GMP vence concurso para a modernização da biblioteca projetada por Hans Scharoun em Berlim

A gmp Architekten abada de receber o primeiro prêmio no concurso internacional de arquitetura para a modernização da Staatsbibliothek zu Berlin ou Biblioteca Nacional de Berlim, projetada por Hans Scharoun em 1967 e inaugurada em 1978. Fundada em 1661, a Biblioteca Nacional de Berlim é uma das maiores e mais importantes bibliotecas da Europa e do mundo todo. Conhecida como o “navio de livros” a instituição pública alemã decidiu convocar o concurso para modernizar sua estrutura, celebrando a arquitetura do edifício original, projetado por um dos mais importantes nomes da arquitetura do século XX. O projeto vencedor, como não poderia se diferente, procura responder as principais demandas e necessidades da biblioteca, respeitando e resgatando as principais características do edifício original de Scharoun.

GMP vence concurso para a modernização da biblioteca projetada por Hans Scharoun em Berlim - Mais Imagens+ 1

Cortesia de gmp Architekten

Através de um concurso por convite, o Escritório Federal de Construção e Planejamento Urbano - como principal organizador - convocou quatorze escritórios internacionais de arquitetura para participar da concorrência para o projeto de modernização da Biblioteca Nacional de Berlim. O júri rasgou elogios para a abordagem da proposta vencedora apresentada pelos arquitetos da gmp, que amplia consideravelmente as áreas de acesso livre ao público. A filial da Staatsbibliothek construída por Scharoun na Potsdamer Straße, faz parte do Kulturforum de Berlim e ficou conhecida como Bücherschiff, ou “navio de livros”. Hoje, a Biblioteca Nacional de Berlim é uma das principais referências de pesquisa e conta com um dos maiores acervos em língua alemã do mundo. O edifício, tombado pelo patrimônio histórico, é considerado um ícone do modernismo alemão do pós-guerra.

Cortesia de gmp Architekten

Stephan Schütz, sócio da gmp Architects, disse que “além de contemplar um amplo projeto de restauro e preservação da estrutura original de Scharoun, a proposta para a nova Staatsbibliothek pretende ampliar o acesso às áreas públicas da biblioteca, promovendo diferentes formas de uso e ocupação destes espaços.” Como a equipe explica, a nova Biblioteca do Kulturforum de Berlim será um espaço amplo, acessível e integrado. O lobby, além de ser ampliado para acolher um espaço expositivo para as coleções da biblioteca, será completamente reorganizado para favorecer um fluxo mais eficiente. Os antigos escritórios na parte leste do edificio cederão seu lugar para a ampliação da área acessível ao público. Uma nova entrada será criada em frente a Marlene-Dietrich-Platz dando acesso a um café com capacidade para até 140 pessoas; terraços concebidos como espaços de leitura voltados para o sul e com vistas para o espelho d'água existente servirão como espaços de transição entre o interior e o exterior. Como um elemento chave da proposta vencedora apresentada pelos arquitetos da gmp, a abertura da Biblioteca para a cidade é uma resposta às atuais condições urbanas de Berlim e uma ferramenta para buscar uma maior proximidade entre a instituição e a comunidade local.

Cortesia de gmp Architekten

Além dos espaços de leitura mais convencionais e das salas de estudo em grupo, a nova Biblioteca Nacional de Berlim contará com novos espaços para eventos, áreas para a realização de oficinas e ilhas de trabalho informais que oferecem diferentes possibilidades de uso e apropriação do espaço. As áreas de livre acesso ao público foram substancialmente ampliadas através da realocação das áreas de controle de acesso no primeiro pavimento, permitindo que os visitantes cheguem até às escadas em frente a sala de leitura. Com isso, o espaço público do saguão foi recuperado assim como era no princípio, trazendo a vida de volta para dentro da biblioteca. Finalmente, a acústica do espaço será beneficiada uma vez que as atividades mais barulhentas serão deslocadas para outras salas afastadas do lobby e da sala de leitura.

Concurso (2019): 1º Prêmio
Projeto: Meinhard von Gerkan e Stephan Schütz com Christian Hellmund
Líder de Projeto do concurso: Anna von Aulock
Equipe de projeto: Bao Wangtao, Stephanie Brendel, Marta Busnelli, Jan Peter Deml, Anna Jordan, Tobias Schmidt, Kristin Schoyerer, Nadja Stachowski, Tang Zihong, Thilo Zehme
Consultores: Larissa Sabottka, Pro Denkmal, Architectural Historian / Dr. Klaus Werner, FU Berlin, Director Philological Library / Tobias Behrens, ADA Acoustics & Media Consultants GmbH, Architectural Acoustician
Cliente: Federal Office for Building and Regional Planning (BBR) on behalf of the Stiftung Preußischer Kulturbesitz (Prussian Cultural Heritage Foundation)

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "GMP vence concurso para a modernização da biblioteca projetada por Hans Scharoun em Berlim" [gmp Wins Competition to Restructure Berlin's “Ship of Books”] 29 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925461/gmp-vence-concurso-para-a-modernizacao-da-biblioteca-projetada-por-hans-scharoun-em-berlim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.