Mecanoo projeta torre cultural para o distrito de Futian em Shenzhen

O escritório holandês de arquitetura Mecanoo ganhou o 1º Prémio no Concurso para o Centro Cívico de Cultura Futian. A proposta inclui uma nova torre cultural para Shenzhen em um dos bairros mais antigos e densos da cidade. O projeto é feito para abrigar programas culturais e espaços sociais a fim de estimular a atividade urbana no bairro. Composto por três teatros, uma biblioteca e salas de exposições, o edifício pretende abrir-se à cidade e unir as pessoas.

Mecanoo projeta torre cultural para o distrito de Futian em Shenzhen - Mais Imagens+ 11

Centro Cívico de Cultura Futian. Imagem Cortesia de Mecanoo

O Centro Cívico de Cultura de Futian foi criado para ser um edifício que respira: aberto à luz do dia, com brisas naturais e cheio de vegetação. O térreo foi projetado para ser o mais aberto possível. Uma praça pública voltada para o sul e uma passagem para pedestres semi-interior de leste a oeste fornecem conexões pedonais que cruzam a edificação. No interior, o térreo é aberto, com funções comerciais e uma fachada totalmente envidraçada que pode ser acessada por todos os lados. Esse interior público aberto conecta-se diretamente com o foyer do teatro, que é o principal catalisador urbano do centro cultural.

Centro Cívico de Cultura Futian. Imagem Cortesia de Mecanoo

Para atender a alta densidade populacional de Futian, foi necessário criar uma edificação em que abrigasse um grande programa cultural em um terreno estreito: um total de 62.000 m2 de espaços funcionais, incluindo três teatros, uma biblioteca e salas de exposições. O projeto também apresenta um jardim de infância em um local separado. As várias funções estão dispostas dentro de uma torre de 150 metros em uma base em forma de "L". Para conferir ao centro cultural uma aparência forte e única, o edifício é envolto em uma fachada de malha triangular uniforme que se alonga para incorporar os teatros. Ao reduzir os limites, o volume dilatado muda suavemente entre a torre de 150 metros e a escala pequena do jardim de infância.

Centro Cívico de Cultura Futian. Imagem Cortesia de Mecanoo

O Centro Cultural atrai a atividade pública do térreo ao topo da torre por meio de elevadores eficientes e longas escadas rolantes que conectam uma série de átrios e terraços verdes. Nos átrios grandes e cobertos estão localizados uma cafeteria na cobertura e galeria aberta para exposições sobre o teatro, um saguão com um jardim de exposições e um jardim com uma biblioteca. A vegetação urbana e os telhados-jardim proporcionam sombra, reduzem o efeito da ilha de calor e resfriam os espaços públicos. Eles também fornecem um espaço de transição entre funções internas e externas, públicas e privadas. A rede de átrios atua como vasos sanguíneos que bombeiam a vida para dentro do prédio, criando um percurso vertical em direção a uma experiência urbana.

Via Mecanoo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Mecanoo projeta torre cultural para o distrito de Futian em Shenzhen" [Mecanoo Designs Cultural Tower for Shenzhen's Futian District] 21 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921456/mecanoo-projeta-torre-cultural-para-o-distrito-de-futian-em-shenzhen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.