". Baseia-se em uma estrutura fácil de modificar, uma estrutura não necessariamente elevada ao nível do solo, mantendo essa opção aberta, caso desejado. - Yona Friedman

Cortesia de Yona Friedman

Friedman foi também um grande debatedor da cidade contemporânea e seus desafios. Acreditava firmemente que "é responsabilidade dos arquitetos projetar estruturas que possam ser adaptadas para a maior variedade de indivíduos e finalidades".

Com uma longa e prolífica carreira, Yona Friedman participou de diversos eventos de prestígio, como a Bienal de Veneza e a Bienal de Xangai, teve suas instalações e intervenções exibidas nas maiores instituições do mundo, como o Museu MAXXI de Roma, e lecionou em algumas universidades de maior referência, como o MIT, Princeton, Harvard e Columbia.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Arquiteto e teórico Yona Friedman morre aos 96 anos" [Yona Friedman, French Architect and Urban Planner Passes Away at 96] 21 Fev 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934233/arquiteto-e-teorico-yona-friedman-morre-aos-96-anos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.