Primeiro projeto do MAD na Europa está prestes a ser concluído

O primeiro projeto do MAD Architects a ser construído na Europa está muito perto de ser concluído. A equipe de projeto da MAD, liderada por Ma Yansong em parceira com o escritório francês Biecher Architectes, recebeu o primeiro prêmio no concurso internacional de arquitetura em 2012. O edifício, chamado de “UNIC”, está sendo construído na cidade de Paris ao lado do Parque Martin Luther King.

Primeiro projeto do MAD na Europa está prestes a ser concluído - Mais Imagens+ 11

© Jared Chulski

Contrapondo-se aos tradicionais e sólidos blocos urbanos da Paris de Haussmann, o UNIC caracteriza-se por um espaço fluido e uma profunda integração com a natureza. Suas lajes de formas orgânicas se sobrepõe de tal maneira a criar uma série de terraços e jardins, criando espaços dinâmicos que parecem fluir livremente do interior para o exterior, integrando a arquitetura com a paisagem urbana de Paris.

© Jared Chulski

Situado no limite entre a capital e a região metropolitana, o UNIC é uma reinterpretação da tradicional tipologia residencial parisiense, fazendo uma transição entre duas cidades bem diferentes e apontando para uma maior integração entre o espaço construído e não construído. Integrando alta densidade às áreas verdes dos arredores de Paris, “o projeto procura diluir os limites entre a arquitetura e a natureza.”

© Jared Chulski

O programa do edifício inclui moradias à preços acessíveis, um jardim de infância, espaços comerciais e serviços. Além disso, uma estação do metrô será integrada à torre proporcionando uma maior acessibilidade à seus moradores. Ao contrário dos tradicionais edifícios em altura, isolados na paisagem urbana, o UNIC procura integrar-se ao ambiente construído, fazendo a conexão entre o espaço urbano da cidade e a área verde do parque adjacente. 

© Jared Chulski

O projeto deverá ser inaugurado em setembro de 2019.

© Jared Chulski

Ano: 2012-2019
Tipologia: Residencial
Status: Em construção
Conclusão prevista: September 2019
Área do terreno: 1,033 m2
Área de construção: 6,600 m2
Altura: 50 m
Sócios responsáveis: Ma Yansong, Dang Qun, Yosuke Hayano
Associados responsáveis: Andrea d’Antrassi, Flora Lee
Design Team: Zhao Wei, Wu Kaicong, Daniel Gillen, Jiang Bin, Tristan Brasseur, Juan Valeros, Gustavo Alfred van Staveren, Xin Dogterom, Juan Pablo, Cesar d Pena Del Rey, Natalia Giacomino, Torsten Radunski, Rozita Kahirtseva
Cliente: Emerige
Arquitetura: MAD Architects
Coordenação da equipe: BIECHER Architectes
Projeto executivo: BIECHER Architectes
Engenharia estrutural: BECIP – BET Structure
Complementares: ESPACE TEMPS – BET Fluides
Paisagismo: PHYTOLAB – BET Paysagiste
Design de interiores: Charles Zana
Gestão de projeto: Artelia
Construção: Vinci Sicra Ile-de-France

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Primeiro projeto do MAD na Europa está prestes a ser concluído" [MAD's First Built Project in Europe Nears Completion] 28 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921737/primeiro-projeto-do-mad-na-europa-esta-prestes-a-ser-concluido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.