KCAP + Felixx vencem concurso para a recuperação da costa de Shenzhen destruída por tufão

Os escritórios KCAP e Felixx venceram o concurso internacional para a recuperação da costa de Dapeng, em Shenzhen, gravemente danificada pelo tufão Mangkhut em setembro de 2018. A proposta vencedora desenvolve uma “estratégia de diques triplos”: um sistema de barragem para garantir resiliência contra futuros desastres.

KCAP + Felixx vencem concurso para a recuperação da costa de Shenzhen destruída por tufão - Mais Imagens+ 14

© KCAP + Felixx

Situada em uma península verde na baía entre Hong Kong e Shenzhen, a infraestrutura costeira sofreu tremendamente com o desastre. Uma competição internacional foi lançada para “desenvolver um plano para restaurar a costa e elevar os padrões de proteção contra a ocorrência mais frequente de eventos climáticos extremos”. Com conclusão prevista para 2021, a proposta de KCAP + Felixx é dividida em 6 projetos estratégicos ao longo dos 32 quilômetros de costa, buscando criar uma estrutura resiliente para o crescimento social e econômico da região.

© KCAP + Felixx

O projeto imaginado pela KCAP + Felixx implementa a “estratégia de diques triplos”, uma estrutura fortificada multifacetada que permite “uma abordagem integrada para a reorganização adaptativa ao clima da costa”. O sistema “se afasta da ideia de um muro de proteção genérico ao longo da costa, propondo, por outro lado, a criação de três zonas de desenvolvimento”.

© KCAP + Felixx

Com efeito, cada área tem um propósito diferente e responde a necessidades futuras específicas. A primeira trabalha na diminuição das ondas, na redução da erosão e na melhoria do processo de sedimentação. Por outro lado, o segundo dique possui um programa com uma parede multifuncional que inclui um parque, uma orla elevada com passeios urbanos e um edifício público. O aterro serve de barreira para a tempestade e a água das ondas. 

© KCAP + Felixx

Além disso, o sistema implementado protege os assentamentos ao longo da costa, "aprimora as qualidades existentes e desbloqueia potenciais de crescimento". Os projetistas buscaram estabelecer uma boa relação com a água, visando reduzir o impacto da infraestrutura na ilha.

© KCAP + Felixx

Título do projeto: Plano diretor para uma paisagem resiliente 

Equipe: KCAP + Felixx

Localização: Shenzhen, China

Ano: 2019 – em andamento

Área: 130 km de costa

Status: projeto preliminar e detalhamento das 6 etapas em andamento

Cliente: Departamento de recursos hídricos do município de Shenzhen

Empreiteira: China Resource Group

Paisagismo: Hope Landscape & Architecture

Engenharia: China Water Transport Planning & Design Institute

Consultoria de ecologia costeira: Deltares

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "KCAP + Felixx vencem concurso para a recuperação da costa de Shenzhen destruída por tufão" [KCAP + Felixx Win the Competition for the Redevelopment of Shenzhen’s Damaged East Coast] 16 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924803/kcap-plus-felixx-vencem-concurso-para-a-recuperacao-da-costa-de-shenzhen-destruida-por-tufao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.