FMZD transforma estrutura de concreto abandonada no Irã em galeria vertical

O Teerã Eye é um projeto de shopping center integrado à cidade, concebido como uma extensão do espaço público em pleno centro da capital iraniana. Projetado para atender a demanda por espaços comerciais e de serviço no centro de Teerã, o edifício concebido pela Farshad Mehdizadeh Design, é na verdade, um projeto de reforma e reformulação de uma antiga estrutura de concreto existente.

FMZD transforma estrutura de concreto abandonada no Irã em galeria vertical - Mais Imagens+ 13

De pequenos bazares até grandes shoppings, as compras fazem parte da cultura local da população de Teerã. Localizado em uma das principais ruas comerciais da cidade, a Shariati, o edifício foi concebido para suprir a crescente demanda por este tipo de atividades no centro da capital. Atravessado pelas principais artérias que passam pelo centro da cidade no sentido Norte-Sul, o Central Business District desempenha um papel fundamental no desenvolvimento urbano da Teerã do século XXI, abrigando uma série de espaços públicos e galerias comerciais. Por sua vez, o Teerã Eye opera como um importante elemento de amarração nesta fragmentada malha urbana, conectando o Grande Bazar aos bairros adjacentes.

Teerã conta com três espaços comerciais principais: o Grand Bazar na região centro-sul, os shoppings que ocupam a parte norte do centro da capital e pequenas ruas comerciais que conectam um extremo ao outro. Literalmente, o que há de melhor nesta região é o comércio de rua, responsável por trazer vida ao centro da cidade. -- Farshad Mehdizadeh Design

A massiva estrutura existente que deveríamos re-projetar, foi concebida inicialmente como um grande shopping center de nove pavimentos, uma estrutura “incapaz de sobreviver em um contexto como esse”, principalmente devido à característica histórica do comércio de rua do centro da capital. Embora os shoppings sejam atrativos por sua grande disponibilidade de vagas de estacionamento e fácil acesso à veículos particulares, neste caso específico - na nossa opinião - “o sucesso de uma estrutura como esta, em um lugar como este, depende da sua capacidade de interagir e criar conexões com o vibrante espaço público onde está inserida.

Cortesia de FMZD | Farshad Mehdizadeh Design

Os arquitetos do Farshad Mehdizadeh Design re-imaginaram este espaço como uma rua vertical que se desenvolve a partir do térreo através dos nove pavimentos da estrutura de concreto existente. Dividindo o edifício em duas partes, a rua vertical é uma continuação do domínio público, pontuado por pequenas salas comercias, enquanto a área fechada foi concebida para abrigar um loja de departamentos. A fachada principal do edifício é, portanto, aberta ao público, incorporando o comercio de bairro e conectando-se a seu contexto específico. Inspirado pelo caráter vibrante das ruas comerciais adjacentes, o projeto permite que as pessoas circulem livremente pelo edifício até a cobertura, onde finalmente é possível ter uma vista panorâmica para o skyline da cidade.

Cortesia de FMZD | Farshad Mehdizadeh Design

A estrutura não apenas supre uma considerável demanda por espaços comerciais no centro da cidade, mas promove e requalifica as áreas comerciais pré-existentes, proporcionando uma maior diversidade para o comércio de rua. Além disso, o Teerã Eye procura responder à seu contexto específico, promovendo o adensamento da região central e incentivando o comércio de bairro. -- Farshad Mehdizadeh Design

Cortesia de FMZD | Farshad Mehdizadeh Design

  • Nome do projeto: TEHRAN EYE
  • Escritório de arquitetura: FMZD | Farshad Mehdizadeh Design
  • Área contruída: 70,000 m2
  • Localização: Teerã, Irã
  • Arquiteto responsável: Farshad Mehdizadeh
  • Crédito das fotos: Ali Kazemi                  
  • Equipe de projeto: Farshad Mehdizadeh (Arquiteto responsável) Aida Sarboland, Anahita Jeihani e Sarvenaz Mosmeri

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "FMZD transforma estrutura de concreto abandonada no Irã em galeria vertical" [FMZD Transforms an Existing Concrete Structure in Tehran into a Contextual Shopping Mall] 24 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932168/fmzd-transforma-estrutura-de-concreto-abandonada-no-ira-em-galeria-vertical> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.