Universidade Federal de Alagoas concede à arquiteta Zélia Maia Nobre o título de Doutora Honoris Causa

A Universidade Federal de Alagoas, aprovou, por unanimidade, o Título de Doutora Honoris Causa à arquiteta Zélia de Melo Maia Nobre. Em um momento histórico para a arquitetura nordestina, a “dama do traço elegante”, ícone do movimento moderno regional, foi citada como a “primeira mulher a receber o título de Doutora Honoris Causa da UFAL”, nas palavras da Reitora Valéria Correia, presidente do Conselho Universitário.

A conquista do título foi fruto de abaixo-assinado coletivo online, em que alunos, professores, profissionais e a comunidade em geral solicitou o reconhecimento do trabalho da professora por ter sido fundadora do primeiro curso de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas.

Figura central na fundação da FAU UFAL, que está completando 45 anos, Nobre se graduou pela Universidade Federal de Pernambuco em 1954. Posteriormente, quando se casou com o engenheiro alagoano, Vinicius Furtado Maia Nobre, mudou-se para Maceió- AL. Lá iniciou a carreira, em um ambiente dominado por engenheiros e projetistas homens. No anos 60 e 70 teve destaque na luta pela valorização da arquitetura moderna no Estado de Alagoas e no Nordeste. Suas obras de maior vulto são o Alagoas Iate Clube (Alagoinhas), a Residência Universitária da UFAL (RUA), o Parque Hotel, na capital alagoana.

Casa Farol. Image © Acervo de Zélia Maia Nobre, doado à FAU - UFAL

Nos projetos, sempre se baseou no ideário do movimento moderno e teve notável influência de Oscar Niemeyer e Le Corbusier, todavia, procurou fazer uma arquitetura eminentemente nordestina: explorando cobogós, integração de ambientes, o uso de azulejos e jardins internos para garantir condições de conforto no clima tropical.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Universidade Federal de Alagoas concede à arquiteta Zélia Maia Nobre o título de Doutora Honoris Causa" 15 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924807/universidade-federal-de-alagoas-concede-a-arquiteta-zelia-maia-nobre-o-titulo-de-doutora-honoris-causa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.