Vencedor do concurso House Challenge projeta moradia temporária flexível no deserto

O House Challenge divulgou os resultados do concurso de 2019, que reuniu inscrições de todo o mundo. Com um tema focado na Casa do Deserto, os candidatos projetaram propostas novas e originais para abrigos temporários neste ambiente hostil.

Cortesia de Ahmed M. Aglan & Haridas Narvekar

Este concurso foi inicialmente concebido para desafiar os participantes a pensarem uma habitação temporária que levassem em conta questões de sustentabilidade ambiental. Na edição de 2019, o concurso buscou uma habitação temporária para um grupo de 4 a 6 pessoas, de modo que elas possam viver confortavelmente no deserto como parte de uma comunidade maior com demais equipamentos e instalações.

A proposta vencedora, intitulada The Tube House, concebida por Ahmed M. Aglan e Haridas Narvekar, é uma intervenção ambientalmente pouco invasiva e bastante prática. Localizada na Reserva de Conservação do Deserto de Dubai, a casa é composta por quatro módulos de 2x5 metros e faz uso de madeira e materiais locais.

Cortesia de Ahmed M. Aglan & Haridas Narvekar

O processo de construção começa com uma grade de madeira como base para os planos verticais, coberta com uma camada de painel de madeira compensada, e tubos feitos do tronco de palmeirasda região, estabilizados usando sacos de areia pesados. No piso, foi adicionado um painel e estacas de madeira compensada para manter os tubos (DPPT) estáveis. Para finalizar, usamos um painel de folhas de palmeira secas tecidas.

Cortesia de Ahmed M. Aglan & Haridas Narvekar

A flexibilidade é garantida por um material de tecido leve que separa os diferentes espaços. As configurações são diversas, resultando em agrupamentos em torno de um pátio compartilhado. Para a geração de energia, foram acrescentados 2 painéis solares e uma torre eólica na cobertura de cada módulo. 

Cortesia de Ahmed M. Aglan & Haridas Narvekar

Veja aqui todos os finalistas e menções honrosas.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Vencedor do concurso House Challenge projeta moradia temporária flexível no deserto" [House Challenge 2019 Explores Temporary Dwellings in the Desert] 09 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931360/vencedor-do-concurso-house-challenge-projeta-moradia-temporaria-flexivel-no-deserto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.