Foster + Partners vence concurso para projetar edifício modular pré-fabricado em Shenzhen

A Foster + Partners acaba de divulgar o seu mais recente projeto na China: a torre de apartamentos Qianhai Talents na cidade de Shenzhen. Escolhida através de um concurso internacional de projetos, a proposta foi encomendada para atender um nicho de mercado em crescente expansão na China: apartamentos compartilhados para jovens profissionais que levam um estilo de vida intenso e que passam a maior parte do dia trabalhando fora de casa. Procurando proporcionar privacidade e exclusividade a uma crescente comunidade de jovens ‘talentos’, o projeto concebido pela Foster + Partners propõe um edifício de apartamentos com layouts modernos pensados para proporcionar uma nova experiência de vida a seus moradores.

Depois de realizar uma série de pesquisas com pessoas que vivem em unidades compartilhadas, chegou-se a conclusão que muitas delas praticamente não utilizam a cozinha por passar o dia todo fora de casa. Pensando nisso, a equipe propôs “uma série de kitchenettes equipadas com uma cozinha bastante compacta, voltada apenas para suprir as necessidades mais básicas de seus moradores. Por outro lado, cada conjunto de doze unidades conta com uma cozinha comunitária compartilhada – um espaço de convívio concebido para reunir e aproximar os moradores.” Além disso, o edifício conta com uma praça de alimentação implantada em uma estrutura de três pavimentos em forma de pódio. Somando-se a isso, o edifício contará ainda com uma série de comodidades como um clube, um centro de bem-estar, espaços administrativos e áreas de co-working.

Luke Fox, diretor de escritório de arquitetura e responsável pelo projeto da Qianhai Talents, disse: “À medida que as relações de trabalho se transformam, a maneira como as pessoas vivem também evolui. O mercado de apartamentos de aluguel na China é um terreno fértil e em plena expansão. A medida que mais e mais pessoas estão se deslocando para as cidades, aumenta-se exponencialmente a procura por moradia, principalmente no coração do distrito financeiro de Qianhai. O projeto da Torre de Apartamentos concebido pela Foster + Partners procura recriar a sensação de espaço intimo familiar, oferencendo apartamentos compactos e uma série de espaços compartilhados que pretendem aproximar os moradores e criar um senso de comunidade e pertencimento.”

Desenvolvido através de um sistema modular pré-fabricado, o projeto dos Apartamentos Qianhai Talents será construído de forma eficiente e rápida. Cada um dos módulos é definido por um par de unidades limitadas por duas paredes de travamento, permitindo uma maior flexibilidade caso os clientes queiram combinar as unidades duas à duas. Embora existam diferentes tipos de unidade, todos os elementos internos são padronizados e também pré-fabricados para agilizar o processo de construção e montagem in-loco. “Estamos orgulhosos por nossa proposta ter sido escolhida como a grande vencedora deste concurso. A partir dos próximos meses esperamos poder dar continuidade ao desenvolvimento do projeto em conjunto com o nosso cliente,” acrescentou Fox.

Via Foster + Partners

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Foster + Partners vence concurso para projetar edifício modular pré-fabricado em Shenzhen" [Foster + Partners Design Modular Residential Towers for Shenzhen] 16 Fev 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933681/foster-plus-partners-vence-concurso-para-projetar-edificio-modular-pre-fabricado-em-shenzhen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.