Edifício que pegou fogo em São Paulo será tema de documentário

Edifício que pegou fogo em São Paulo será tema de documentário

Foco de um incêndio que acarretou em seu colapso, o edifício Wilson Paes de Almeida, que se localizava no centro de São Paulo, é tema do documentário Pele de Vidro, dirigido por Denise Zmekhol, filha do arquiteto responsável pelo projeto do arranha-céu, Roger Zmekhol.

Denise, que vive nos Estados Unidos há 21 anos, iniciou as filmagens em 2017, quando o edifício estava de pé e ocupado por mais de 300 famílias. Após o desabamento, em maio de 2018, passou um mês filmando as famílias acampadas diante dos escombros. 

A proposta da cineasta é lançar o filme juntamente com o livro sobre a obra de seu pai, que está organizando em parceria com o arquiteto Francesco Perrotta-Bosch e que será lançado no próximo ano pela editora do Sesc.

Projetado por Roger Zmekhol no auge da arquitetura moderna brasileira, o edifício serviu de sede dos escritórios de uma empresa de vidros. Dívidas fizeram com que a companhia perdesse o imóvel para o governo e este passou, então, a abrigar a sede da Polícia Federal. O último ocupante oficial do edifício foi o INSS, que o deixou em 2000. Depois disso, a estrutura foi transformada em moradia para migrantes e imigrantes.

Fonte: Folha de S. Paulo.

Edifício tombado de 22 pavimentos desaba após incêndio no centro de São Paulo

Um incêndio de grandes proporções ocasionou o desabamento de um arranha-céu de 22 pavimentos no centro de São Paulo, na madrugada de ontem para hoje. Localizado no entroncamento entre a Avenida Rio Branco e o Largo Paissandu, próximo ao Vale do Anhangabaú, o edifício servira no passado como sede da Polícia Federal e estava ocupado por cerca de 90 famílias de um movimento de moradia.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Edifício que pegou fogo em São Paulo será tema de documentário" 16 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923059/edificio-que-pegou-fogo-em-sao-paulo-sera-tema-de-documentario> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.