Varsóvia inicia a construção de seu novo museu de arte moderna projetado por Thomas Phifer

Atualmente em construção e desenvolvido em parceira entre o Museu de Arte Moderna de Varsóvia e o Teatro TR Warszawa, o novo Centro das Artes da capital polonesa deverá abrir as suas portas em 2022, trazendo novos ares para o coração da cidade. O complexo está sendo erguido bem em frente a um dos mais emblemáticos edifícios construídos na Polônia Soviética, o Palácio da Cultura e da Ciência - um 'presente' do antigo ditador russo Josef Stalin. A construção de dois novos edifícios ao lado de um símbolo nacional tão controverso, representa a busca pela afirmação de uma nova identidade cultural polonesa, independente e progressista.

Varsóvia inicia a construção de seu novo museu de arte moderna projetado por Thomas Phifer - Mais Imagens+ 25

© The Boundary

Projetado pelo escritório novaiorquino Thomas Phifer and Partners e ocupando uma área total de quase noventa mil metros quadrados, o novo Centro das Artes de Varsóvia trará um novo significado à gigantesca e opressiva Praça Defilad, delimitado a leste pela rua Marszalkoska e ao norte pelo Parque Świętokrzyski, que será completamente reestruturado. Com características formais semelhantes, os dois edifícios se revelam em volumes monocromáticos bastante simples e um único material de fachada para cada um deles. Ainda que tenham sido concebidos como parte de um projeto único, cada edifício representa uma instituição autônoma e pode ser operado com total independência. Além disso, um espaço exterior - chamado de fórum - foi concebido para proporcionar um “espaço público para atividades e programas colaborativos entre as duas instituições.”

© The Boundary

O novo Museu de Arte Moderna de Varsóvia foi concebido como um espaço para “compartilhar idéias, promover o debate e o diálogo, acolhendo o atual programa de atividades do museu e as necessidades que possam surgir no futuro, […] Nos foi solicitado uma ampla variedade de espaços expositivos e áreas de convívio para acomodar um público engajado e o crescente acervo do museu”. No térreo, o espaço público aberto flui livremente para o interior do museu, conectando interior e exterior através do hall principal, o qual dá acesso direto as salas de aula e o auditório, além de uma série de espaços expositivos, um café e uma livraria. As galerias expositivas, por outro lado, encontram-se nos dois pavimentos superiores do museu.

© The Boundary

A estrutura do novo Teatro TR Warszawa contará com quatro palcos independentes e foi concebida para acolher um público de até 900 expectadores. Além disso, o projeto prevê a instalação de duas grandes salas de ensaio, escritórios administrativos, áreas comerciais, um restaurante e um café. O espaço interior foi concebido como um grande palco aberto e representa “a alma do teatro polonês.” De fato, “com o novo edifício, o Teatro TR pretende promover a colaboração e participação do público, projetando uma imagem institucional mais aberta e inclusiva.” Diversas aberturas permitirão que as atividades programáticas e os espetáculos possam ser vistos também pelas pessoas que estão do lado de fora. Somando-se a isso, o palco principal - chamado de “hangar” - foi projetado como um espaço multi-direcional, onde o público e o palco podem assumir infinitas configurações de acordo com as necessidades de cada espetáculo.

© The Boundary

Arquitetura: Thomas Phifer and Partners (Nova Iorque)
Arquiteto Local: APA Wojciechowski (Varsóvia)
Engenharia Estrutural | Serviços: BuroHappold Engineering
Engenharia de Fachada: Skidmore, Owings & Merrill
Engenharia de Fachada (Local): ARBO Projekt
Consultoria de Fachada: Studio Profil
Consultoria de Estrutura de Concreto: TBA
Iluminação: Arup
Audio Visual: Harvey Marshall Berling Associates
Acústica: Arup
Quantitativos: LB-Projekt Łukasz Brycki
Paisagismo: IN&OUT Architekci Krajobrazu/Dorota Nitecka-Frączyk

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Varsóvia inicia a construção de seu novo museu de arte moderna projetado por Thomas Phifer" [Thomas Phifer Design a Museum and a Theater for Warsaw] 07 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924232/varsovia-inicia-a-construcao-de-seu-novo-museu-de-arte-moderna-projetado-por-thomas-phifer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.