Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

HPP Architekten projeta edifício de escritórios com estrutura híbrida de madeira em Düsseldorf

HPP Architekten projeta edifício de escritórios com estrutura híbrida de madeira em Düsseldorf

O escritório de arquitetura e design alemão, HPP Architekten, desenvolveu um projeto de edifício de escritorios em estrutra híbrida de madeira, o qual deverá ser construído no centro de Düsseldorf, às margens do rio que dá nome à cidade. Inspirado pelos princípios de design circular cradle to cradle, ou "do berço ao berço", o projeto tem como principal objetivo divulgar e promover conceitos de economia circular, apontando soluções prática - e viáveis - que poderão ser incorporadas pela indústria da construção civil no futuro próximo. Trabalhando em parceria com os empreendedores da INTERBODEN, os arquitetos procuraram desenvolver um projeto onde todos os componentes e elementos construtivos poderiam ser reciclados após o uso, minimizando a quantidade de materiais não recicláveis e consequentemente, as emissões de CO2 durante a construção e ciclo de vida do edifício.

The Cradle. Imagem Cortesia de HPP Architekten The Cradle. Imagem Cortesia de HPP Architekten The Cradle. Imagem Cortesia de HPP Architekten The Cradle. Imagem Cortesia de HPP Architekten + 7

The Cradle. Imagem Cortesia de HPP Architekten
The Cradle. Imagem Cortesia de HPP Architekten

Implantado na Speditionstrasse n.2, junto ao renovado porto de Düsseldorf - o Media Harbour-, o novo edifício de escritórios foi concebido considerado o seu ciclo de vida, no qual os materiais foram selecionados para serem utilizados e reutilizados ao final deste ciclo. O subsolo, o núcleo rígido e o pavimento térreo foram concebidos em estrutura de concreto, enquanto os demais pavimentos apresentam uma estrutura híbrida, leve e pré-fabricada em madeira e concreto. Uma das características mais marcantes do edifício é a estrutra de madeira da fachada, definida por linhas de força inclinadas. Estes elementos triangulares servem à várias funções: estrutural, sombreamento e ventilação natural, assim como assumem a forma de varandas desde onde é possível observar a paisagem do Media Harbour. Além desta estrutura periférica, todo o edifício foi concebido em um híbrido de concreto e madeira. Isto significa que vários dos elementos construtivos, tais como forros e painéis de fechamento em madeira, encontram-se reversivelmente conectados à uma estrutura complementar de concreto.

The Cradle. Imagem Cortesia de HPP Architekten
The Cradle. Imagem Cortesia de HPP Architekten

The Cradle, como foi chamado pelos arquitetos, não foi concebido apenas como um projeto piloto para o Media Harbour de Düsseldorf, diz Gerhard G. Feldmeyer, sócio e arquiteto da HPP Architects: "Este projeto foi desenvolvido de acordo com os princípios de economia circular, um edifício que pretende mostrar à comunidade de arquitetos e a industria da construção que é possível fazer boa arquitetura em um contexto de desenvolvimento urbano sustentável. O reconhecimento que este edifício já alcançou, ainda em fase de projeto, nos incentiva ainda mais a seguir trabalhando para que ele se torne realidade." The Cradle foi projetado para agregar valor não apenas ao Media Harbour, mas principalmente para seus usuários e para o meio ambiente através da reciclagem e da economia circular. Além disso, o edifício proporcionará novos usos, atividades e serviços aos usuários e moradores do bairro transformando-se em um novo hub de mobilidade urbana, fornecendo instalações que favorecem o uso compartilhado de veículos e bicicletas.

A construção do The Cradle está programada para ser concluída em 2021.

Via HPP Architekten

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "HPP Architekten projeta edifício de escritórios com estrutura híbrida de madeira em Düsseldorf" [HPP Architekten Designs Düsseldorf's First Hybrid Timber Office Building in Germany] 10 Ago 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922578/hpp-architekten-projeta-edificio-de-escritorios-com-estrutura-hibrida-de-madeira-em-dusseldorf> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.