Novo museu de David Chipperfield é inaugurado em Berlim

Novo museu de David Chipperfield é inaugurado em Berlim

A James-Simon-Galerie, projetada por David Chipperfield, foi inaugurada na Ilha dos Museus em Berlim. O projeto funciona como uma nova entrada entre o canal Kupfergraben e o Neues Museum. O projeto foi planejado para receber um grande número de visitantes e abrigar todas as instalações adicionais necessárias ao museu.

Novo museu de David Chipperfield é inaugurado em Berlim - Mais Imagens+ 4

James-Simon-Galerie. Imagem © Ute Zscharnt

Juntamente com o "Archaeological Promenade", a James-Simon-Galerie forma a espinha dorsal do masterplan que foi desenvolvido em 1999 e adotado como base para todo o planejamento da Ilha dos Museus. O edifício está situado em uma faixa estreita de terra onde o edifício da administração Neuer Packhof, de Karl Friedrich Schinkel, permaneceu até 1938. A galeria forma uma conexão física acima do solo com o Museu Pergamon e liga o museu através do Passeio Arqueológico ao nível do subsolo com o Neues Museum, o Altes Museum e o Bode Museum.

James-Simon-Galerie. Imagem © Simon Menges

Ao longo da fachada da galeria, colunas esbeltas dão ritmo ao espaço. Elas continuam a colunata de Stüler que originalmente terminava no Neues Museum em uma forma contemporânea, criando um novo pequeno pátio com colunatas entre o Neues Museum e a James-Simon-Galerie. Segundo a equipe de projeto, "três lances de degraus largos, posicionados entre a base alongada e a colunata inferior, convidam os visitantes a entrar. Ao chegar ao nível superior, os visitantes entram em um foyer com informações e balcões de acesso direto ao pavimento principal de exposições do Museu Pergamon, o foyer também leva à cafeteria e se abre para um grande terraço que, ao longo do canal Kupfergraben, percorre toda a extensão do edifício."

James-Simon-Galerie. Imagem © Ute Zscharnt
James-Simon-Galerie. Imagem © Ute Zscharnt

Segundo descreve David Chipperfield, a linguagem arquitetônica da James-Simon-Galerie adota elementos existentes na Ilha dos Museus, principalmente da arquitetura externa, como topografia construída, colunatas e escadarias externas, fazendo referência a Schinkel, Stüler e outros arquitetos envolvidos na concepção da Ilha. A materialidade do edifício em pedra reconstituída com agregado combina-se com a paleta de materiais dos museus vizinhos, com as suas fachadas de calcário e arenito, ao passo que o concreto foi escolhido para os espaços interiores.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Novo museu de David Chipperfield é inaugurado em Berlim" [David Chipperfield's New Museum Island Gallery Opens in Berlin] 22 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921388/novo-museu-de-david-chipperfield-e-inaugurado-em-berlim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.