Proposta de ponte-bulevar vence concurso internacional para a Expo Buenos Aires 2023

Sob o tema “Ciência, Inovação, Arte e Criatividade para o Desenvolvimento Humano. Indústrias Criativas em Convergência Digital”, Buenos Aires sediará a Expo 2023. Pablo Pschepiurca, Rodrigo Grassi, María Hojman e Karla Montauti ficaram em primeiro lugar em um concurso internacional para criar uma ponte e um bulevar para o evento.

Proposta de ponte-bulevar vence concurso internacional para a Expo Buenos Aires 2023  - Mais Imagens+ 8

Cortesia de Pablo Pschepiurca, Rodrigo Grassi, María Hojman e Karla Montauti

Localizada na margem entre a província e a cidade de Buenos Aires, a Expo 2023 estará em uma encruzilhada, entre duas realidades sociais. A proposta vencedora apresenta “um Sistema Integral de Parques Metropolitanos”, uma rede que ligará a ponte de pedestres e o Bulevar da Inovação da Expo 2023, onde estarão concentradas as principais atividades, a uma reserva ecológica. Com efeito, isso permitirá a requalificação do setor degradado da cidade e a criação de uma atmosfera contínua entre a capital e a província através de uma paisagem de uso público.

Cortesia de Pablo Pschepiurca, Rodrigo Grassi, María Hojman e Karla Montauti

Segundo os arquitetos, a ponte peatonal “estabelece um símbolo urbano da ligação entre a cidade e a província de Buenos Aires, […] Conceitualmente, são duas peças embutidas em forma de C. Perceptualmente, há um deslocamento da província para a cidade e da cidade para a província. E no centro, a integração física e simbólica de ambos".

Cortesia de Pablo Pschepiurca, Rodrigo Grassi, María Hojman e Karla Montauti

No Estágio Legado [após o término do evento], propõe-se consolidar um grande Parque da Biodiversidade - Campus da Criatividade, cuja escala o transformará em um novo pulmão verde metropolitano, fazendo deste o grande legado natural da Expo 2023. Propomos o conceito de Bioma como definição de tipologias, escalas, texturas de plantas aplicáveis a cada unidade ou setor determinado pela proposta de integração urbana. Reintrodução de espécies benéficas da flora e fauna como prática de reabilitação ambiental.

Cortesia de Pablo Pschepiurca, Rodrigo Grassi, María Hojman e Karla Montauti

Por outro lado, o Bulevar da Inovação inclui praças públicas com diferentes temas, funções agrupadas e programas efêmeros dispersos. Esse cenário sequencial integrará os vários biomas do mundo. Cada país terá sua própria contribuição paisagística para a Exposição Internacional, com elementos de sua própria cultura e tradição.

Arquitetura: Karla Montauti, Pablo Pschepiurca, Rodrigo Grassi, María Hojman
Colaboração: Juan Ignacio Bereilh, Alex Andino, Ismael Preti, Victoria Sabatini, Florentina Gatti, Julieta del Villar
Consultoria de paisagismo: Lucas De Niro, Alfredo Benass
Consultoria estrutural: Fernando Saludas

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Proposta de ponte-bulevar vence concurso internacional para a Expo Buenos Aires 2023 " [Bridge+Boulevard Proposal for Buenos Aires Expo 2023 Wins International Competition ] 05 Out 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925787/asn-noise-vence-concurso-internacional-para-a-expo-buenos-aires-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.