MoMA suspende Programa Young Architects PS1 por motivos de organização

O MoMA PS1 anunciou recentemente que a edição de 2020 do Programa Young Architects não será realizada, colocando um dos principais eventos voltados à promoção do trabalho de jovens arquitetos em stand-by por um período de pelo menos um ano. O MoMA PS1, anteriormente chamado de P.S.1 Contemporary Art Center, é um dos mais importantes e mais antigos centros dedicados a arte contemporânea dos Estados Unidos. O Young Architects Program, fundado pelo MoMA em parceria com o MoMA PS1, foi criado para oferecer a talentos emergentes de arquitetura a oportunidade de “projetar e apresentar projetos inovadores, desafiando os jovens arquitetos todos os anos a desenvolverem instalações temporárias para o pátio do PS1 na cidade de Nova Iorque.”

MoMA suspende Programa Young Architects PS1 por motivos de organização - Mais Imagens+ 3

MoMA PS1 Instalação. Imagem Cortesia de MoMA PS1

Fundado em 1971, o MoMA PS1 é o primeiro centro filantrópico dedicado a arte contemporânea dos Estados Unidos. Operando como um importante espaço de encontro e trocas entre a comunidade criativa e jovens profissionais, o MoMA PS1 foi criado para ser um catalisador de novas idéias e tendências no cenário da arte contemporânea novaiorquina. Segundo o próprio MoMA, a missão da instituição é fomentar a “produção, apresentação, interpretação e disseminação do trabalho de artistas inovadores em todas as mídias, promovendo as atividades criativas e a exploração artística.” O MoMA PS1, além do trabalho em sua sede principal de Nova Iorque, realiza uma série de exposições itinerantes fora da cidade, desenvolvendo programas de estúdio, publicações alternativas e atuando como representante de artistas independentes.

MoMA PS1 Instalação. Imagem © Kris Graves
MoMA PS1 Instalação. Imagem © Miguel de Guzmán

O curador de arquitetura do MoMA, Terence Riley, estabeleceu o Young Architects Program como um concurso anual de arquitetura por convite no ano de 2000. Ao longo de vinte anos, o MoMA PS1 escolhe uma proposta todos os anos para participar do Programa Young Architects, contando atualmente com uma seleta lista de acadêmicos e jovens profissionais que já participaram pelo menos uma vez do programa. O processo de seleção parte de uma avaliação dos portfólios dos arquitetos e escritórios convidados. A partir disso, o juri escolhe cinco finalistas para apresentar propostas preliminares; o vencedor é então escolhido é anunciado em fevereiro de cada ano. Apresentado por primeira vez no The Architect's Newspaper, Martino Stierli, curador-chefe de arquitetura e design do MoMA, disse que:

“Após o 20º aniversário do Young Architects Program (YAP), o MoMA e o MoMA PS1 decidiram suspender o Programa por pelo menos um ano. Continuamos profundamente comprometidos em apoiar os jovens talentos do mundo da arquitetura, mas vamos utilizar esta pausa para nos reunirmos e debatermos novas ideais com um grupo diverso de teóricos e profissionais além dos vencedores das edições anteriores do YAP. A ideia é avaliar o impacto do programa ao longo das últimas duas décadas, explorando seu potencial e traçando novas metas para os próximos anos. Esperamos compartilhar mais novidades em breve, à medida que formos avançando neste processo.”

MoMA PS1 Instalação. Imagem © Pablo Enriquez

Paralelamente a suspensão do Programa Americano do MoMA PS1, o MoMA firmou parceria com o National Museum of XXI Century Arts (MAXXI) de Roma, na Itália, com a CONSTRUCTO de Santiago no Chile, com o Istanbul Modern de Estambul, Turquia e também com o MMCA de Seul, na Coréoia do Sul, para criar edições internacionais do Programa Young Architects.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "MoMA suspende Programa Young Architects PS1 por motivos de organização" [MoMA PS1's Young Architects Program Placed on Hiatus] 29 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929249/moma-suspende-programa-young-architects-ps1-por-motivos-de-organizacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.