Sordo Madaleno Arquitectos apresenta projeto na costa do Mar de Cortés no México

As grandes reservas biológicas localizadas em La Paz, Baixa Califórnia Sul, no norte do México, transformaram este destino em um dois mais significativos para o ecoturismo no país, e sua proximidade em relação aos Estados Unidos acelerou seu desenvolvimento em diferentes âmbitos nos últimos anos.

Sordo Madaleno Arquitectos apresenta projeto na costa do Mar de Cortés no México - Mais Imagens+ 10

Chablé é um grupo crescente que possui spas e resorts de ultra luxo e que ganhou diversos prêmios nos últimos anos por suas iniciativas que se concentram em aproveitar o contexto para atingir uma experiência específica em cada lugar. Com isso em mente, contrataram o escritório mexicano Sordo Madaleno Arquitectos para projetar uma sede no Mar de Cortés. O projeto, entitulado Chablé Sea of Cortez, se localiza em um terreno na praia virgem situada entre duas colinas que dão para o oceano, com vistas elevadas e acesso direto a uma estrada principal a sul de La Paz. O lote tem um total de 64.912 metros quadrados.

Vista aérea. Render por CG Verón. Image © Sordo Madaleno Arquitectos

Nosso ponto de partida conceitual era ser infalível em criar um sentido de pertencimento e intervir na suave inclinação do terreno da forma mais respeitosa possível. A experiência da paisagem desértica seria nossa missão principal e ditaria todos os passos posteriores para a proposta do masterplan, da arquitetura e do desenho de interiores.
- Sordo Madaleno Arquitectos

Vista aérea. Render por CG Verón. Image © Sordo Madaleno Arquitectos

A solução do masterplan baseou-se em colocar metade das unidades em cada colina, para contar com vistas ininterruptas para o oceano; o lobby e os serviços de praia estão localizados no vale, a pouca distância da costa; os serviços operacionais, próximos à estrada principal; e o spa bem no meio, entre a praia e a via principal, orientado para o interior. Dentre as 50 unidades demandadas, os dormitórios se dividem entre um tipo padrão, com 120 m2, vilas duplas, de 409 m2, e a vila real de 500 m2. Além disso, o programa conta com um grande spa, assim como outras instalações: restaurantes, espaços para eventos e boutique. Este programa, junto com os serviços administrativos, Villas Wellness e residências de marca, somam um total de 15.767 m2.

Vista do Mar de Cortés. Vista aérea. Render por CG Verón. Image © Sordo Madaleno Arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto.

Uma série de estudos de configuração ajudou a determinar que a solução arquitetônica deveria se basear em um sistema de ramificação. Cada rama se traduz como um percurso para acessar os dormitórios, o qual corre em paralelo à inclinação da colina. As unidades habitacionais se deslocam com um ângulo de 23 graus de abertura. Os ângulos entre cada ramificação foram projetados para serem suficientemente abertos para que qualquer unidade mantenha uma conexão ininterrupta com o Mar de Cortés.

Explorações formais. Image © Sordo Madaleno Arquitectos

Apesar de proporcionar vistas diretas para o oceano, ainda se apresentam visuais periféricas de outros dormitórios, o que rompe com a sensação de privacidade e isolamento dentro da natureza do lugar - condição que era desejada nesse projeto. Para criar a sensação de zero interrupções dentro da paisagem, foi projetada uma superfície suavemente ondulada que integra cada unidade em um único gesto formal orgânico, que gradualmente se separa e conecta de novo com a paisagem.

Configuração do masterplan. Image © Sordo Madaleno Arquitectos

Projeto Arquitetônico: Sordo Madaleno Arquitectos
Presidente: Javier Sordo Madaleno Bringas
Diretores de Arquitetura: Javier Sordo Madaleno de Haro, Fernando Sordo Madaleno de Haro
Líderes de projeto: Boris Pena, Adrián Aguilar Hernández
Programa: Hotel
Área de construção: 16,000 m2
Área de terreno: 64,912 m2
Data de projeto: 2018
Status: Em projeto
Localização: La Paz, Baja California Sur, México
Equipe de Arquitetura / Gestão de projeto: Jaime Sol, Alonso Hernández Díaz
Equipe de Projeto: Eduardo Francisco Longino, Ninfa Itzel Colin, Irene Serrato, Juan Antonio Ruiz
Coordenação de engenharias: Héctor Ruiz
Meios e Marketing: Rosalba Rojas, Daniela Cruz, Jimena Orvañanos, Vanessa Gutiérrez
Desenho de Interiores: Paulina Morán
Direção de Interiores: Paulina Morán
Gestão de Interiores: Carolina Alcocer
Engenharia Estrutural: ALBA Proyecto Estructural
Engenharia de Fachada: GRALTE
Engenharia A/C: GRALTE
Engenharia Sistemas e Instalações Especiais: GRALTE
Engenharia Hidro-sanitária: GRALTE
Consultor de Iluminação: GRALTE
Consultor de Áudio e Vídeo: GRALTE
Consultor de Segurança: GRALTE
Renders: CG Verón, SMA
Prêmios: Finalista na categoria “Future Project: Leisure Led Development” dos prêmios WAF 2019, Medalha de prata na categoria “Future Projects: Commercial” dos WAN Awards 2019

Para mais informações, visite o site oficial do escritório Sordo Madaleno Arquitectos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Sordo Madaleno Arquitectos apresenta projeto na costa do Mar de Cortés no México" [Sordo Madaleno Arquitectos presenta proyecto en las costas del Mar de Cortés en México] 21 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928653/sordo-madaleno-arquitectos-apresenta-projeto-na-costa-do-mar-de-cortes-no-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.