Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

OMA + Being Development vencem concurso para a renovação de complexo fabril na Holanda

OMA + Being Development vencem concurso para a renovação de complexo fabril na Holanda

O Office for Metropolitan Architecture (OMA) foi escolhido como o grande vencedor do concurso de reforma do Van der Meulen-Ansemsterrein (VDMA), um antigo complexo fabril em pleno centro de Eindhoven, na Holanda. Desenvolvido em parceria com a Being Development, o projeto pretende reabilitar a histórica estrutura e transformá-la em “um vibrante centro cívico com moradias, escritórios e espaços públicos.”

© OMA © Proloog © Proloog © Proloog + 13

© Proloog
© Proloog

O VDMA é um local de grande importância histórica para a cidade de Eindhoven. Implantado em em pleno centro urbano, o complexo do VDMA abrigou no passado uma fábrica de fósforos além de um estacionamento. A proposta vencedora reconhece o valor histórico do passado ao mesmo tempo que propõe utilizar todo o potencial construtivo do terreno. Concebida para acolher um programa bastante diverso, com habitação, escritórios, áreas verdes e de lazer, a proposta apresentada pelo OMA faz do VDMA um elemento de conexão entre o centro urbano de Eindhoven e os novos bairros nos arredores da cidade. O antigo complexo fabril não é apenas importante para Eindhoven por seu passado e sua história, mas principalmente pelo brilhante futuro que poderá proporcionar à cidade e seus habitantes. -- Yasin Torunoglu, vereador responsável pelos projetos de habitação, comunidade, emprego e planejamento urbano do município de Eindhoven.

© OMA
© OMA

Voltado à requalificação da zona central de Eindhoven e influenciado por suas características industriais, o concurso para o VDMA tem como principal objetivo transformar uma área subutilizada de mais de setenta mil metros quadrados em um novo e dinâmico centro cívico. Atualmente, o complexo do VDMA está composto por uma série de edifícios tombados pelo patrimônio histórico de Eindhoven, contando com a antiga fábrica de fósforos, construída durante a segunda metade do século XIX e a primeira garagem da cidade edificada na década de 1920. Este será o primeiro projeto construído pelo OMA em Eindhoven, o qual pretende estabelecer um novo complexo multiuso que servirá a comunidade criativa da cidade além de oferecer espaços de escritórios para “empresas emergentes de tecnologia além de atender às demandas locais por habitação.” Somando-se aos usos residenciais, comerciais e seus espaços públicos adjacentes, o projeto foi concebido para acolher o chamado Brainport Frontdesk, um centro de sustentabilidade onde será cultivada uma pequena floresta com espécies nativas da região.

© OMA
© OMA

Estamos muito orgulhosos de termos sido escolhidos pela prefeitura de Eindhoven para desenvolver este projeto. A nossa proposta é resultado de um esforço coletivo e muito trabalho árduo. Planejamos cuidadosamente o programa do edifício, a identidade do projeto e como estratégias sustentáveis poderiam ser incorporadas para alcançar o melhor equilíbrio possível entre as partes envolvidas. Com o novo projeto do VDMA, pretendemos inspirar o setor da construção civil, mostrando que é possível promover inovação e desenvolvimento urbano urbano sustentável e ainda assim atrair uma grande variedade de moradores e usuários - um espaço para tudo e para todos. -- Basvan Damsays, co-fundador da Being Development.

© Proloog
© Proloog

Criando uma nova centralidade entre a cidade histórica, a estação de trem e os bairros residenciais adjacentes, a proposta apresentada pelo OMA visa transformar esta paisagem histórica em um convidativo espaço urbano para a vida e o trabalho. Um dos principais edifícios desta região, a antiga fábrica de fósforos do século XIX, será completamente restaurada para abrigar programas culturais, educacionais além de novos espaços comerciais. Além disso, ocupando um terço do terreno, a chamada "micro floresta" servirá como um pulmão verde pleno centro de Eindhoven, acolhendo diferentes espécies nativas. Edifícios periféricos espalhados ao redor deste generoso pátio urbano oferecerão novos espaços de escritórios e novas oportunidades para fomentar o desenvolvimento de pequenas empresas e atividades criativas no centro de Eindhoven.

© OMA
© OMA

O história complexo do VDMA nos está oferecendo uma oportunidade única para resgatarmos a área central da cidade de Eindhoven, um local com um potencial enorme e inexplorado. Nossa proposta se apropria da história do lugar e nas possibilidades que esta área representa para o futuro de Eindhoven como um centro de inovação e design. O VDMA será reconstruído para oferecer à cidade novas possibilidades de engajamento e desenvolvimento econômico e social. – David Gianotten, arquiteto responsável

© OMA
© OMA

Por outro lado, os novos edifícios residenciais foram projetados “como uma sobreposição de volumes”. Em realidade, a configuração destas estruturas é uma resposta direta ao contexto específico do centro histórico de Eindhoven. Nos níveis mais baixos temos espaços abertos e fachadas de vidro, uma reinterpretação do passado industrial da cidade. Por outro lado, as fachadas dos volumes superiores foram concebidas para ecoar uma arquitetura mais contemporânea. Abrigando uma enorme diversidade de usos, dos quais moradias de interesse social, apartamentos de aluguel e venda além de um centro comunitário, a proposta do OMA foi concebida para criar um diversificado contexto social em pleno centro da cidade de Eindhoven. Liderado pelo OMA, o masterplan para o VDMA é resultado do trabalho de toda uma equipe de especialistas, incluindo a Dieerendirrix, a FABRICations, o escritório de paisagismo DELVA e o coletivo de designers NUL ZES.

© OMA
© OMA

VDMA (Van der Meulen-Ansemsterrein), Eindhoven

  • Status: Concurso
  • Cliente: Being Development
  • Localização: Eindhoven
  • Site: Van der Meulen-Ansemsterrein
  • Programa: Masterplan
  • Sócio responsável: David Gianotten
  • Arquiteto do projeto: Mariano Sagasta
  • Equipe: Bozar Ben Zeev, Sandra Bsat, James Carden, Joana Cidade, Caterina Corsi, Benedetta Gatti, Federica Giorgetta, Lex Lagendijk, Jonathan Levine, Juliet Moore, Michael den Otter, Karolina Szczygiel, Chuchu Wu
  • Colaboradores: Diederendirrix, FABRICations
  • Paisagismo: DELVA
  • Community Program Video, Imagens: NulZes
  • Física da construção e Sustentabilidade: DGMR
  • Engenharia: IMD
  • Construção modular: NEZZT
  • Instalações: Techniplan
  • Consultor de tráfego: Rebel Group

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "OMA + Being Development vencem concurso para a renovação de complexo fabril na Holanda" [OMA + Being Development to Renovate VDMA in Eindhoven] 28 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929140/oma-plus-being-development-vencem-concurso-para-a-renovacao-de-complexo-fabril-na-holanda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.