Primeiro projeto de reforma de Zaha Hadid Architects transforma o saguão de uma torre em Londres

O escritório Zaha Hadid Architects firmou parceria com a Southbank Tower para este que é o primeiro projeto de reforma de interiores da empresa. O projeto compreende a reformulação do saguão do edifício projetado por Richard Seifert em 1972, que já havia passado por grandes obras de renovação lideradas pela KPF em 2015.

Primeiro projeto de reforma de Zaha Hadid Architects transforma o saguão de uma torre em Londres  - Mais Imagens+ 9

Com as obras programadas para começar no início de 2020 e terminar no meio do ano, o lobby de 200 metros quadrados “é o primeiro de uma série de parcerias da Southbank Tower com renomados escritórios."

Cortesia de Zaha Hadid Architects
Cortesia de Zaha Hadid Architects

Em 2015, o edifício foi completamente reformulado, passando de uma torre de escritórios de 30 pavimentos para uma de uso misto com 41 pavimentos, com apartamentos de dois e três quartos. Com a intervenção da ZHA, o lobby receberá um novo mezanino e elevador, balcão de concierge e um novo projeto lumínico.

Cortesia de Zaha Hadid Architects
Cortesia de Zaha Hadid Architects

O projeto deriva de nossas ideias para a reformulação de espaços de museus e galerias de arte em todo o mundo; buscamos criar experiências espaciais imersivas para o lobby da Southbank Tower que reforçam a materialidade e os volumes da estrutura original. - Helmut Kinzler, diretor de projeto de ZHA.

Cortesia de Zaha Hadid Architects

Inspirado na organicidade das pétalas de uma flor, o projeto oculta o esquema de iluminação do lobby por meio de uma composição de elementos sobrepostos. Curvas fluidas originam a mesa da portaria, "antes de se dobrar novamente e revelar um novo nível de mezanino que serve como lounge para moradores e visitantes".

Cortesia de Zaha Hadid Architects

Os elementos curvos são produzidos em gesso reforçado com fibra de vidro e moldados usando técnicas de fabricação digital. As partes de mármore também foram criadas com precisão através de cortes digitais, "minimizando a duração das obras no saguão e as perturbações para os moradores.”

  • Arquitetura: Zaha Hadid Architects (ZHA)
  • Projeto: Patrik Schumacher
  • Diretor de projeto ZHA: Helmut Kinzler
  • Coordenador de projeto ZHA: Zetta Kotsioni
  • Equipe de projeto ZHA: Amittai Antoine, Torsten Broeder, Iliana Capsali, Aleksandra Mnich-Spraiter, Regina Ng, Marco Pavoni, Hendrik Rupp, Risa Tadauchi
  • Gestão de projeto: NASH Worldwide Ltd
  • Consultoria de planejamento: Montagu Evans LLP
  • Supervisão de quantitativos: MEA
  • Engenharia estrutural: AKT II Ltd
  • Hidráulica e consultoria contra incêndio: SWECO UK Ltd
  • Consultoria de iluminação: Inverse Lighting Design Ltd
  • Marketing: Jackyl UK Investment Ltd
  • Imagens: Arch018 srl

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Primeiro projeto de reforma de Zaha Hadid Architects transforma o saguão de uma torre em Londres " [Zaha Hadid Architects Released Images for the Newly Designed Southbank Tower Lobby] 04 Dez 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929631/primeiro-projeto-de-reforma-de-zaha-hadid-architects-transforma-o-saguao-de-uma-torre-em-londres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.