Pensando uma arquitetura para os trópicos

Subscriber Access

BATCCA - Sede Corporativa . Image © Sergio Pucci

"Desde muito pequeno eu me lembro da lareira que tínhamos em casa, de como nos reuníamos ao redor dela. O calor do fogo é uma necessidade básica para as pessoas que vivem no extremo sul do Chile. Aqui, na zona tropical, é o frescor da sombra que reune as pessoas, e ao contrário da lareira, ela está por toda parte".

Atualmente na Costa Rica, o arquiteto Bruno Stagno reflete sobre a sua prática profissional e os projetos que tem desenvolvido ao longo dos últimos anos. Ele reflete sobre como o contexto pode servir como principal fonte de inspiração para um projeto de arquitetura, sobre como as condições climáticas podem ajudar a construir a identidade da arquitetura, e mais do que isso, como para cada latitude do planeta há uma solução específica de projeto.

Esta é a principal conclusão do livro de Andrés Mignucci, Bruno Stagno: una arquitectura para el trópico. Em suas reflexões à respeito da arquitetura de Bruno Stagno, Mignucci destaca a expressão da latitude na arquitetura; na reverberação das formas arquitetônicas ao longo do tempo em um lugar específico, que não apenas evidencia a relação responsiva da arquitetura em relação ao lugar, como faz disso, o principal elemento articulador da linguagem arquitetônica de uma determinada posição geográfica.

Content Loader
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Pensando uma arquitetura para os trópicos" [Bruno Stagno: una arquitectura para el trópico] 19 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928562/pensando-uma-arquitetura-para-os-tropicos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.