Centro Presidencial Obama em Chicago começará a ser construído ainda este ano

Após quatro anos de atraso, as obras do Centro Presidencial Obama poderão ser iniciadas em agosto deste ano, segundo informa o Chicago Tribune. O ex-presidente dos EUA, Barack Obama, confirmou ontem em sua conta no Facebook que o centro "começará a ser construído em 2021" e as obras durarão cerca de quatro anos.

Centro Presidencial Obama em Chicago começará a ser construído ainda este ano - Imagem 2 de 12Centro Presidencial Obama em Chicago começará a ser construído ainda este ano - Imagem 3 de 12Centro Presidencial Obama em Chicago começará a ser construído ainda este ano - Imagem 4 de 12Centro Presidencial Obama em Chicago começará a ser construído ainda este ano - Imagem 5 de 12Centro Presidencial Obama em Chicago começará a ser construído ainda este ano - Mais Imagens+ 7

O Obama Presidential Center ocupará mais de 78 mil metros quadrados dentro do Jackson Park de 222 hectares. Localizado na extremidade oeste do parque, ao longo da South Stony Island, o edifício ocupa pouco mais de 8 mil metros quadrados de projeção e conta com estruturas integradas à paisagem natural. A maior parte do OPC permanecerá como um parque aberto à comunidade. As imagens mais recentes revelam uma variedade de espaços e atividades ao redor da estrutura principal. Com o objetivo de oferecer mais opções para a comunidade se envolver com o projeto, o campus projetado por Tod Williams Billie Tsien Architects e Interactive Design Architects (IDEA), incluirá um museu, escritórios da Fundação Obama, uma biblioteca pública, um centro atlético e um espaço de recreação ao ar livre.

Junto dos milhares de empregos que ele criará, nossa esperança é que o Centro Presidencial Obama possa servir como um catalisador dos tão aguardados investimentos no histórico Jackson Park e arredores. É por isso que estamos trabalhando com parceiros locais para criar um novo destino que tem como objetivo inspirar os visitantes da esperança à ação, dar uma nova vida ao parque e oferecer benefícios reais à comunidade que amamos. – Presidente Barack Obama

Centro Presidencial Obama em Chicago começará a ser construído ainda este ano - Imagem 5 de 12
Obama Presidential Center. Cortesia da Obama Foundation

"Passamos os últimos anos conversando com a comunidade e nos reunindo com moradores e partes interessadas para incorporar suas opiniões sobre como os habitantes da região sul da cidade de Chicago querem o Obama Presidential Center em Jackson Park", disse David Simas, CEO da Obama Foundation. Uma análise do local feita pela fundação constatou que existem vários desafios pela frente, incluindo o cuidado com a vegetação existente, a manutenção da biodiversidade, a qualidade e taxa de permeabilidade do solo, entre outros.

Centro Presidencial Obama em Chicago começará a ser construído ainda este ano - Imagem 2 de 12
Obama Presidential Center. Cortesia da Obama Foundation
Centro Presidencial Obama em Chicago começará a ser construído ainda este ano - Imagem 10 de 12
Obama Presidential Center. Cortesia da Obama Foundation

Segundo os arquitetos, o projeto paisagístico do OPC oferece uma oportunidade de enfrentar esses desafios com recursos de sustentabilidade que incluem uma área de mais de 4 mil metros quadrados de vegetação que captará e tratará águas pluviais, ao mesmo tempo que incorpora uma “caminhada pela zona úmida” e o Women’s Garden. 

Centro Presidencial Obama em Chicago começará a ser construído ainda este ano - Imagem 8 de 12
Obama Presidential Center. Cortesia da Obama Foundation
Centro Presidencial Obama em Chicago começará a ser construído ainda este ano - Imagem 11 de 12
Obama Presidential Center. Cortesia da Obama Foundation

O campus da OPC inclui uma praça pública e quatro edificações, três delas parcialmente incorporadas ao terreno. O quarto edifício, um museu, foi projetado como um marco na paisagem urbana da zona sul de Chicago. A geometria geral e as proporções da estrutura foram inspiradas na forma criada quando quatro mãos se juntam. A verticalidade do edifício simboliza a ideia de ascensão, e as galerias dos museus foram intencionalmente empilhadas para se destacarem na paisagem.

Centro Presidencial Obama em Chicago começará a ser construído ainda este ano - Imagem 7 de 12
Obama Presidential Center. Cortesia da Obama Foundation
Centro Presidencial Obama em Chicago começará a ser construído ainda este ano - Imagem 9 de 12
Obama Presidential Center. Cortesia da Obama Foundation

Além disso, a Obama Foundation contará com uma área para o público infantil, com equipamentos de recreação projetados para crianças de todas as idades.

Via The Obama Foundation e Chicago Tribune.

Nota do editor: este artigo foi publicado originalmente em 29 de outubro de 2019 e atualizado em 4 de fevereiro de 2021.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Centro Presidencial Obama em Chicago começará a ser construído ainda este ano" [The Obama Presidential Center in Chicago to Break Ground in 2021] 04 Fev 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927395/divulgadas-novas-imagens-do-obama-presidential-center-em-chicago> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.