Pavilhão de concreto construído por robôs é a proposta do SOM para a Bienal de Chicago 2019

O escritório de arquitetura Skidmore, Owings & Merrill (SOM) acaba de revelar o projeto do "Stereoform Pavillion", que será construído para abrigar o fórum sobre o futuro da construção em concreto na Bienal de Arquitetura de Chicago de 2019. O protótipo será fabricado utilizando as mais avançadas técnicas de construção automatizada, um sistema de construção do futuro, concebido para reduzir a pegada de carbono na construção de estruturas de concreto.

A terceira Bienal de Arquitetura de Chicago, intitulada “...and other such stories”, estará focada em discutir como os processos sociais, geopolíticos e ecológicos se relacionam com o ambiente construído. O pavilhão projetado pelos arquitetos do SOM, replica de forma abstrata os elementos de uma típica construção de concreto, simplificando a sua expressão arquitetônica. Isolada de seu contexto, a estrutura de concreto servirá para mostrar ao mundo como as novas tecnologias de fabricação e prototipagem automatizada podem ser aproveitadas para tornar a indústria da construção civil mais sustentável. O projeto do pavilhão é fruto de um trabalho colaborativo desenvolvido entre diversos parceiros, entre eles a McHugh Construction, a incorporadora Sterling Bay, a dinamarquesa Odico Construction Robotics e a Autodesk.

O Stereoform Slab representa uma alternativa mais sustentável à ubíqua estrutura de concreto in loco - o sistema construtivo mais utilizado e difundido na construção civil atualmente. Uma pesquisa desenvolvida pelo escritório multidisciplinar gerido pelo SOM revela que 40-60% da pegada de carbono de um edifício é resultado do processo de concretagem da estrutra. O sistema de fabricação automatizado, utilizando robôs para a instalação das fôrmas, permitirá reduzir drasticamente os resíduos e consequentemente, os desperdícios, resultando em uma diminuição de até 20% no volume total de concreto se comparado à sistemas mais convencionais.

“Este pavilhão é um ótimo exemplo de como a arquitetura, o design e a tecnologia podem ser utilizadas, e combinadas de forma inteligente, para minimizar os impactos da construção civil no meio ambiente. Considerando que as nossas cidades continuarão a crescer para abrigar uma população cada vez maior, soluções como esta se fazem cada dia mais necessárias, se não urgentes”, explicou Scott Duncan, arquiteto associado do SOM. “O Stereoform Slab é uma estrutura de concreto extremamente eficiente e que evoca as formas da natureza. Quando aplicada em grande escala, esta tecnologia reduzirá o impacto ambiental das construções de concreto no planeta de forma exponencial, pavimentando o caminho para a construção de uma arquitetura mais expressiva, inovadora e sustentável.”

Além do projeto do pavilhão Stereoform Slab, o SOM está trabalhando em parceria com a Chicago Athletic Association para apresentar o Conversation Bench, também dentro do programa da Bienal de Arquitetura de Chicago. Ocupando toda a extensão da Sala de Desenho da CAA, esta peça de mobiliário foi concebida para unificar o espaço e aproximar as pessoas. Projetado e fabricado através de sistemas automatizados, o Conversation Bench foi feito a partir de uma única superfície, um só volume e desperdício zero. A peça foi criada em parceria com o Bridgewater Studio e estará exposta no segundo pavimento da Chicago Athletic Association de 16 a 22 de setembro de 2019.

Tanto o Stereoform Slab quanto o Conversation Bench foram concebidos através de novos métodos de fabricação automatizada para ilustrar como as novas tecnologias podem ser utilizadas à favor de uma arquitetura mais sustentável. Além disso, estas estruturas temporárias poderão ser utilizadas como espaços cívicos e locais de encontro onde os visitantes poderão re-imaginar as maneiras como as pessoas se relacionam com o ambiente construído.

Via SOM

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Pavilhão de concreto construído por robôs é a proposta do SOM para a Bienal de Chicago 2019" [SOM Designs Stereoform Slab Pavilion for 2019 Chicago Architecture Biennial] 28 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925087/pavilhao-de-concreto-construido-por-robos-e-a-proposta-do-som-para-a-bienal-de-chicago-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.