OMA vence concurso para projetar loja de departamentos e hotel em Viena

O OMA venceu o concurso de projeto para a nova loja de departamentos e hotel KaDeWe no Museumsquartier de Viena. Liderado por Ellen van Loon, Ippolito Pestellini Laparelli e Laurence Bolhaar, o projeto será o primeiro empreendimento da OMA na capital austríaca.

OMA vence concurso para projetar loja de departamentos e hotel em Viena - Mais Imagens+ 8

Cortesia de OMA

Atualmente reformando a KaDeWe de Berlim, o OMA propôs para a loja de departamentos em Viena um edifício dividido em dois volumes, com o espaço comercial na frente e o hotel na parte de trás. Com uma fachada inspirada nas "geometrias sofisticadas da arquitetura da Secessão de Viena", os volumes do projeto são conectados a uma área verde com uma série de jardins públicos, criando uma passagem entre os principais programas.

Cortesia de OMA

O valor das lojas de departamento deve ser medido por sua capacidade de envolver o contexto local. Estamos muito empolgados com a oportunidade de trabalhar no coração histórico de Viena e, com este projeto, pretendemos destacar suas qualidades. O edifício não é um ícone, mas um dispositivo arquitetônico que estabelece novas conexões urbanas e espaços públicos através de sua própria organização interna. - Ippolito Pestellini Laparelli e Ellen van Loon.

Cortesia de OMA

No nível da cidade, o complexo KaDeWe possibilitará o desenvolvimento de novos tipos de espaços públicos no centro histórico e aprimorará a rede peatonais. Com relação aos espaços verdes, os arquitetos declaram que “os jardins variam em qualidade e caráter - dos bosques de árvores aos decks de sol - gerando vistas sem precedentes de todos os lados do edifício para a cidade”.

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

O projeto paisagístico foi desenvolvido em colaboração com a Vogt Landschaftsarchitekten, a consultoria de sustentabilidade ficou a cargo de IPJ Ingenieursbüro P. Jung e a engenharia estrutural foi desenvolvida por Vasko + Partner. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "OMA vence concurso para projetar loja de departamentos e hotel em Viena" [OMA Wins Competition to Create The New KaDeWe Department Store in Vienna] 07 Out 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925843/oma-vence-concurso-para-projetar-loja-de-departamentos-e-hotel-em-viena> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.