Conjunto habitacional na Hungria vira inspiração para instalações urbanas

O bairro residencial Haszkovó, na cidade de Veszprém, na Hungria, foi visto como um projeto fracassado: "cinza, triste e sem alma". No entanto, essa estrutura fria conseguiu abrigar 20 mil habitantes, funcionando como uma "cidade" dentro da cidade

Por ocasião da Veszprém Design Week, um projeto colaborativo assinado por Edward Crooks, Point Supreme, Supervoid, MAIO e Paradigma Ariadné, convidou os visitantes a mudar a percepção e o estado atual de Haszkovó, criando cinco propostas de mobiliário urbano, que fossem vibrantes, portáveis e duráveis.

Conjunto habitacional na Hungria vira inspiração para instalações urbanas - Mais Imagens+ 52

© Balázs Danyi
© Balázs Danyi

A cidade, que ganhou o título de Capital Europeia da Cultura 2023, está localizada na Hungria Ocidental, ao lado do lago Balaton, uma área culturalmente ativa, com uma história de quase mil anos.

© Balázs Danyi

Este projeto colaborativo intitulado Face, Pool, Two Tower and Ruin é baseado no livro do arquiteto italiano Aldo Rossi, A Arquitetura da Cidade. Em seu livro, o arquiteto define o artefato urbano como um elemento que se caracteriza não por sua função, mas por seu tipo. Segundo Rossi, ele está "fortemente ligado à história da cidade, que o molda continuamente e, portanto, um objeto estratificado, quase artístico, complexo, repleto de significados que vão além de si, aparece no tecido da cidade".

© Marietta Varga
© Marietta Varga

As cinco instalações servirão como peças de mobiliário urbano e induzirão os visitantes e habitantes a enxergar Haszkovó como um encantador centro histórico. 

© Balázs Danyi

Além das instalações, o projeto conta com um guia de áudio completo que apresenta a história do conjunto habitacional. Os áudios estão disponíveis nos seguintes sites:
http://haszkovo.eu/#/face por Point Supreme
http://haszkovo.eu/#/pool por MAIO
http://haszkovo.eu/#/towerone por Supervoid
http://haszkovo.eu/#/towertwo por Edward Crooks
http://haszkovo.eu/#/ruin por Paradigma Ariadné

© Balázs Danyi

Paradigma Ariadné, um dos escritórios que participou do projeto, é um estúdio de arquitetura com sede em Budapeste, fundado por Attila Róbert Csóka, Szabolcs Molnár e Dávid Smiló, que opera em variadas escalas, do urbano ao mobiliário. 

© Balázs Danyi
© Balázs Danyi

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Conjunto habitacional na Hungria vira inspiração para instalações urbanas" [Haszkovó Housing Estate Re-imagined as Vibrant Urban Installations ] 13 Dez 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929465/conjunto-habitacional-na-hungria-vira-inspiracao-para-instalacoes-urbanas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.