A capital da Indonésia está afundando - e será transferida para Bornéu

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, anunciou que o país mudará sua capital Jacarta para a ilha de Bornéu. Considerando preocupações relativas à superlotação, poluição e desigualdade de renda, a estratégia também espera resolver questões de extrema subsidência do solo. A nova cidade seria construída a mais de 1.200 km da capital atual - uma medida extrema para reimaginar uma das cidades que mais rapidamente está afundando no mundo.

via Shutterstock

Widodo anunciou que as funções administrativas de Jacarta se mudariam para a área de Kalimantan Oriental, e a nova capital seria localizada entre North Penajam Paser e Kutai Kartanegara. Se o parlamento aprovar, o custo de construção da cidade está estimado em 466 trilhões de rupias. Hoje, partes da metrópole estão afundando mais de 18 cm por ano, devido ao esgotamento dos lençóis freáticos e à subsidência do solo. Com dois quintos da cidade abaixo do nível do mar, o aumento do nível do mar causado pelas mudanças climáticas também pode fazer com que grandes partes de Jacarta estejam submersas até 2050.

Como o quarto país mais populoso do mundo, a Indonésia está espalhada por mais de 17.000 ilhas. Widodo afirmou que o financiamento para o projeto virá de uma combinação de fundos públicos, empresas estatais, empresas privadas e parcerias público-privadas. A nova capital será construída em terras de propriedade do governo entre Balikpapan e Samarinda, ao passo que Jacarta continuará a servir como centro financeiro do país.

A proposta ainda precisa da aprovação do parlamento. O plano é que a construção comece em 2021 e que os funcionários do governo comecem a se mudar para a nova cidade até 2024.

Via The Guardian

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "A capital da Indonésia está afundando - e será transferida para Bornéu " [Indonesia to Move its Sinking Capital City to Borneo] 02 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924028/a-capital-da-indonesia-esta-afundando-e-sera-transferida-para-borneu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.