Encontro Repensar para Integrar

Com apoio do Itaú Unibanco, encontro reunirá representantes do setor automotivo, organizações ambientais e programas de mobilidade.

No dia 03 de setembro, das 8h30 às 11h30, acontece no Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149, São Paulo), o encontro “Repensar para Integrar”, em que especialistas de diversos setores debaterão como promover deslocamentos mais sustentáveis a partir do uso integrado de diferentes modais, incluindo veículos particulares, transporte público e opções de mobilidade ativa, como bicicletas e caminhadas. A participação do público é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link. Haverá estacionamento gratuito no local e bicicletário conveniado na estação Paraíso do metrô.

O evento tem realização da Cidades 21, agência de comunicação focada em temas urbanos, e apoio do Itaú Unibanco, único patrocinador de sistemas de compartilhamento de bicicletas com presença em três países (Brasil, Argentina e Chile). Organizado em três painéis de discussão, o encontro busca ampliar o horizonte das questões de mobilidade e detalhar de que maneira se relacionam. As mesas discutirão as contribuições da iniciativa privada para a formulação de políticas públicas, a articulação e influência da sociedade civil na busca por cidades mais sustentáveis e de que maneira a infraestrutura viária existente pode ser mais bem aproveitada.

A mobilidade tornou-se um ponto nevrálgico, que sensibiliza governos, empresas e cidadãos a encontrar alternativas. Isso porque todos os dias milhares de pessoas morrem em decorrência de acidentes de trânsito e doenças respiratórias provocadas pela poluição. Ao mesmo tempo, o Acordo de Paris traçou metas de redução de emissões até 2020, fazendo com que diversas nações se empenhem em transformar sua maneira de gerar e consumir energia, investindo em fontes renováveis e em tecnologia. Descarbonizar o setor de transportes é um objetivo comum a vários países, mas obviamente, a mudança não acontecerá da noite para o dia.

Refletir sobre como o Brasil pode gerir uma frota de milhões de veículos motorizados e fazer melhor uso de toda a infraestrutura viária instalada é um os pontos de partida desta evolução, considerando que o setor automotivo é uma força fundamental da economia brasileira. Melhorar a convivência entre carros e bicicletas e a integração entre modais é igualmente importante para promover uma evolução gradual dos nossos deslocamentos e alcançarmos cidades melhores de se viver.

Confira abaixo a programação completa:

>> Repensar para integrar
8h30 às 9h - recepção
9h às 9h45 - Iniciativa privada e políticas públicas
9h45 às 10h30 - Articular para integrar
10h30 às 11h15 - O novo contexto da infraestrutura

>> das 9h às 9h45
Painel 1: Iniciativa privada e políticas públicas
Como as empresas e gestores podem criar e desenvolver parcerias capazes de ampliar a oferta de opções de transporte e aprimorar o sistema de mobilidade urbana.
Com:
Elisabete França, diretora de Planejamento e Projetos na CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Luciana Nicola, Superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Negócios Inclusivos | Itaú Unibanco S.A
Luis Antonio Lindau, diretor do programa de Cidades do WRI Brasil
Nathalie Badaoui Choumar, assessora Municipal de Planejamento de Ações Climáticas em São Paulo do C40

>> das 9h45 às 10h30
Painel 2: Articular para integrar
Por que iniciativas focadas em sustentabilidade e na valorização dos espaços públicos contribuem cada vez mais para melhorar os deslocamentos e a qualidade de vida. Com:
Ana Nassar, diretora de programa no Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP)
Hannah Machado, coordenadora de Desenho Urbano e Mobilidade da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito em São Paulo
Luiza de Andrada e Silva, diretora-executiva do Instituto Cidade em Movimento (IVM)

>> das 10h30 às 11h15
Painel 3: O Novo Contexto da Infraestrutura
Novas demandas e serviços impulsionam a reformulação dos parâmetros de planejamento e investimento urbanos e criam alternativas mais eficientes de logística, trânsito e transporte. Com:
Rodnei Bernardino de Souza, diretor de Veículos do Itaú Unibanco
Renato Povia, gerente de inovação da CPFL
Raquel Cardamone, diretora-executiva da startup de cidades inteligentes Bright Cities
José Maurício Andreta Jr., vice-presidente executivo da Fenabrave (Fenabrave Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores)

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Encontro Repensar para Integrar" 28 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923867/encontro-repensar-para-integrar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.