Ecologia Urbana: do corpo ao território

Como exercitar um olhar holístico, complexo e sistêmico para o habitar do que chamamos de casa? Como produzir outras formas de valorizar e reconhecer culturas não hegemônicas? Quais as patologias dos sistemas que somos ensinados a acreditar e como criar novas formas de percepção e ação que entendam como os sistemas de produção e organização de vida estão interconectados?

Os principais problemas do mundo são um resultado de como a natureza funciona e como as pessoas pensam: o que significaria mudar a forma como pensamos? As ideias, afinal, estão relacionadas a forma como nós habitamos o mundo. Existimos na terra de uma maneira extremamente destrutiva aos ecossistemas naturais: qual o impacto que estamos causando ao engajar-nos em processos de poluição e exploração? Como podemos exercitar um viver interdependente aos sistemas ecológicos?

O curso “Ecologia Urbana: do Corpo ao Território” propõe uma investigação sobre uma nova e possível forma ecológica de agir na condição contemporânea, em face de um planeta impactado pela urbanização e seus desdobramentos. A ação ecológica a partir da aplicação generosa, situada e apropriada de conhecimentos artísticos, técnicos, sócio etnográficos e bioquímicos, frutos de saberes tradicionais e científicos, patrimônio que devemos reverenciar e ter como guia. Uma forma atualizada de pensar a base dos projetos humanos, para rever os princípios de meta-projetos que pautam as construções e transformações coletivas da paisagem. É nossa escolha qual modo de ver e viver o mundo, mas a mudança não acontece isolada. Como nos organizamos para criar estruturas e ecossistemas que permitam outras formas de habitar o que chamamos de cidade na contemporaneidade? Como criamos outros valores, hábitos, e culturas?

Iremos navegar juntos por uma série de procedimentos, ferramentas de transformação, de uma ética pela ecologia, pelo comum, pelo bem viver, inspirada pelo processo de constituição do Território de Interesse da Cultura e da Paisagem. O TICP se apresenta como conceituação e método cuja construção será objeto de debate e inspiração, apontando caminhos e processos de valorização e criação de um design situado no território em que se insere, valorizando práticas individuais, coletivas e ambientais.

A expectativa é de, com o curso “Ecologia Urbana: do Corpo ao Território”, possamos avançar na consolidação de um método ecológico de ação que componha sensibilidade e ferramentas da psicologia, etnografia, permacultura e gestão pública. O curso propõe vivências e exercícios que desvelam métodos que têm sido aplicados na busca por uma condição harmônica para o planeta e um desenvolvimento humano integral: os educadores convidados irão expor seus procedimentos e contribuir na investigação dos estudantes, tanto na reflexão quanto no eventual desenvolvimento de propostas para aplicação nos seus territórios. Assim sendo, entendemos o grupo criado a partir de educadores e estudantes como uma equipe de pesquisa em que diversas percepções compartilham o desejo e práticas pelo bem viver.

Para isso, convidamos você a se juntar a nós para estudar diversas manifestações de vida, estruturas que permitem emergir potência: desde o corpo ao território. Como cuidar da mente, do corpo, das comunidades e lugar que pertencemos? Como entender e transformar padrões de relação: com o tempo, com a memória, com o trabalho, com o alimento, com o brincar, com os resíduos, com o diferente?


O conteúdo irá abordar 4 macro temas, com educadores de diversas áreas do conhecimento:


CORPO - sensibilização da percepção, geografias mentais,empatia e psicologia comunitária;
Milton Scarlati
José Soró
Camila Cardoso
Clebio Ferreira
Marcella Arruda
Fernanda Ravanholi
Luis Octavio de Faria e Silva

24/08/2019 - Escola da Cidade
31/08/2019 - Trilha da Memória Perus


ECOLOGIA - permacultura e infra-estruturas ecológicas;
Maria Alves
Tomaz Lotufo
Marko Brajovic
Fernanda Ravanholi
Andressa Capriglione
Luis Octavio de Faria e Silva

14/09/2019 - Irmã Alberta
21/09/2019 - Escola das Cidade


CULTURA - educação e brincadeiras populares, patrimônio imaterial;
Rosângela Macedo
David Karay Popygua
Cristina Maseda
Thiago Reis
Marcella Arruda
Andressa Capriglione

19/10/2019 - Quilombo Sambaqui
26/10/2019 - Escola da Cidade


TERRITÓRIO - poder local e tecido social, preservação e direito à vida e à diversidade;
Adriano Sampaio
Euler Sandevile
Pedro Macena
José Soró
Marcella Arruda

09/11/2019 - Escola da Cidade
16/11/2019 - Aldeia Tekoa Itakupe

Encerramento Celebração: 23/11/2019

Inscrições aqui: http://www.escoladacidade.org/ecologia-urbana-do-corpo-ao-territorio/

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Ecologia Urbana: do corpo ao território" 16 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923161/ecologia-urbana-do-corpo-ao-territorio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.