Edifício que pegou fogo em São Paulo será tema de documentário

Foco de um incêndio que acarretou em seu colapso, o edifício Wilson Paes de Almeida, que se localizava no centro de São Paulo, é tema do documentário Pele de Vidro, dirigido por Denise Zmekhol, filha do arquiteto responsável pelo projeto do arranha-céu, Roger Zmekhol.

Denise, que vive nos Estados Unidos há 21 anos, iniciou as filmagens em 2017, quando o edifício estava de pé e ocupado por mais de 300 famílias. Após o desabamento, em maio de 2018, passou um mês filmando as famílias acampadas diante dos escombros. 

A proposta da cineasta é lançar o filme juntamente com o livro sobre a obra de seu pai, que está organizando em parceria com o arquiteto Francesco Perrotta-Bosch e que será lançado no próximo ano pela editora do Sesc.

Projetado por Roger Zmekhol no auge da arquitetura moderna brasileira, o edifício serviu de sede dos escritórios de uma empresa de vidros. Dívidas fizeram com que a companhia perdesse o imóvel para o governo e este passou, então, a abrigar a sede da Polícia Federal. O último ocupante oficial do edifício foi o INSS, que o deixou em 2000. Depois disso, a estrutura foi transformada em moradia para migrantes e imigrantes.

Fonte: Folha de S. Paulo.

Edifício tombado de 22 pavimentos desaba após incêndio no centro de São Paulo

Um incêndio de grandes proporções ocasionou o desabamento de um arranha-céu de 22 pavimentos no centro de São Paulo, na madrugada de ontem para hoje. Localizado no entroncamento entre a Avenida Rio Branco e o Largo Paissandu, próximo ao Vale do Anhangabaú, o edifício servira no passado como sede da Polícia Federal e estava ocupado por cerca de 90 famílias de um movimento de moradia.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Edifício que pegou fogo em São Paulo será tema de documentário" 16 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923059/edificio-que-pegou-fogo-em-sao-paulo-sera-tema-de-documentario> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.