O trabalho comunitário global da arquiteta iraniana Yasaman Esmaili

Nascida em Teerã e profundamente motivada por referências iranianas, a arquiteta Yasaman Esmaili trabalha em projetos por todo o mundo. Entre estes estão, principalmente, trabalhos humanitários e de intervenção em zonas de crise que envolvem profundamente as comunidades locais. Um artigo recente da Metropolis Magazine discute esses projetos, bem como a história e as inspirações de Esmaili.

Após concluir o mestrado em arquitetura na Universidade do Arizona em 2011, Esmaili trabalhou com o arquiteto Paolo Soleri para desenvolver modelos digitais de edifícios em Arcosanti. Foi uma experiência formativa em que a comunidade utópica inspirou sua convicção de que a arquitetura poderia ser empregada para um bem público maior.

Complexo habitacional Niamey 2000. Imagem © Torsten Seidel via Metropolis Magazine

Essa convicção passou a motivar os projetos seguintes de Esmaili, que atravessaram o Atlântico para ajudar comunidades na África e no Oriente Médio. Entre estes estão a construção de uma escola para meninas no Afeganistão, o desenvolvimento de um protótipo de edifício multifamiliar para mitigar a falta de habitação na capital do Níger, e a criação de uma mesquita e centro comunitário na aldeia de Dandaji.

Escola feminina Gohar Khatoon. Imagem © Nic Lehoux via Metropolis Magazine

Nesse meio tempo, Esmaili fundou seu próprio escritório, o Studio Chahar. Com sua equipe, está atualmente trabalhando em dois projetos: um edifício capaz de resistir a terremotos para um concurso no Irã, e um programa para crianças refugiadas nos Estados Unidos.

Leia o artigo completo na Metropolismag.com.

Sobre este autor
Cita: Cao, Lilly. "O trabalho comunitário global da arquiteta iraniana Yasaman Esmaili" [Yasaman Esmaili’s Architectural Work Engages with Communities Around the World] 22 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921423/o-trabalho-comunitario-global-da-arquiteta-iraniana-yasaman-esmaili> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.