Templo Baha’i de Hariri Pontarini vence o Prêmio Internacional RAIC 2019

O Templo Baha'i da América do Sul em Santiago, Chile, projetado por Hariri Pontarini Architects de Toronto, foi selecionado como vencedor do Prêmio Internacional RAIC 2019, pelo Royal Architectural Institute of Canada (RAIC).

Templo Baha’i de Hariri Pontarini vence o Prêmio Internacional RAIC 2019 - Mais Imagens+ 44

© Sebastián Wilson León

Desde a sua abertura em 2016, o Templo Baha'i da América do Sul atraiu mais de 1,4 milhão de visitantes. Com um desenho que “aspira a comunalidade dentro da diversidade”, o espaço tem significado e traz paz para todos.O edifício tem também grande importância para a comunidade chilena, pois abriga clubes da comunidade, programas de extensão para jovens e atividades para crianças em parceria com escolas públicas.

© doublespace photography

Projetado pela empresa canadense Hariri Pontarini Architects, o templo tem nove alas, que formam um óculo no topo. A estrutura é feita de painéis de vidro especial na parte externa, um novo material que levou quatro anos de experimentação e colaboração com um especialista canadense em vidro para ser criado. O interior é coberto com mármore translúcido de Portugal.

© doublespace photography

No coração deste edifício, há uma crença e uma aspiração: que mesmo agora, no fraturado século XXI, podemos responder a um anseio humano de união, de conectar-nos uns com os outros e a algo que move o espírito, […] As linhas arqueadas dos flexíveis bancos de madeira convidam as pessoas a se unirem, não como parte de uma congregação, mas para congregar; sentar um ao lado do outro em contemplação silenciosa, participando do ato comunitário de ser. O projeto foi encomendado pela Casa da Justiça Bahá'í e é o oitavo e último templo continental da Fé Bahá'í com o objetivo central de ser um local de boas-vindas, de comunidade e de significado para todos. - Hariri Pontarini Architects

© Hariri Pontarini Architects

O prêmio, estabelecido em 2013, composto de 100.000 dólares canadenses e uma escultura projetada pelo designer canadense Wei Yew, celebra uma “obra única de arquitetura que é considerada transformadora em seu contexto social e expressiva dos valores humanísticos da justiça, respeito, igualdade e inclusão”.

© Sebastián Wilson León

Os arquitetos resolvem um programa desafiador e prescritivo para um novo Templo Bahá'í perto de Santiago, com uma forma poderosa que cria um novo marco — uma joia — em um cenário natural dramático, […] Durante o dia, a forma marcante é dinâmica pelas variações de luz e sombra nas superfícies do edifício. À noite, é como uma lanterna, suavemente iluminada por dentro. júri de 2019 do Prêmio Internacional RAIC.

© doublespace photography

O Templo Baha'i da América do Sul foi selecionado pelo júri de 2019, composto por Anne Carrier, Stephen Hodder, Barry Johns, Eva Matsuzaki, Diarmuid Nash, Gilles Saucier e, finalmente, David Covo, consultor profissional do painel. Sobre sua escolha,o júri declarou que “o resultado é atemporal e inspirador, um edifício que usa uma linguagem do espaço e da luz, forma e materiais, para expressar uma interpretação da filosofia Bahá'í e do ensino que se torna universalmente acessível como uma experiência compartilhada espiritual e emocional”.

© Guy Wenborne

Os outros 2 finalistas foram o Edificio E, Lecture Building, Universidade de Piura em Piura, Peru, por Barclay & Crousse,de Lima, Peru; e Thread: Residências para Artistas e Centro Cultural em Sinthian, Senegal, por Toshiko Mori Architect, de Nova York, EUA.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Templo Baha’i de Hariri Pontarini vence o Prêmio Internacional RAIC 2019" [Baha’i Temple by Hariri Pontarini Wins 2019 RAIC International Prize] 06 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927653/templo-bahai-de-hariri-pontarini-vence-o-premio-internacional-raic-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.