Foster+Partners projeta vinícola em Saint-Émilion, França

O escritório britânico Foster + Partners divulgou imagens de sua proposta para a nova vinícola Le Dôme em Saint-Émilion, a segunda vinícola da empresa na região de Bordeaux, França. Localizado em uma paisagem cultural inscrita na lista de patrimônio mundial da UNESCO, o projeto tira proveito da topografia, integrando-se a ela.

Vinícola Le Dome, Bordeaux, França. Cortesia de Foster + Partners

A proposta oferece uma instalação de última geração para a marca relativamente jovem. Um edifício de planta circular, integrado à paisagem, recebe os visitantes após caminharem por uma via arborizada. Um sistema de duas rampas conduz as pessoas através dos diferentes estágios da produção de vinho. 

Vinícola Le Dome, Bordeaux, França. Cortesia de Foster + Partners

As vistas e a paisagem sempre foram os principais protagonistas do projeto. O processo de produção do vinho é levado ao coração do edifício e o nível superior oferece uma área flexível para as pessoas se reunirem e saborearem o maravilhoso terroir. A conexão visual direta entre o interior e o exterior, a degustação e a produção de vinhos, criam um espaço único para o Le Dôme. - Norman Foster, fundador e presidente executivo da Foster + Partners.

Vinícola Le Dome, Bordeaux, França. Cortesia de Foster + Partners
Vinícola Le Dome, Bordeaux, França. Cortesia de Foster + Partners

A cobertura, uma estrutura de madeira com 40 metros de diâmetro, garante um espaço altamente eficiente para a produção de vinho e cria uma grande área aberta. A luz do dia penetra através de uma claraboia central, uma abertura de 6 metros de largura no teto de terracota. O projeto está parcialmente enterrado no solo, a fim de minimizar seu impacto na paisagem. O nível superior abriga uma galeria circular com um espaço de degustação, um bar de vinhos e uma área de entretenimento. Também permite observar os espaços de produção e armazenamento de vinho através do átrio central.

Vinícola Le Dome, Bordeaux, França. Cortesia de Foster + Partners

Este é um novo capítulo emocionante para nós. Temos alguns projetos ambiciosos para os próximos anos e não poderíamos estar mais felizes por ter a Foster + Partners liderando o processo de projeto da vinícola em Le Dôme. Toda a equipe vê isso como uma grande recompensa por seus esforços ao longo dos anos. - Jonathan Maltus, proprietário do Château Teyssier.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Foster+Partners projeta vinícola em Saint-Émilion, França" [Foster+Partners Reveal Conceptual Design for Winery in Saint-Émilion, France] 06 Out 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925837/foster-plus-partners-projeta-vinicola-em-saint-emilion-franca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.